Por: Bruno Guerra

6 de outubro de 2020 Marketing Digital, Negócios, Vendas Nenhum Comentário

Saber como usar o marketing para supermercados é essencial para os empreendimentos do tipo. Atualmente, existem muitas ferramentas publicitárias interessantes, mas é a Internet que traz mais resultados para os mercados de todos os portes, especialmente os menores.

Isso representa uma mudança significativa no dia a dia dos supermercados já que, nos últimos anos, as táticas tradicionais de imprimir flyers, usar carros de som e investir em anúncios em jornais ou na TV eram o suficiente para gerar novos resultados.

No entanto, não foi só o meio publicitário que mudou, mas também os lugares por onde vender. Se antes era necessário receber os clientes no supermercado, agora existem mercados em Rappi e outros aplicativos de entrega.

Portanto, é importante pensar nisso também na hora de elaborar uma estratégia de marketing para supermercados.

Quer saber como trabalhar melhor essa parte e se posicionar corretamente na Internet? Então veja nossas dicas abaixo!

O Google Meu Negócio é essencial para o marketing para supermercados

Uma das mais importantes plataformas digitais para supermercados e outros estabelecimentos é o Google Meu Negócio. A plataforma funciona como uma página de cadastro no Google, que é simplesmente a maior fonte de tráfego no mundo (são mais de 100 bilhões de buscas mensais nele).

Ao criar um perfil no Google Meu Negócio, seu mercado fica disponível para poder aparecer em buscas como “supermercado”, “mercado”, “hortaliças” ou “mercearia” que os usuários que morem perto de você façam.

Quando as pessoas fazem esse tipo de busca, o Google costuma privilegiar os resultados de quem está no Google Meu Negócio, especialmente quem tem boa avaliação nesse tipo de plataforma.

Portanto, crie seu cadastro, preencha-o adequadamente e estimule que os seus clientes façam avaliações positivas na página para poder fortalecê-la e torná-la mais atraente para outros consumidores.

Esteja em plataformas como as redes sociais de maneira estratégica

As redes sociais têm função vital no marketing para supermercados. Afinal, ninguém pode negar que uma plataforma com 127 milhões de brasileiros cadastrados, como é o caso do Facebook, pode ser ignorada em uma estratégia de marketing.

Para supermercados, entretanto, a estratégia nas mídias sociais é diferente de outras empresas. Afinal, não é tanto uma questão de convencer o cliente que ele precisa de um produto, mas sim de fazer com que ele opte por você quando for comprar algo.

Por isso, é importante criar uma estratégia de marketing nas redes sociais que consista em se aproximar do público, criar conexões emocionais e um senso de pertencimento ao negócio.

Isso levará mais visitantes para o seu supermercado, especialmente aqueles que moram por perto.

Invista em campanhas de tráfego pago para direcionar mais gente ao mercado

Nem todo trabalho de marketing para supermercados é gratuito. Pelo contrário, em muitas vezes será necessário fazer pagamentos e investimentos substanciais. Estamos falando especificamente das campanhas de tráfego pago.

Elas podem assumir muitas formas: desde um post no Facebook até um anúncio no YouTube, antes de um vídeo ser reproduzido. Ainda podem estar no Google e em outros sites pela Rede Display.

Seja como for, é importante fazer esses anúncios sempre de maneira estratégica, seja para promover um lançamento ou um dia especial no mercado, para assim conseguir um fluxo de clientes padrão.

Uma ótima ideia é fazer anúncios com “lembretes”. Por exemplo, suponha que o seu supermercado tenha uma tradicional “Quarta de descontos”, quando os preços abaixam bastante.

Nesse caso, faça uma estratégia de anúncios em vídeos que se intensifica com o tempo de maneira semanal.

Por exemplo, alguns anúncios esporádicos no fim de semana, depois alguns mais intensos na segunda e, na terça-feira, investir bastante para apresentar muitos anúncios. Todos eles devem lembrar o usuário de que “Quarta-feira tem Quarta de Ofertas no mercado X!”.

Isso vai direcionar muita gente para o seu mercado, especialmente se você direcionar os anúncios adequadamente para as pessoas da sua região.

Use ferramentas inovadoras para coletar pedidos e informar o público

Por fim, não esqueça que um posicionamento na Internet inclui também usar ferramentas inovadoras. Por exemplo, que tal usar o WhatsApp para coletar pedidos de delivery? Pode ser uma ótima maneira de vender mais, especialmente em bairros mais tradicionais.

Outra opção pode ser investir em uma newsletter de ofertas via WhatsApp. Em vez de imprimir flyers, o conteúdo pode ser enviado para os clientes digitalmente. Só cuidado para não fazer SPAM e irritar as pessoas!

Pronto. Agora você já tem algumas boas ideias para pensar sobre o marketing para supermercados e o uso da Internet nessas estratégias. Lembre-se de que o seu objetivo é sempre colocar mais clientes dentro do seu mercado.

Portanto, não importa a estratégia ou a ferramenta utilizada, o ponto final deve sempre ser esse. Se a campanha não traz clientes, então não vale a pena seguir investindo nela.

Gostou das nossas dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!