O marketing para restaurantes é de extrema importância para empresários que querem melhores resultados em seus negócios, isso porque com ele, o empreendimento gastronômico terá muito mais possibilidades e oportunidades para atrair clientes e claro, vender mais!

Portanto, se você quer saber como conseguir isso, continue acompanhando a leitura com atenção e, depois, coloque em prática as estratégias que falaremos neste artigo. 

Tenha uma ótima leitura!

Marketing para restaurantes

Como você deve saber, o ramo alimentício é bastante concorrido, afinal de contas, há inúmeros restaurantes, bares, pubs, lanchonetes e similares por aí.

Há estabelecimentos que vendem pratos tradicionais, lanches, hambúrgueres, comida japonesa, comida peruana, comida saudável… enfim, tem de tudo e opção é o que não falta.

E justamente por isso, destacar-se dos concorrentes é fundamental para ter sucesso na área. 

Agora a pergunta é: como fazer isso? Como se diferenciar com tantos estabelecimentos parecidos por aí? Simples, seguindo as estratégias abaixo!

1) Conheça muito bem os seus clientes

Se você quer que o seu restaurante venda mais e atraia muitos clientes, você precisa conhecer o seu público-alvo.

Dessa forma, você conseguirá traçar estratégias mais assertivas e terá uma comunicação muito mais eficiente com os consumidores, tanto com os que já compram de você quanto os clientes em potencial.

E para isso, você deve saber informações como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Formação;
  • Hábitos de consumo.

Dica: uma boa estratégia para conseguir essas e outras informações é fazer pesquisas, por exemplo, no site do restaurante, em e-mails ou nas redes sociais e, para incentivar a participação das pessoas, você pode oferecer algum prêmio ou desconto.

2) Invista em redes sociais

Grande parte da população acessa as redes sociais todos os dias, seja o Facebook, o Instagram, o Twitter, o YouTube, o Pinterest… e já que tem tantas pessoas presentes nesses canais diariamente, nada mais justo do que a sua empresa estar neles também, certo?

As redes sociais possibilitam diversas formas de divulgação e relacionamento, você pode fazer posts em formato de texto, imagem, vídeo, Gif, etc., pode anunciar e claro, deve se comunicar com o público, interagir, responder comentários e tirar dúvidas.

Tudo isso agrega valor e demonstra aos consumidores que o restaurante está sempre por dentro das novidades e que se preocupa em dar atenção a quem compra (ou está pensando em comprar) nele. O cliente gosta de se sentir valorizado.

A dica de ouro aqui é: mantenha uma regularidade em suas publicações, ou seja, não publique hoje e depois só daqui 5 dias, não, tenha uma frequência em seus posts e assim não deixe que os clientes esqueçam o seu restaurante. 

Além disso, não esqueça de responder e interagir com seus seguidores. Invista em marketing de relacionamento, ele é de suma importância!

3) Tenha um site incrível (e rápido)

Hoje em dia, grande parte dos consumidores “dá um Google” quando quer tirar uma dúvida, saber mais informações sobre algo, pesquisar sobre uma empresa ou lugar, etc.

Sendo assim, ter um site incrível, funcional, otimizado para SEO, responsivo e rápido é essencial para conseguir atrair mais clientes.

Isso porque, com um site você pode colocar a história do seu restaurante, belas imagens de pratos, o cardápio, depoimentos de clientes, vídeos, opções de contato e muito mais!

O site é basicamente a vitrine online do seu restaurante. Portanto, cuide-o com carinho.

Dica bônus: além do site, uma outra ótima ideia é ter um blog para gerar conteúdos relevantes e de qualidade para o público. Você pode falar sobre o seu restaurante, sobre o seu cardápio, mostrar os diferenciais, dar dicas gastronômicas, etc.

4) Foque na experiência do consumidor

Em algum momento da sua vida você já foi em um restaurante que não lhe agradou muito, certo? E provavelmente você não retornou nele, não é mesmo? 

Por isso que a experiência do consumidor é tão importante, porque ela precisa ser incrível para que os consumidores não fiquem com uma impressão ruim do restaurante e queiram voltar nele.

Os clientes atualmente muitas vezes esperam mais ao irem a restaurantes, ou seja, eles não querem apenas fazer o pedido, sentar, comer e ir embora. Não, eles querem uma experiência única!

E por que você deve focar nisso? Porque ao fornecer uma experiência incrível, os consumidores irão sempre lembrar de seu restaurante, irão voltar mais vezes e ainda irão indicá-lo para outras pessoas. Parece um bom plano, não é?

Dicas para conseguir isso: invista em boas cadeiras e mesas para restaurantes, isto é, que sejam confortáveis e bonitas, faça treinamentos regulares com seus colaboradores para que ofereçam o melhor atendimento, tenha uma ótima decoração e uma música agradável, e claro, mantenha o ambiente sempre limpo, organizado e aconchegante!

Dessa forma, colocando em prática estas estratégias pode ter certeza que você conseguirá atrair mais clientes para o seu restaurante e consequentemente conseguirá melhorar os seus resultados!