O marketing para engenheiros, bem como para qualquer outro profissional, é um investimento essencial para os dias de hoje!

Isso porque, as pessoas estão cada vez mais conectadas e, diariamente, elas buscam por soluções (produtos e serviços) na internet.

Logo, é de suma importância que você, profissional ou empresa de engenharia, esteja presente nesse mundo online, pois as chances de conseguir mais clientes e de fazer mais negócios são bem altas!

Continue acompanhando a leitura para entender melhor o assunto.

O marketing para engenheiros

Como sabemos, o mercado de trabalho como um todo está cada vez mais exigente e competitivo. Por isso, além da qualificação, é importante buscar maneiras para se destacar.

E um dos principais caminhos para conseguir isso atualmente, é investir em estratégias de marketing digital!

A importância da presença digital

Quando um cliente em potencial faz uma busca na internet a respeito de um serviço que você oferece, você aparece de alguma forma nos resultados? Ele consegue te encontrar de maneira fácil ou não?

Esse é o primeiro ponto que você deve levar em consideração, pois, todos os dias, diversas pessoas estão procurando pelo serviço que você oferece, mas se você não é encontrado, como é que vão te contratar?!

Portanto, é fundamental que você tenha uma boa presença digital, seja com um site, um blog, um canal no YouTube, páginas nas redes sociais, entre outros.

E não é só isso. Nesses canais, você precisa também de estratégias certas para conseguir mais vendas e clientes. Saiba mais a seguir.

Site

Vamos começar pelo site. O site basicamente é a sua vitrine online, é onde as pessoas vão saber mais sobre você, sobre os serviços que oferece, quem são seus clientes, qual é o seu portfólio, quais são seus cases de sucesso, etc.

Ou seja, você precisa de um bom site na internet para mostrar aos potenciais clientes quem você é, o que faz e porque devem contratar os seus serviços!

E para ter um site de qualidade, é de suma importância que ele:

  • Seja rápido;
  • Seja otimizado com técnicas de SEO;
  • Possua conteúdos de qualidade;
  • Tenha um bom layout e um design atrativo e intuitivo;
  • E seja responsivo, ou seja, funcione bem tanto no desktop, quanto em tablets e celulares.

Isso porque, as pesquisas feitas pelos celulares estão cada vez maiores, inclusive, superando muitas vezes as pesquisas feitas em computadores e notebooks.

Blog

Outra estratégia bastante interessante de marketing para engenheiros é o blog.

Isso porque, o blog é um canal na internet onde você pode publicar conteúdos ricos, valiosos e de qualidade, de modo a atrair pessoas e agregar valor, isto é, você pode se tornar uma referência, uma autoridade no assunto e quando as pessoas tiverem dúvidas ou quiserem saber informações sobre determinada área da engenharia, irão recorrer ao seu blog!

Por exemplo, você pode produzir artigos como “7 dicas essenciais para quem está começando na engenharia”, “Como elaborar um projeto SPDA sem erros”, “Quais são as principais áreas de atuação do engenheiro civil?”, “A importância do inglês para engenheiros”, etc.

E para isso, além de seguir os mesmos 5 tópicos citados acima para o site, você precisa ter regularidade, ou seja, publicar com uma certa frequência, por exemplo, uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Dessa forma, a sua audiência saberá que todo dia “X” haverá um post novo em seu blog.

Canal no YouTube

Ter um canal no YouTube segue a mesma ideia do blog, no entanto, em vez de conteúdos em formato de texto, os conteúdos são produzidos em vídeos.

E por que essa é uma estratégia de marketing para engenheiros que também merece destaque? Porque inúmeros usuários de internet no Brasil assistem vídeos no YouTube todos os dias.

Ou seja, há uma enorme audiência que você pode conquistar com seus vídeos. 

Por exemplo, você pode dar dicas, mostrar o que fazer e o que não fazer na hora de executar projetos, apresentar cases de sucesso, responder dúvidas de pessoas, fazer lives e muito mais!

E, assim como no site e no blog, existem técnicas de SEO para você aplicar em seus vídeos no YouTube. Dessa forma, você terá mais chances de alcançar as melhores posições e conseguir os resultados desejados.

Redes sociais

Diariamente, inúmeras pessoas acessam as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras.

Sendo assim, se há tantas pessoas nesses canais todos os dias, por que não estar neles também? Afinal, você precisa estar onde as pessoas e potenciais clientes estão!

Por isso, é essencial que você tenha pelo menos uma página no Facebook e/ou no Instagram para garantir a sua presença online nesses canais!

Porém, não basta apenas “estar”, é preciso utilizar as redes sociais de maneira adequada, seguindo as estratégias certas.

Por exemplo, algumas boas práticas são:

  • Fazer publicações com regularidade;
  • Utilizar diferentes formatos, ou seja, textos, imagens, vídeos, Gifs, etc.;
  • Interagir e criar um relacionamento com o público;
  • Responder dúvidas, comentários, críticas e elogios;
  • Dar dicas e fornecer informações/conteúdos relevantes;
  • E monitorar os resultados para avaliar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Dessa forma, investindo nessas estratégias citadas ao longo do artigo você estará:

  • Construindo a sua presença digital de maneira mais assertiva;
  • Gerando valor;
  • Aumentando suas chances de negócios;
  • Construindo um portfólio.
  • Apresentando seus serviços e diferenciais;
  • Construindo sua autoridade;
  • Desenvolvendo a sua credibilidade na área;
  • E ainda construindo networking.

Ou seja, é um investimento que vale a pena, não é mesmo?