Marketing Gastronômico: Entenda o Que Realmente Funciona

O conhecimento no Marketing Gastronômico é essencial para restaurantes, lanchonetes, pizzarias e todos os tipos de estabelecimentos alimentícios.

Afinal, nem todas as estratégias de Marketing Digital ou Tradicional “normais”, como Marketing de Conteúdo e outras, funcionam com o contexto geral dos estabelecimentos alimentícios.

E como é necessário colocar clientes dentro do estabelecimento para vender pratos, é importante entender quais as técnicas de Marketing Gastronômico que realmente funcionam e trazem resultados.

Se você precisa aumentar as vendas, veja a seguir algumas táticas para usar!

Trabalhe com aplicativos de delivery e entenda seus algoritmos

É claro que nem todo estabelecimento atua ou consegue operar como restaurantes delivery. No entanto, aqueles que podem, devem se cadastrar nos aplicativos para começar a trabalhar com as entregas.

Essa estratégia de Marketing Gastronômico funciona de duas formas. A primeira, claro, é pegar a demanda dos aplicativos e começar a servir os clientes que pedem entregas dos seus pratos.

No entanto, a segunda forma é começar a conhecer como os algoritmos dos aplicativos funcionam e otimizar o seu restaurante para ser mais recomendado e aparecer em primeiro lugar para os usuários.

Assim, você terá um ganho de longo prazo, trazendo cada vez mais clientes de delivery para o seu restaurante.

Use o Instagram sabiamente dentro do Marketing Gastronômico

Uma das redes sociais mais poderosas para o Marketing Gastronômico é o Instagram, graças ao seu grande número de usuários, além da sua natureza visual.

Por isso, a empresa deve aproveitar isso a seu favor para conseguir novos clientes, produzindo imagens incríveis dos seus pratos, valorizando as cores e a montagem deles.

Além disso, é importante saber como gerar engajamento dentro da rede ao utilizar estratégias que ajudem a divulgar o seu conteúdo para mais gente.

Por exemplo, uma boa ideia é criar pequenos “desafios” nas legendas das fotos. Ao divulgar uma sobremesa, diga “marque o amigo que está te devendo essa sobremesa”. Ao divulgar um prato para comer em grupo, diga “marque o amigo que comeria isso sozinho”. As pessoas tendem a participar de brincadeiras assim.

Participe de eventos locais na sua cidade e região

O conceito central do Marketing Gastronômico é fazer com que mais pessoas possam conhecer o seu restaurante. O objetivo é fazer com que as pessoas provem a comida, gostem e passem a frequentar o lugar regularmente.

Por isso, é interessante aproveitar a oportunidade para participar de eventos locais (quermesses, feiras, aniversários) para ser mais conhecido.

Pode ser interessante montar um cardápio de eventos, com versões mais enxutas dos seus pratos principais, e participar dessas feiras para ficar mais conhecido.

Invista em anúncios baseados em geolocalização

Os anúncios no Google Ads e impulsionamentos do Facebook Ads são essenciais para qualquer empresa, de qualquer ramo ou tamanho. No entanto, é importante saber como usá-los para tirar o melhor resultado possível.

No caso de estabelecimentos alimentícios, não adianta nada investir em anúncios que pessoas de outras cidades verão, já que eles não irão se tornar clientes.

Portanto, o mais recomendado é apostar em anúncios baseados em geolocalização, com chamadas criativas e interessantes. Por exemplo, configure anúncios para o horário do almoço e jantar com dizeres como “procurando onde almoçar? Estamos há 5 minutos de você!”.

Isso trará consumidores que estão por perto, procurando onde comer nesses horários de pico.

Invista em um bom relacionamento com os seus clientes

Dentro de todo Marketing em geral, mas no Gastronômico com mais importância ainda, está o Marketing Boca-a-Boca. Ou seja: as recomendações de amigos, conhecidos e colegas.

Poucas coisas são tão eficazes quanto as indicações de amigos para alguém fazer uma compra, especialmente no setor gastronômico.

Se alguém disser “nossa, esse restaurante é muito bom”, as chances da pessoa que ouviu ir até lá experimentar são altíssimas.

Por isso, invista em montar bons relacionamentos com os seus clientes, não só para fidelizá-los, mas também para fazer com que eles se tornem promotores do seu estabelecimento.

Assim, um cliente fidelizado se tornará 5, 6, talvez 10 ou 15 outros, dependendo do seu círculo de amigos.

Preencha seu cadastro no Google Meu Negócio

Parece óbvio, mas muitas empresas acabam esquecendo de fazer o que é o mais simples dentro do Marketing Gastronômico: preencher o cadastro no Google Meu Negócio.

Ele é essencial porque, hoje em dia, as decisões de compras são tomadas no que o Google chama de micro-momentos. São pequenos momentos que duram 5, 10 minutos no máximo, onde a pessoa faz uma pesquisa específica.

Nessa hora, é importante estar pronto para ser apresentado pelo Google para o seu potencial cliente e isso só acontece se você tiver o Meu Negócio preenchido. Por isso, não perca tempo e faça o cadastro, além de responder perguntas, coletar avaliações e todo o trabalho necessário nessa ferramenta.

E aí, o que achou das nossas dicas de Marketing Gastronômico? Se você colocar todas as estratégias em ação, seu crescimento será exponencial: ganhará com delivery, com indicações, com redes sociais, anúncios e muito mais!

Você já usa alguma dessas estratégias? Conte pra gente quais nos comentários abaixo!