Por: Bruno Guerra

30 de abril de 2020 Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

Depois que o coronavírus chegou ao país, o movimento das clínicas médicas caiu bastante e muitos profissionais estão buscando maneiras para recuperá-lo.

Afinal de contas, diante da pandemia que estamos vivenciando, muita gente está evitando sair de casa. E com razão, pois todas as recomendações tanto de médicos quanto de cientistas apontam que o isolamento social, por enquanto, é a arma mais eficiente para vencer esse vírus que chegou silenciosamente e mudou a vida de todo mundo.

Contudo, a telemedicina, que até então gerava debates, foi aprovada e sancionada em nosso país.

Essa decisão veio para evitar que ocorram aglomerações em clínicas médicas e também para ajudar o seu negócio neste momento.

Como funciona a telemedicina?

A modalidade serve para aproximar pacientes e médicos, e será usada para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS) ou na rede privada.

Desse modo, os médicos estão autorizados a emitir atestados ou receitas médicas.

Lembrando que para isso é necessário que os documentos sejam assinados eletronicamente bem como acompanhados de informações do profissional.

Dentre as modalidades que será permitida na telemedicina estão: teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsulta.

Sendo assim, por meio desta aprovação, os médicos poderão continuar trabalhando e sem precisar sair de casa. No entanto uma nova dúvida surge: como conseguir pacientes?

O marketing digital para clínicas médicas

A propaganda sempre foi a alma do negócio. E agora, não seria diferente, aliás, é nesse momento que ela precisa inclusive se intensificar.

E com a chegada dos smartphones, a forma de ir até o cliente simplesmente mudou. Antes era comum as clínicas médicas anunciarem o serviço em revistas e periódicos, bem como em jornais de grande circulação.

Hoje, as pessoas passam grande parte do tempo em redes sociais, grupos de WhatsApp, e também lendo notícias e periódicos pela própria internet.

Por isso, é importante que a clínica médica chegue até esses clientes por meio do marketing digital, utilizando todas as ferramentas necessárias para isso, por exemplo:

Usando o blog para informar e angariar pacientes

Uma excelente ferramenta que uma clínica médica precisa investir no marketing digital é sem sombra de dúvida o blog.

Hoje é bastante comum qualquer pessoa buscar informações pela internet. E como há informações em demasia, normalmente os pacientes procuram blogs confiáveis para lerem a respeito de um assunto e assim tirarem suas dúvidas.

Portanto, a partir do momento que sua clínica médica passa a criar conteúdo de qualidade em um blog, ela começa a ser considerada uma referência no assunto.

Desse modo, quando um paciente quiser saber mais sobre um determinado assunto ligado aquela determinada área médica ele irá procurar no seu blog, e é nesse momento que o relacionamento começa.

Usando a inteligência artificial em favor do seu negócio

Dentro do blog da sua clínica médica, você pode usar os chamados chatbots que são atendentes virtuais programados para tirar dúvidas básicas dos pacientes.

Ao criar esse canal de comunicação, você conseguirá obter mais dados do paciente como: nome, profissão, sexo, faixa etária e cidade onde mora. Com isso passará a construir um banco de dados de possíveis clientes.

Porém, vale ressaltar que o atendimento feito através da Inteligência Artificial (IA) vai até um certo ponto, sendo que a partir daí, o paciente é encaminhado a um especialista.

É neste momento que o médico pode marcar uma consulta, seja ela por telemedicina ou presencial.

Essa é uma forma bastante interessante de conseguir pacientes, pois você estará contribuindo para que eles adquiram um conhecimento sério sobre o assunto, e ao mesmo tempo terá um meio para aumentar sua clientela.

No entanto, não basta apenas criar um blog e automatizá-lo, é preciso divulgar esse blog e fazer esses conteúdos chegar até o seu potencial cliente.

Usando as redes sociais para angariar cliente para a clínica médica

Para divulgar o blog da sua clínica médica, há dois caminhos: trabalhar bem a otimização dos artigos para que eles apareçam nas primeiras páginas do Google e divulgar pelas redes sociais.

Quando você digita um assunto no Google já deve ter observado que aparece alguns sites com a palavra anúncio na frente. Esses sites pagaram para estar ali – Google Ads.

Essa é uma propaganda interessante. No entanto, se correr um pouco para baixo você verá que também há blogs que estão ali sem pagar nada.

Esse é o chamado tráfego orgânico, que é conquistado após o seu blog ter bastante conteúdo de relevância para os leitores e otimizações SEO.

Fora isso, você pode criar uma página no Facebook e um perfil comercial no Instagram para divulgar um artigo sempre que ele é lançado.

Por meio destas publicações é possível usar, por exemplo, as hashtags no Instagram para chegar no público-alvo, ou impulsionar uma publicação no Facebook.

As possibilidades são imensas, sendo que é possível explorá-las ao máximo para chegar até o seu paciente e com isso aumentar o faturamento da sua clínica médica.

E você, já usa as redes sociais para divulgar o seu negócio? Deixe o seu comentário, sugestão e nos siga nas redes sociais.