Marketing Automatizado e o Foco no Processo Criativo

O processo criativo é essencial para um trabalho de qualidade no Marketing Digital! E por causa da automação esse cenário está mudando, já que devido a ela, o trabalho de profissionais dessa área está se tornando, aos poucos, mais focado nos processos de criação.

Marketing automatizado

A ideia principal do marketing automatizado é eliminar a rotina do trabalho humano para que os funcionários possam se concentrar no trabalho intelectual criativo. 

Gradualmente, o mercado revelou que o MA pode agilizar as campanhas, aumentar a conversão, liberar tempo, alterar o funil de vendas e muito mais.

E as empresas que estão começando a perceber isso, se esforçam para ajustar seus esforços de marketing aos modernos sistemas de automação que lidam efetivamente com enormes quantidades de dados.

Processo criativo

A criatividade é a ferramenta mais importante para o sucesso de um negócio. Se existe uma alta correlação entre criatividade e sucesso, como vamos manter uma vantagem competitiva? 

É importante que os colaboradores dentro da empresa possam gerar novas ideias e criar textos, sites e anúncios atraentes, pois todos os dias estamos expostos a inúmeras propagandas que chamam (ou não) a nossa atenção. 

E ao levar em conta as opiniões de cada indivíduo no processo de marketing, você está combinando ideias e implementando a melhor campanha possível. Anúncios interessantes e novos atrairão os consumidores para sua empresa e estabelecerão o reconhecimento da marca.

Sem criatividade e inovação, todas as empresas seguiriam os mesmos padrões de marketing/promoção, técnica ou até mesmo os bens e serviços que poderiam estar vendendo. 

Portanto, a criatividade é crucial para as empresas hoje em dia, especialmente quando o mercado depende de tecnologias inovadoras. 

A colaboração de mentes criativas tem a capacidade de impulsionar ideias de negócios criativos em realidade, já que, uma vez que seu cérebro é capaz de pensar fora da caixa, as possibilidades são infinitas!

Então, como alinhar o marketing automatizado e processo criativo?

Marketing automatizado e o processo criativo

Uma plataforma de automação de marketing elimina a dor de cabeça de sua campanha de marketing e permite que você se concentre no processo criativo. Por isso:

1) Ache dados que prevejam resultados

Quando se fala em futuro automatizado, é essencial entender que as máquinas, cada vez mais, são tão boas quanto os dados que as fornecemos, sendo assim, a partir desses números será possível prever resultados esperados e melhorar campanhas.

2) Realize otimizações para obter esses dados

Se os dados não forem otimizados, pode ser que não sejam tão úteis quanto você espera. Portanto, é interessante utilizar ferramentas de automação, como o Google Marketing Platform que possui um algoritmo personalizado para otimizar campanhas.

3) Construa modelos que possam ser usados ​​em grande escala

O marketing digital possibilita criar um modelo de criativo e adaptá-lo ou modificá-lo para diferentes contextos, ou seja, não é tão complexo para ser contextualmente relevante quanto mídias tradicionais como a TV, onde há uma única abordagem universal.

Assim, com a estratégia de marketing automatizado, é possível gerar um equilíbrio entre criativos dinâmicos e de grande escala.

4) Utilize o tempo livre para pensar além dos anúncios

Com base no que foi dito anteriormente, os profissionais de marketing digital terão mais tempo livre para conseguirem dar mais atenção a um trabalho realmente criativo, que chame a atenção e claro, converta.

Portanto, prepare-se para o marketing automatizado, um futuro de automação e com foco nos processos criativos!