Machine Learning Aplicado ao Marketing Digital

Por: Bruno Guerra

24 de janeiro de 2020 Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

O machine learning é uma ferramenta tecnológica que possibilita que as empresas apliquem as estratégias em Marketing Digital de maneira mais assertiva.

O principal objetivo do Marketing Digital é possibilitar que as corporações estejam sempre em contato com seu público-alvo, direcionando todas as ações realizadas para as pessoas certas.

De modo geral, esse processo oferece soluções que levam as empresas a estarem sempre em contato com o tipo de perfil correto de seus clientes. 

As campanhas de Marketing no passado

Anos atrás, quando a Internet e a tecnologia ainda não eram os pilares de consumo, as campanhas de marketing eram focadas em um número maior de usuários para chegarem ao público-alvo.

Não existia uma relação consolidada entre marca e consumidor. Havia apenas as propagandas veiculadas no rádio, na TV, nos jornais, revistas e panfletos. 

O consumidor não tinha contato com muitas fontes de informação, por isso não conhecia muito o perfil da marca.

Com a internet, isso mudou. As compras não são mais às cegas e o cliente conta com inúmeras opções para um mesmo produto e serviço.

Por isso, neste texto vamos falar sobre o que é e como aplicar o machine learning às estratégias digitais, bem como os benefícios de se utilizar essa ferramenta.

O que é machine learning aplicado às estratégias digitais?

Na prática, machine learning consiste em um dos “braços” da inteligência artificial, de modo geral, permite que os computadores aprendam sobre coisas que não foram anteriormente inseridas em seu código. 

Ou seja, eles passam a desenvolver aplicações de maneira independente, pautadas nos padrões observados.

O Marketing Digital envolve várias decisões que devem ser tomadas no dia a dia das empresas e para facilitar essas decisões, algumas informações do sistema das organizações podem ser usadas. 

Isso permite que as ações sejam mais assertivas e que o usuário tenha uma experiência melhor quando em contato com essa tecnologia.

Um exemplo claro da aplicação de machine learning no Marketing Digital é quando uma empresa fabricante de tubo schedule oferece um anúncio para o usuário.

Nesta divulgação, a organização em questão ensina à ferramenta de machine learning que a compra é um tipo de conversão que deve ser considerado.

Conforme mais anúncios são lançados, a máquina aprende a identificar quais perfis estão mais propensos a comprar, direcionando mais anúncios para esses usuários. Esse mapeamento é possível por meio do uso de diversos algoritmos.

Basicamente, ele mapeia o padrão do usuário que mais converte e faz uma combinação desse perfil com a base de visitantes disponíveis.

E para que esses resultados apareçam, é necessário saber como aplicar essa ferramenta ao Marketing Digital.

Como aplicar o machine learning ao marketing digital?

Engana-se quem pensa que as estratégias no mundo digital são suficientes por si só. Na verdade, as ações de Marketing Digital dependem do direcionamento de conteúdo para gerarem resultados. 

Por ser uma estratégia que tem como foco principal direcionar suas campanhas ao público certo, é natural que se apoie cada vez mais no machine learning.

Existem diversas possibilidades que essa união pode proporcionar, como melhorias significativas das ações na internet. 

Se o Marketing Digital depende de direcionamento para trazer resultados e usa a Internet para veicular as campanhas, nada melhor do que usar o machine learning.

É por meio dessa ferramenta que as ações serão direcionadas à persona, de acordo com seu perfil e das compras realizadas.

Se uma fabricante de bobina térmica para relógio de ponto, por exemplo, fizer uso do machine learning aplicado ao marketing, conseguirá personalizar conteúdos do seu site ou blog, enviar e-mails direcionados e outras estratégias semelhantes.

Para alcançar resultados excelentes na hora de colocar as ações em prática, é preciso conhecer as principais estratégias que envolvem essa aplicação.

Principais ações para aplicação do machine learning ao Marketing Digital

O Marketing Digital é uma estratégia valiosa para as empresas, visto que os consumidores estão cada vez mais conectados. 

Basicamente, com as mudanças tecnológicas das últimas décadas, o uso da Internet dita as decisões de compra dos consumidores.

E isso também é influenciado pela maneira como as marcas usam o Marketing Digital. Por isso, além de conhecer suas estratégias e saber como usá-lo, é importante que as empresas façam uso de outros recursos.

Neste caso, o machine learning é uma ferramenta muito importante, podendo ser aplicada às estratégias como:

  • Qualificação de leads;
  • Anúncios bem direcionados;
  • Chatbots;
  • Sistemas de recomendação;
  • Mais engajamento.

O machine learning tem se tornado um aliado no aumento da receita de uma empresa. É importante que as organizações, como uma de hidrojateamento industrial saibam o que está gerando leads.

Por meio do machine learning é possível qualificar os dados on-line de maneira muito mais precisa, sejam listas de clientes ou, até mesmo, dados de potenciais consumidores.

Isso permite a construção de um ICP (Ideal Customer Profile), conhecido como Perfil de Cliente Ideal. 

Dessa maneira, a cada venda realizada, os dados dos consumidores são atualizados. Esses “upgrades” ajudam a identificar e prever a oportunidade de novas vendas.

Quando isso acontece, os leads mais bem qualificados se tornam prioridade, o que permite estratégias mais assertivas.

Conteúdos personalizados

A personalização de conteúdos é muito importante e, nesse sentido, o machine learning permite como ação a criação de texto personalizado.

Essa possibilidade existe porque as informações fornecidas, como título e descrição dos anúncios, possibilita que essa inteligência artificial interprete as combinações que fazem sentido.

Como também, as informações fornecidas pelo próprio cliente são levadas em conta, além de seu comportamento na internet, sites que visita e preferências.

Por exemplo, se o consumidor procura por lentes esclerais comprar e adquire esse produto no site de uma empresa, as informações que ele colocar lá e os dados da sua compra vão enriquecer as informações coletadas pelo machine learning.

Chatbots

Outra estratégia do machine learning são os chatbots. O chatbot é um programa de computador que executa ações programadas. Ele simula uma conversa real e é muito útil aos usuários.

Tarefas repetitivas e burocráticas também podem ser automatizadas. Os chatbots são muito utilizados para esclarecerem dúvidas comuns dos clientes e usuários. Isso é possível por meio de um diálogo pré-definido entre um usuário e um robô.

Podemos citar como exemplo uma pessoa que entrou em um site de uma marca procurando tubos e conexões PEAD.

No entanto, esse usuário tem dúvidas sobre o tipo ideal de tubos que precisa comprar. Por meio do chatbot é possível esclarecer esses e outros questionamentos.

Por meio do machine learning os chatbots são possíveis por causa do processamento de linguagem natural e os dados de atendimento ao cliente. 

Isso permite responder perguntas comuns e ainda melhorar a qualidade das respostas ao longo do tempo.

Recomendação de conteúdo

Outra ferramenta é a de recomendação de conteúdo. Sabe quando você recebe recomendações de programações de plataformas de filmes, séries, músicas, livros e etc.? Isso é o uso do machine learning para o sistema de recomendação.

Isso acontece porque são coletados dados de todos os compradores e usuários, permitindo que a empresa “preveja” conteúdos que são do interesse de cada pessoa. Os dados comumente coletados são compras anteriores, itens visualizados e pesquisas.

Quando a empresa passa a recomendar conteúdos que são do interesse do cliente, abre espaço para a criação de um novo ciclo de venda. 

Sendo assim, o sistema de recomendação ajuda também a aumentar as vendas e os lucros.

O marketing de conteúdo consiste em uma das principais estratégias do Marketing Digital. Por meio do big data, o machine learning verifica informações e gera novas ideias para construir conteúdos de acordo com o perfil dos clientes e leads.

Dessa forma, tudo o que é criado dentro da estratégia de marketing de conteúdo se torna mais assertivo. Um conteúdo eficiente e personalizado gera valor, se tornando mais fácil de ser encontrado pelos sites de busca.

Ter visibilidade na internet é muito importante para as empresas, já que o marketing de conteúdo abre possibilidades para todos. 

Por exemplo, ao pesquisar por laudo NR10, o usuário encontrará aquele conteúdo que tenha mais relevância e qualidade.

O resultado é um texto que atinja o público-alvo e destaque a marca em meio à concorrência nos mecanismos de busca.

Os algoritmos utilizados pelo machine learning analisam dados, reconhecem padrões e fazem previsões que descartam a interação humana. 

Isso promove mais facilidades para as empresas estabelecerem e manterem um bom relacionamento com seus clientes.

Qualquer busca na internet, como ecocardiograma preço, já é o suficiente para a coleta de dados do usuário, começando a identificação de seu perfil. Esse processo permitirá que ele tenha acesso aos produtos e serviços que precisa.

As empresas também passam a direcionar seus conteúdos de maneira assertiva, aumentando a capacidade de conhecerem e trabalharem com suas personas. 

Toda empresa tem seu perfil de consumidor e seu público-alvo, nesse sentido, por meio do machine learning, fazer sucesso entre eles e se tornar referência ficou muito mais fácil.