Já está na hora de pensar em estratégias para Black Friday!

29 de setembro de 2016 Marketing Digital Nenhum Comentário

Começar a pensar em estratégias para a Black Friday 2016 antecipadamente é a melhor forma de garantir mais vendas neste período. A Black Friday de 2015 foi a melhor de todos os tempos no Brasil, movimentou mais de 1,5 bilhões de reais. Ela surpreendeu o comércio e deixou todos empolgados para o que pode vir acontecer em 2016. Mas você, empreendedor, já pensou em alguma estratégia para este ano? Mesmo com o varejo em queda, por causa da crise, o ecommerce se mantem em crescimento e as expectativas é que a Black Friday mude o humor do mercado brasileiro.

Falta um pouco menos de 2 meses para a Black Friday 2016, que oficialmente começa no dia 25 de novembro, esta data tem tomado a atenção de algumas empresas que estão colocando ela como a principal no calendário do comércio, deixando um pouco de “lado” até o Natal.

Não queremos que você perca essa oportunidade por causa de alguns detalhes, por isso deixamos algumas dicas rápidas para você começar as estratégias para Black Friday 2016:

  • Ofereça descontos vantajosos! Pense em atrair clientes de uma forma diferente da concorrência! As pessoas precisam entender que vale a pena gastar o dinheiro que foi guardado com a sua empresa. Se bem pensado, toda empresa pode oferecer uma Black Friday justa e vantajosa;
  • Pense no seu público! Essa tarefa é sempre recomendada, porém agora você deve pensar no perfil do seu cliente de forma diferente e fazer perguntas como: porque ele está esperando a Black Friday? Ele deve ter guardado dinheiro para adquirir meu produto? Quais são seus medos? Como eu posso surpreendê-lo? Dessa forma você começa na frente da concorrência e atrai o cliente certo para esta data.
  • Deixe tudo planejado antecipadamente! Não adianta querer resolver essas questões na semana da Black Friday, é necessário um planejamento antecipado, então comece AGORA!
  • Crie uma expectativa! As pessoas devem ter vontade de entrar no seu site ou loja na Black Friday, por isso você deve investir em anúncios anteriores com chamadas para as promoções de Black Friday, utilizando a rede de display do Google, Facebook ou disparos de email marketing;
  • Esteja preparado! Garanta que você terá pessoas, estoque e estrutura para atender o aumento da demanda. Seja em loja física ou em site, você deve estar preparado para essa data, porque aumentará o número de pesquisas e pessoas buscando promoções, afinal você não quer perder clientes porque sua loja não suporta muitas pessoas ou porque seu site não está preparado para ter muitos acessos, né?;
  • Facilite a compra! Se você tem uma loja física, ofereça uma boa experiência para seus clientes, como a forma de pagamento, assim você evita reclamações e perda de clientes por demora na fila. Mas se você tem um ecommerce, facilite a venda online, deixando os campos com autopreenchimento, diminuição de informações para cadastro, valores de frete em evidência etc., assim você garante mais vendas;
  • Treine sua equipe! É importante ser rápido e otimizar tempo, pois o consumidor fará compras ao mesmo tempo que estará com suas tarefa diárias. Diferente do Natal, que a pessoa antecipa as compras, a Black Friday é pontual e qualquer minuto de atraso são oportunidades perdidas.
  • Invista na pós Black Friday! Fim de ano é o período em que as pessoas estão com mais dinheiro e mais vontade de gastar, portanto, aproveite os clientes que você conseguiu com a Black Friday para fidelizá-los, lembre-se que você pode impactá-los no remarketing, enviando e-mails, fazendo campanhas nas redes sociais, oferecendo sorteios, fazendo ligações, aproveitando outras datas comemorativas ou usando como público alvo para a próxima Black Friday etc.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar 😉 Good Luck… Good Black Friday!

Até a próxima!