8 Ferramentas de SEO para Desenvolver e Monitorar as Visitas do Seu Site

13 de setembro de 2018 Marketing Digital, SEO Nenhum Comentário

No mundo digital há diversas ferramentas de SEO que auxiliam e aumentam a produtividade do profissional que trabalha nessa área, principalmente quando o assunto é marketing digital. Algumas são mais específicas e outras envolvem uma parte maior de todo o processo.

Por isso, pensando no crescimento do tráfego orgânico e na otimização do seu site, separamos 8 ferramentas de SEO muito úteis para quem trabalha em uma agência de marketing digital.

SEMrush

Essa ferramenta profissional é uma das mais completas no segmento. É possível ver análises de palavra-chave, domínio, monitoramento de posições, produzir relatórios e extrair diversas outras informações do seu site e até dos seus concorrentes.

Devido a essas e outras funcionalidades, esse serviço é pago, mas possui alguns planos para escolher, sem contar que vale o investimento para se destacar em relação aos seus concorrentes.

Moz

Plataforma responsável por oferecer inúmeros dados a respeito do desempenho da sua página e ajuda a melhorar as estratégias de otimização do seu site por meio de relatórios detalhados. É um conjunto de ferramentas pagas que possibilitam uma melhor estratégia de SEO, fundamental para o planejamento de campanhas.

Keyword Planner – AdWords

Claro, não podia faltar um serviço oferecido pelo Google! Quem trabalha com SEO sabe que é fundamental ter uma lista de qualidade de palavras-chave. Por isso essa ferramenta possibilita a verificação do volume de busca, competitividade de algum termo e ainda sugere outras palavras para você, gratuitamente.

Ahrefs

Importante ferramenta para analisar a concorrência, observar os backlinks e acompanhar o progresso de ranqueamento do seu site. Além disso, é bastante detalhada e faz toda a análise On page e Off page da sua página. Assim como o SEMrush, é uma ferramenta paga, porém possui um período de testes, então você pode avaliar e observar se atende às suas necessidades.

Copyscape

É um site utilizado para verificar conteúdos já existentes na internet, ou seja, você cola uma URL ou trecho de texto para descobrir se há outros lugares passando a mesma informação e com isso, você pode criar conteúdos originais e que não sejam duplicados.

Google Analytics

O Analytics monitora e faz uma análise do seu site/blog de maneira gratuita, é de fácil configuração e entendimento. Apresenta informações sobre quantas pessoas acessaram seu site, de qual lugar e quais as páginas mais visitadas, além disso, possui integração com outras ferramentas da empresa como o Google AdWords e o Google Search Console que vamos falar abaixo.

Google Search Console

Considerado por muitos profissionais de SEO o aliado no desenvolvimento e crescimento de um site. É responsável por análises On-Page que indicam melhorias que você pode fazer, além disso, notifica possíveis problemas na página, por exemplo, se há conteúdo duplicado, se há uma title e meta description adequada e até se o tempo de carregamento do site é bom (porque ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para ver algo na internet).

Woorank

Por fim, o Woorank é um serviço que disponibiliza um relatório completo com dados e informações de pontos positivos e negativos do seu site para aprimorar o que está precisando de atenção, além de poder analisar o concorrente e aspectos das redes sociais. É uma ferramenta paga, mas que possui 14 dias para teste gratuito.