Falta menos de 1 mês para o Dia do Consumidor! Você já definiu suas estratégias?

O Dia do Consumidor (15 de março) é uma grande data do varejo que ocorre no primeiro trimestre do ano e desperta cada vez mais o interesse dos usuários que esperam gastar em 2019 uma média de mais de R$ 500 em compras.

Dessa forma, para aproveitar a data com êxito é fundamental desenvolver estratégias para vender mais e fidelizar clientes.

E quais seriam essas estratégias?

  • Determinar os seus objetivos;
  • Planejar campanhas específicas para a data;
  • Segmentar a sua base de clientes;
  • Criar um senso de emergência, pois estimula a compra;
  • Utilizar o marketing digital a seu favor, ou seja, explorar canais como: redes sociais, remarketing, e-mail marketing e marketing de conteúdo;
  • Oferecer condições especiais, como: promoções, frete grátis, parcelamento sem juros e desconto progressivo.

Essas são as principais estratégias que você pode adotar para o seu negócio durante a semana e o Dia do Consumidor. Além disso, vamos apresentar logo abaixo dados extremamente relevantes e úteis sobre esse período. Confira!

Dia do Consumidor: Dados Relevantes

De acordo com dados do Google Survey e SimilarWeb:

  • 35 milhões de pessoas já conhecem a data no Brasil;
  • 73% das pessoas que compraram na data em 2018 começaram a pesquisar antes (como ocorre na Black Friday);
  • 65% encontraram promoções que procuravam;
  • 35% acharam que as promoções estavam boas ou muito boas;
  • No Dia do Consumidor há mais de três milhões de visitas adicionais em e-commerces e na semana do consumidor mais de treze milhões de visitas;
  • A compra offline é bastante forte, mas 50% das pessoas pesquisam no Google antes de comprar algo.

Quais produtos foram mais comprados na data em 2018?

  • Alimentos e bebidas;
  • Moda e beleza;
  • Eletrônicos;
  • Smartphones.

Quais produtos as pessoas pretendem comprar no Dia do Consumidor 2019?

  • Roupas e calçados;
  • Smartphones;
  • Computadores e videogames;
  • Móveis;
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis;
  • TVs.

O que os usuários avaliam antes de comprar?

  • 46% avaliam que o preço é o principal atributo;
  • 42% confiança na loja;
  • 29% preço do frete;
  • 21% tempo de entrega;
  • 13% retirar na loja.

Ficou atento aos números acima? Eles são fundamentais para você desenvolver suas estratégias e alavancar resultados. Sendo assim, tenha um planejamento com antecedência e aproveite a data para expandir seu empreendimento, pois as datas sazonais são excelentes oportunidades de negócio!