Entenda a importância da Black Friday e do Natal para impulsionar suas vendas

15 de novembro de 2018 Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

O fim do ano já está aí e é nesse período que ocorrem dois momentos de grande importância para o consumidor: a Black Friday e o Natal. Mas não para por aí, pois na verdade, há uma temporada depois da Black Friday que envolve a Cyber Monday, pagamento do 13º salário, Natal, saldão e Ano Novo.

Por isso, esses últimos meses do ano são ótimos para que seu empreendimento cresça em número de vendas e clientes!

Cyber Monday e 13º salário

A Cyber Monday surgiu em novembro de 2005 e ocorre na segunda-feira, após a Black Friday. É uma data também direcionada a descontos em produtos e serviços na internet e atrai inúmeras pessoas todos os anos.

Porém, na Cyber Monday a mentalidade é reorganizar as contas, diferentemente da Black Friday em que o consumidor faz compras em geral para si mesmo ou para sua casa.

Além disso, na segunda-feira pós Black Friday o número de buscas por planos de telefone é bastante alto, devido ao fato de que muitas pessoas aproveitam as promoções de sexta-feira para comprar smartphones.

Em relação ao 13º salário, o comportamento não é tão distinto da Cyber Monday, como apresenta os dados da pesquisa do Google sobre o assunto, em que 48% dos entrevistados disseram que pretendem usar o 13º para organizar as finanças pessoais e somente 3 em cada 10 planeja comprar algo para si ou para a casa.

Natal

Ao contrário da Black Friday que as compras costumam ser mais pessoais, no Natal as pessoas celebram a data dando presentes a amigos e familiares. Números divulgados por uma pesquisa da Provokers em agosto deste ano, mostram que apenas 15% das pessoas usam a Black Friday para comprar presentes natalinos.

Além disso, para presentear no dia 25 de dezembro os consumidores costumam pesquisar semanas e até meses antes de tomar qualquer decisão. Ainda na pesquisa da Provokers, no Natal somente 45% fecham negócio pela internet, ou seja, muitas pessoas ainda preferem ir em shoppings e comércios para comprar presentes, dando uma cara mais offline para a data.

Itens mais comprados no Natal

  • Brinquedos;
  • Games;
  • Roupas masculinas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Perfumes;
  • Roupas Femininas;
  • Acessórios.

Aproveite as oportunidades para o seu negócio!

Como podemos ver, esse último trimestre do ano é uma grande oportunidade para impulsionar vendas e conseguir mais clientes para o seu negócio. Além disso, a Black Friday não “anula” os resultados do Natal, pois cada data tem suas características.

Sendo assim, é extremamente importante aproveitar essa temporada de fim de ano para utilizar estratégias adequadas para conversar e ouvir seu público, pois o consumidor está cada vez mais exigente e se você oferecer uma assistência personalizada, eficiente e relevante, maiores serão as chances da sua marca ter sucesso!

Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado a ter ideias para aproveitar essa época tão importante do ano. Não deixe de comentar abaixo e se quiser saber mais sobre nossa consultoria, entre em contato clicando aqui!

Valeu e até a próxima!