Por: Bruno Guerra

19 de maio de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Mazag, SEO, Vendas Nenhum Comentário

O objetivo de qualquer empresa é tornar-se lucrativa o mais rápido possível, especialmente se você fizer um grande investimento inicial. Quando falamos em um e-commerce de peças automotivas, isso não é diferente.

O fornecimento inteligente dos seus produtos é essencial, pois irá economizar dinheiro e permitirá que você mantenha seus preços de acordo com o mercado. No entanto, vender com lucro vai muito além de uma questão de preço, pois nem sempre é possível superar os preços dos concorrentes.

Em vez disso, você precisa definir e aplicar estratégias em seu e-commerce, para que seus clientes confiem plenamente em sua marca. Isso exige que você tenha conhecimentos sobre seus produtos e esteja atento ao seu público-alvo.

Isso é muito mais fácil se você desenvolver um nicho, pois permite que você se concentre mais atentamente em um mercado específico, com alguns tipos de peças individuais como rádio automotivo, por exemplo.

Quanto mais bem definido for seu nicho, mais esforços você poderá colocar em seu negócio e conseguir bons resultados.

Quer saber mais dicas sobre e-commerce de peças automotivas? Continue a leitura e confira a lista que criamos!

O que fazer para um e-commerce de peças automotivas ter sucesso

Antes de conferir a lista que criamos com algumas dicas para e-commerces de peças automotivas, queremos que você se faça a seguinte pergunta: meu negócio de comércio eletrônico automotivo está aproveitando todas as oportunidades para criar a melhor experiência de compra?

É importante entender que os consumidores estão mais dispostos do que nunca a passar um tempo pesquisando opções de produtos e realizando comparações de preços, graças as melhorias que estão sendo realizadas em sites e aos resultados de pesquisa que estão cada vez mais precisos.  

Confira a seguir algumas dicas que você pode adotar no seu e-commerce de peças automotivas para melhorar a experiência dos usuários e fazer com que ele tenha sucesso: 

E-commerce atrativo e de qualidade

Vamos começar pelo básico. As primeiras impressões são muito importantes quando se diz respeito a um e-commerce.

Um design inadequado faz com que seu negócio pareça não saber o que está fazendo – mesmo que você esteja oferecendo autopeças e não um serviço de web design.

Imagens de alta qualidade são essenciais e isso inclui as fotos dos produtos, banners e imagens promocionais.

Para que seu e-commerce transmita uma imagem de profissionalismo e experiência ele precisará:

  • Ter fotos profissionais;
  • Fácil navegação;
  • Informações essenciais (contato, endereço, e-mail, etc.);
  • Banners e imagens visualmente atraentes e de alta qualidade;
  • Bons descritivos de produtos (boa ortografia e detalhamento);
  • Design de acordo com o público-alvo.

Ofereça diferentes formas de pagamento

Quanto mais opções de formas de pagamento o seu e-commerce proporcionar, mais chances você terá de conseguir conversões de vendas.

Não são todos os consumidores que fazem a utilização de cartões de crédito, alguns preferem boleto, enquanto outros gostam de fazer transferência online.

Por esse motivo, invista em meios de pagamento para que seus consumidores tenham mais facilidade para comprar seus produtos.

Hoje, existem diversos tipos de plataformas que oferecem a possibilidade de diferentes formas de pagamento, com muita flexibilidade para atender as necessidades dos clientes.

Tenha um e-commerce responsivo

O consumidor atual está cada vez mais ativo no mundo virtual e realiza compras online em diversos tipos de dispositivos.

Por isso, para alcançá-los, você precisará ter um e-commerce responsivo. Ou seja, um comércio eletrônico que irá se adaptar e funcionar perfeitamente em telas de PCs, Macs, iPhones, Androids, Tablets, entre outros.

Se você ainda não criou o seu e-commerce, tenha muita atenção a isso. Se você já tem um e não tem certeza se ele possui um design responsivo, verifique agora mesmo para solucionar o problema, caso seja necessário.

Também é importante dizer que muitos consumidores começam pesquisas de produtos e serviços através de dispositivo móveis e finalizam a compra em computadores.

Marketing digital para e-commerce de autopeças

Além das dicas acima, temos mais uma que merece destaque: invista em marketing digital.

É essencial que exista um investimento em marketing digital para o seu negócio, pois através dele você poderá oferecer uma experiência muito melhor para seus clientes, além de conseguir se destacar no mercado.

Quando falamos em marketing digital, algumas das principais estratégias são: 

Redes sociais

É importante acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo e entender qual conteúdo seus clientes querem consumir. Não adianta ter contas ativas nas redes sociais e fazer publicações que não são interessantes para seus consumidores.

E-mail marketing

Assim como nas redes sociais, é essencial que você faça um bom planejamento de conteúdo e envie e-mails que realmente sejam atraentes e gerem resultados. Você pode criar um e-mail para boas-vindas (quando um usuário fizer cadastro), um de desconto (para conversão), um de agradecimento (no pós-venda), etc.

SEO

O SEO tem um uma importância muito grande no marketing automotivo. Isso porque seus potenciais clientes estão agora mesmo realizando pesquisas em sites de busca (como o Google) e o seu e-commerce precisa aparecer para eles logo nos primeiros resultados.

Caso contrário, eles irão escolher um concorrente. Para que isso aconteça, você precisará investir em SEO – que são técnicas voltadas para otimização e fazem com que um site, blog ou e-commerce se torne relevante para os sites de busca.

Além das estratégias citadas acima, o marketing digital é composto de muitas outras ações que irão ajudar a destacar o seu negócio no mercado.

Agora que você conferiu nossas dicas, saiba que vender acessórios automotivos pela internet é algo que pode gerar excelentes resultados de vendas, desde que exista muita organização e planejamento.