Por: Redação

19 de maio de 2022 Desenvolvimento Web, Marketing Digital Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 5 minutos

O marketing eficaz começa com uma estratégia ponderada e bem informada. Uma boa estratégia de marketing ajuda você a definir objetivos claros, realistas e mensuráveis ​​para o seu negócio.

Sua estratégia de marketing afeta a maneira como você administra seus negócios, por isso deve ser planejada e desenvolvida em consulta com sua equipe. É uma ferramenta de planejamento estratégico abrangente que:

  • Descreve sua empresa, seus produtos e serviços
  • Explica a posição e o papel de seus produtos e serviços no mercado
  • Mostra o perfil de seus clientes e sua concorrência
  • Identifica as táticas de marketing que você usará
  • Permite que você crie um plano de marketing e meça sua eficácia.

Uma estratégia de marketing pode ser desenvolvida para os próximos anos, enquanto seu plano de marketing geralmente descreve as táticas a serem alcançadas a curto prazo.

Como criar uma estratégia de marketing para negócios

Sua estratégia de marketing bem desenvolvida o ajudará a atingir os objetivos e focar nas ações necessárias para alcançar os clientes certos.

Desenvolver uma estratégia de marketing que inclua as sugestões abaixo ajudará você a aproveitar ao máximo seu investimento em marketing, manter seu marketing focado, medir e melhorar seus resultados de vendas.

Identifique seus objetivos de negócios

Alinhe sua estratégia de marketing aos objetivos de negócios descritos em seu plano. Você pode então definir um conjunto de metas de marketing para apoiá-los. Suas metas de negócios podem incluir:

  • Aumentar a conscientização sobre seus produtos e serviços
  • Vender mais produtos de um determinado fornecedor
  • Alcançar um novo segmento de clientes.

Ao definir metas, é fundamental ser o mais direcionado possível para que você possa medir efetivamente os resultados em relação ao que se propôs a alcançar.

Você pode utilizar as metas SMART como referência:

  • Específico: declare exatamente o que você deseja alcançar
  • Mensurável: defina medidas tangíveis para que você possa medir seus resultados
  • Alcançável: defina objetivos que estejam dentro de sua capacidade e orçamento
  • Relevante: defina objetivos que o ajudarão a melhorar aspectos específicos do seu negócio
  • Tempo: estabeleça objetivos que você pode alcançar dentro do tempo que você precisa

Declare seus objetivos de marketing

Defina um conjunto de metas de marketing específicas com base nas metas de negócios. Essas metas motivarão você e sua equipe e permitirão que você acompanhe seu sucesso.

Exemplos de metas de marketing incluem maior penetração no mercado, como venda de mais produtos existentes para clientes existentes, ou desenvolvimento de mercado, isto é, venda de produtos existentes para novos mercados-alvo.

Essas metas de marketing podem ser de longo prazo e levar alguns anos para serem alcançadas com sucesso. No entanto, elas devem ser claras e mensuráveis ​​e ter prazos determinados.

Uma boa estratégia de marketing não será alterada a cada ano, mas revisada quando os seus objetivos forem alcançados.

Você pode precisar alterar sua estratégia se seu mercado externo mudar devido a um novo concorrente ou nova tecnologia, ou se seus produtos mudarem substancialmente.

Pesquise seu mercado

A pesquisa é uma parte essencial da sua estratégia de marketing. Você precisa coletar informações sobre seu mercado, como tamanho, crescimento, tendências sociais e demografia.

É importante observar o seu mercado para estar ciente de qualquer mudança ao longo do tempo. Isso é fundamental, pois fará com que sua estratégia permaneça relevante e direcionada.

Faça o perfil de seus clientes em potencial

Use sua pesquisa de mercado e um teste de perfil dos clientes que você está segmentando e identificar suas necessidades.

O perfil revelará seus padrões de compra, incluindo como compram, onde compram e o que compram.

Novamente, revise as tendências regularmente para não perder novas oportunidades ou se tornar irrelevante com sua mensagem de marketing.

Enquanto você tenta encontrar novos clientes, certifique-se de que sua estratégia de marketing também permita que você mantenha relacionamentos com seus clientes existentes.

Faça o perfil dos seus concorrentes

Da mesma forma, como parte de sua estratégia de marketing, você deve desenvolver um perfil de seus concorrentes, identificando seus produtos, cadeias de suprimentos, preços e táticas de marketing.

Use isso para identificar sua vantagem competitiva, ou seja, o que diferencia sua empresa de seus concorrentes.

Você também pode identificar os pontos fortes e fracos de seus próprios processos internos para ajudar a melhorar seu desempenho em comparação com a concorrência.

Use os “7 Ps do marketing”

Alcance o mercado selecionado utilizando os 7Ps do mix de marketing. Ele existe desde 1960 e é uma noção de marketing tão perfeita que continua sendo utilizada.

Se você puder escolher a combinação certa de marketing entre produto, preço, promoção, local, pessoas, processo e evidência física, sua estratégia de marketing terá mais chances de ser um sucesso.

Você pode escolher qualquer combinação destes para alcançar sua estratégia.

Ao decidir suas táticas, faça uma pesquisa on-line, teste algumas ideias e abordagens em seus clientes e sua equipe e analise o que funciona.

Use as mídias sociais

Você não pode ignorar as redes sociais. É aí que tudo está acontecendo. Alguns negócios foram construídos exclusivamente com base nas mídias sociais.

Pode ser difícil no início, mas à medida que você ganha impulso, verá que postar nas mídias sociais ficará cada vez mais fácil ao longo do tempo.

Você também pode contratar um gerente de mídia social se tiver condições. Mas se você não fizer isso, apenas seja você mesmo. Seja autêntico. Poste seus pensamentos.

Publique seus produtos. Publique qualquer coisa que considere relevante e útil que ajude seu público a saber mais sobre você e sua empresa ou sobre o setor em que você atua.

Use mensagens diretas em plataformas como Instagram e até Snapchat ou Twitter para alcançar outras empresas de sucesso ou até mesmo para se comunicar com clientes em potencial que possam estar procurando por seus produtos e serviços.

Este é um marketing muito poderoso.

Crie tutoriais em vídeo

Uma das maneiras mais eficazes de divulgar sua empresa é criar tutoriais em vídeo. Ensine às pessoas algo útil. Os tutoriais passo a passo estão na moda.

Quanto melhor você for nisso e quanto mais valor fornecer, mais rápido poderá aumentar sua visibilidade e, finalmente, suas vendas.

O YouTube está em segundo lugar como mecanismo de pesquisa. Só perde para o Google. Sempre que alguém quer aprender algo visualmente, acessa seus vídeos.

Você provavelmente já fez isso inúmeras vezes. Então, pergunte a si mesmo o que você poderia ensinar em seu negócio que ajudaria os consumidores a resolver algum ponto problemático?

O que o levou ao negócio em primeiro lugar?

A parte mais difícil pode ser ouvir sua própria voz e até ver a si mesmo. Mas você se acostuma com o tempo.

Você não pode ignorar a visibilidade e o alcance do YouTube.

Considere blogar

Os blogs são uma ótima maneira de gerar tráfego orgânico, principalmente para os clientes em potencial que ainda não chegaram a uma decisão de compra.

Além disso, pode estabelecer credibilidade em seu espaço e posicioná-lo como um líder de pensamento.

Para iniciar um blog, você pode usar uma ferramenta mais acessível ou gratuita para criar seu site e usar um de seus modelos.

Mesmo que você publique apenas uma vez por semana, isso irá melhorar a visibilidade do seu site, ajudando a educar seus clientes em potencial sobre por que eles devem confiar em sua empresa.