Cada vez mais o consumidor exige rapidez, conteúdo personalizado e facilidade de uso quando está navegando na internet. Dessa forma, proporcionar experiências incríveis é fundamental para conseguir novos clientes!
A importância dos smartphones nesse cenário
Você sabia que, de acordo com dados do Google/Nodus, até 2020, espera-se que o consumo online em smartphones aumente em 85%? E que os latino-americanos gastam 60% do tempo na internet em seus dispositivos móveis?
Pois é, são dados muito interessantes e que não podem ser ignorados por empresas que querem crescer no mundo digital.
Além disso, um outro número relevante apresentado no estudo “Sitios móviles en Hispanoamérica: panorama y oportunidades”, aponta que mais da metade dos usuários deixa um site móvel que leva mais de 3 segundos para carregar.
Sendo assim, é imprescindível que as empresas utilizem como métrica principal para seus negócios a velocidade de carregamento do site.
Estar apenas na internet, não é suficiente para o consumidor
Quando o consumidor moderno entra em um site e se conecta com uma marca, ele espera que o serviço seja de acordo com as suas expectativas, pois caso contrário pode não voltar mais.
Dessa forma, profissionais que trabalham com marketing digital precisam ter em mente que:
- As primeiras impressões são importantíssimas, pois segundo dados de uma pesquisa recente feita pelo Google, “88% dos usuários da internet provavelmente não visitarão um site novamente após ter uma experiência ruim”;
- Os usuários são impacientes (especialmente de smartphones) e levam apenas 50 milissegundos para formar uma primeira impressão;
- Quanto melhor as experiências oferecidas ao consumidor, mais cliques (a taxa de conversão aumenta em 200% quando uma página é bem projetada).
Além desses insights, aproveitar datas sazonais como a Black Friday e o próprio Dia do Consumidor é uma ótima estratégia para oferecer experiências personalizadas ao usuário e claro, atrair clientes em potencial.
A criação de experiências
Acrescentando ao que já foi dito acima, um dos grandes segredos para ter sucesso na internet é nem sempre vender um produto, mas sim uma experiência inesquecível, que seja marcante e que deixe o usuário apaixonado, atingindo suas emoções e lembranças.
Isso porque o comportamento do consumidor vem mudando com o passar dos anos devido ao avanço da tecnologia e para que uma empresa alcance e até supere objetivos na web é essencial estar por dentro das tendências para então agir da maneira mais eficiente possível.
O site
O desenho do seu site deve tornar a experiência memorável. Por exemplo, os usuários costumam esquecer pontos relevantes do conteúdo e também certos dados, porém, recordam de como isso os fez sentir.
Os websites atuais possuem características mais interativas e visuais para justamente conseguir respostas mais emocionais e assim ajudá-los a se sobressair neste mundo bastante competitivo.
Além disso, os usuários buscam simplicidade e clareza quando acessam um site. Isso porque, em apenas meio segundo, já julgam o design de um site. Sendo assim, você precisa pensar:
- O que fazer para tornar o meu site atraente ao seu público?
- Quais informações o usuário precisa ver no meu site para gerar credibilidade?
Evidencie o botão principal visualmente em vez de um monte de botões na página inicial. Não dificulte a localização de botões de ação.
Outro ponto importante é observar frequentemente o que fazer no seu site para que o uso seja facilitado. Por exemplo, você pode criar formas onde as funcionalidades extras não estejam aparecendo e só são tornadas detectáveis conforme necessário, ou seja, não mostradas tudo de uma só vez.
Também forneça um design claro e compacto, pois quando os usuários estão acostumados com as particularidades do design, como cores de botões, formatos de páginas de contato e banners isso torna o processo mais fácil e claro de usar.
Destaque os elementos importantes para que os usuários se foquem neles com mais facilidade, ou seja, torne-os maiores do que qualquer outra informação na tela.
Tornar algo um ponto focal é a maneira como vários sites conseguem forçar o usuário a clicar num botão de “compre agora” ou ‘faça um orçamento”.
Experiência do usuário: Qualidades importantes
- Utilizável – o site deve ser fácil de encontrar;
- Útil – O conteúdo precisa ser original e também satisfazer uma necessidade;
- Encontrável – O conteúdo precisa ser localizável e navegável por meio do seu site;
- Desejável – Elementos de design trazem geram apreciação e trazem emoção;
- Credibilidade – Os usuários devem confiar no que você diz a eles.
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