Como Usar o Planejador de Palavras-chave do Google

Recentemente fizemos um artigo aqui no blog sobre a importância das palavras-chave para o seu negócio na internet e se você ainda não conferiu, basta clicar aqui!

Agora, em especial, desenvolvemos este artigo para explicar sobre como funciona o planejador de palavras-chave do Google e como você pode aproveitá-lo para que seu negócio cresça na internet. Veja!

O Planejador de palavras-chave do Google

Criado pela gigante Google, o planejador de palavras-chave é ideal para empresas que querem se destacar na web por meio das melhores técnicas de SEO.

A principal função desta ferramenta é auxiliar na escolha de palavras-chave corretas para você realizar campanhas (anúncios) e produzir conteúdos que ajudem a aumentar o tráfego orgânico do seu site/blog.

E o melhor: o planejador de palavras-chave é gratuito.

Então, como usar a ferramenta?

Inicialmente é necessário realizar o login na sua conta do Google Ads. Depois, clique no ícone de ferramenta no canto superior direito. Cinco abas serão abertas e você deve selecionar “Planejamento” e em seguida “Planejador de palavras-chave”. A seguinte página será aberta:

Planejador de palavras-chave

Planejador de palavras-chave

Próximos passos

Em “Encontrar novas palavras-chave” clique na seta azul. No campo de busca você pode colocar palavras, frases ou até mesmo a URL do seu site. Após definir o que colocar, clique em “Começar”.

A ferramenta então abrirá uma página com inúmeras informações e resultados. A partir delas você pode fazer diversas análises.

Exemplo

No caso abaixo, foi colocada a palavra-chave “marketing digital”. Só nesta primeira parte da ferramenta é possível:

  • Avaliar tendências do volume de pesquisa de acordo com período que você escolher
Planejador de palavras-chave

Planejador de palavras-chave: Volume

  • Dividir por plataformas (computador, smartphone e tablet) de acordo com período que você escolher
Planejador de palavras-chave

Planejador de palavras-chave: Plataformas

  • Dividir por locais (estados e cidades) de acordo com período que você escolher
Planejador de palavras-chave

Planejador de palavras-chave: Locais

Outros resultados para avaliar

Além do que foi apresentado acima, há outros resultados importantíssimos e que devem ser avaliados. Confira!

Planejador de palavras-chave

Planejador de palavras-chave

Média de pesquisas mensais

Este primeiro item refere-se ao número de pesquisas mensais nos últimos 12 meses para uma palavra-chave. No caso, “marketing digital”. Com isso, avalie e veja se há realmente um volume de buscas para a palavra, pois não adianta selecionar um termo que não tem um número relevante de consultas.

Concorrência

Dividida em “baixa, média e alta”, a concorrência também precisa ser levada em consideração, pois é o que vai indicar se a palavra-chave é mais fácil ou difícil para obter posicionamento nos resultados do Google.

Sendo assim, com a definição adequada de palavras-chave para o seu negócio, a chance de ter sucesso na web é cada vez maior!