Por: Bruno Guerra

18 de junho de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Mazag, Vendas Nenhum Comentário

O Google Meu Negócio é um recurso que pode ajudar – e muito! – novos empreendedores que desejam expor informações relevantes aos seus clientes e leads (potenciais clientes), de modo claro, objetivo e fácil.

Originalmente conhecido como Google My Business, a ferramenta reúne funcionalidades gratuitas para facilitar a divulgação e o marketing de micro, pequenas e médias empresas, dentro do mundo digital.

Dessa forma, com o Google Meu Negócio é possível melhorar a classificação do seu empreendimento no próprio buscador, reunir mais informações sobre horário de funcionamento, bem como produtos e serviços oferecidos pela empresa.

No artigo de hoje, saiba como usar o Google Meu Negócio para conquistar clientes e alcançar o sucesso com o seu empreendimento. Continue lendo!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio surgiu em 2014, tendo como principal objetivo unificar as funcionalidades existentes no Google Places e das páginas corporativas cadastradas no Google+, desativado em 2019.

Assim, a divulgação do seu empreendimento fica muito mais fácil, pois a plataforma permite que os empreendedores apareçam, gratuitamente, nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.

Além disso, com o recurso, os clientes podem verificar informações a respeito do seu negócio, incluindo:

  • Endereço do estabelecimento;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Notas sobre o produto ou serviço;
  • Comentários de clientes.

Dessa forma, quando um usuário busca por manutenção em cabine primária, por exemplo, pode encontrar a sua empresa no Google e já coletar os dados completos para entrar em contato ou até mesmo ir até à sua loja.

Ou seja, o Google Meu Negócio ajuda na atração de clientes para a sua marca, através de um espaço exclusivo e gratuito, para melhorar a divulgação do seu empreendimento e para que os usuários possam encontrar a empresa através de pesquisas simples.

Mais vantagens

Entre outras vantagens da ferramenta, destacam-se:

  • Monitoramento de dados (identificação de seguidores, número de visitantes, etc);
  • Melhor interação com o público;
  • Aumento do alcance da empresa;
  • Maior confiabilidade dos usuários.

De acordo com informações do próprio Google, as empresas que publicam fotos no Google Meu Negócio, recebem 42% mais solicitações de rotas de veículos no Maps e 35% mais cliques para acessar o site.

Além do mais, os usuários que encontram empresas pelo Google têm mais confiança no negócio, ainda mais porque é possível encontrar o telefone e verificar as opiniões de clientes. 

Ou seja, é uma oportunidade de profissionalização da marca.

Vale dizer que o Google Meu Negócio pode ser usado em conjunto com o SEM (Searching Engine Marketing), ou marketing para mecanismos de busca, e o SEO (Search Engine Optimization), otimização para os mecanismos de buscas.

Essas estratégias são capazes de melhorar a classificação da sua página no Google.

Diante disso, com o uso de palavras-chave adequadas, como automação industrial plc, que são os termos mais pesquisados no buscador, o usuário poderá se deparar não só com o seu site, mas também com informações diretas sobre a empresa.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio

O registo na ferramenta Google Meu Negócio é bem simples e rápido. A seguir, confira o passo a passo para realizar o seu cadastro.

1 – Acesse o Google Meu Negócio

Entre na página oficial da ferramenta e acesse a sua conta no Google. Caso não tenha, basta criar uma. 

Para isso, é necessário inserir o nome da empresa em um campo específico. Caso apareça como “sugestões”, basta clicar e dizer que é a sua propriedade e seguir para o próximo passo.

2 – Identifique sua empresa

Coloque informações, como endereço completo, cidade, Estado, telefone, entre outros dados. 

Sempre verifique se escreveu tudo corretamente, para que o público não se depare com conteúdos incorretos, algo que prejudica a imagem da sua empresa.

3 – Selecione a categoria

O Google Meu Negócio oferece a opção de escolher a categoria da sua empresa. 

Dê preferência pelas indicações do próprio buscador, para melhorar a classificação do seu empreendimento nas buscas do usuário.

4 – Insira o site do seu negócio

É muito importante que a sua empresa tenha um site para aparecer no Google Meu Negócio. 

Caso você ainda não possua uma página, procure desenvolver uma ou busque por uma agência especializada. Inclusive, é possível inserir o site da empresa após o cadastro da sua empresa, e logo, pode finalizar o processo.

5 – Finalização

Depois de tudo isso, basta esperar a confirmação do Google em sua caixa de e-mail e pronto! Você já está com a sua empresa cadastrada na ferramenta.

Lembre-se sempre de atualizar as informações quando ocorrer uma mudança de endereço do estabelecimento, ou até mesmo o número de telefone.

O Google Meu Negócio também oferece uma ferramenta de postagens para melhorar o engajamento com os usuários. 

Você pode usar o recurso para compartilhar textos, vídeos, imagens e eventos da sua empresa e, assim, o público terá ainda mais informações sobre o seu negócio.