Hoje em dia, os sites de buscas, são as primeiras ferramentas que as pessoas utilizam quando precisam de uma resposta para as dúvidas que surgem na cabeça.
Mas você sabia que o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia?
Portanto, ser alvo de um clique de um provável consumidor é algo exageradamente aclamado pelas empresas e estar no topo da página facilita e muito que seu produto seja ao menos visualizado.
Convertê-lo num possível cliente, na maioria das vezes dependerá da qualidade de seu conteúdo. No entanto, somente por estar aparecendo no topo da página, você terá mais do que meio caminho percorrido, concorda?
Para que isso aconteça, é necessário que tenha excelentes práticas de SEO (Search Engine Optimization), e com as técnicas e estratégias adequadas, seu produto estará no topo, sempre entre os principais e com o devido destaque que procura.
Separamos algumas dicas e práticas essenciais para que nunca mais seus produtos desapareçam na imensidão dos resultados dos sites de buscas. Acompanhe-as a seguir e esteja sempre no topo!
As formas de buscas
Busca orgânica
Antes de prosseguirmos com o tópico principal, é necessário que se entenda a diferença entre buscas orgânicas e pagas.
Na busca orgânica, ou natural, o posicionamento do seu site nos resultados, é medido pela relevância da sua página correlação às palavras-chave pesquisadas.
É aqui que entra o principal foco do SEO, pois as otimizações confeccionadas, definirão a eficiência e o destaque de seus produtos.
Trata-se de um trabalho que demanda atenção recorrente e constante, pois os sites de buscas e principalmente o Google, estão alterando seus algoritmos de tempos em tempos.
Busca paga
Já as buscas pagas, são os anúncios pagos do Google. Estes ficam acima de todos os resultados, uma vez que demandam investimento da empresa através do Google Ads, uma plataforma de publicidade exclusiva.
Basicamente, caso tenha interesse, o anunciante deve investir dinheiro na plataforma em troca de cliques. Há diversas formas de anúncios e ao ser clicado por um usuário, ele será direcionado para a sua página ou site de preferência.
Geralmente o valor dos cliques dependem da concorrência entre as palavras-chave, ou seja, quanto mais buscada, maior o custo.
Ainda sim, como pôde reparar, difere-se da busca orgânica pois demanda certo investimento — mesmo que considerado baixo em relação às mídias de comunicação.
O principal ponto é que os anúncios pagos atingem resultados num curto período de tempo, evidentemente, superior a busca natural neste aspecto. Ainda sim, mesmo que num retorno de médio ou longo prazo, as buscas orgânicas são fundamentais!
Implemente as dicas abaixo em suas estratégias e veja sempre seus produtos em destaque nos resultados!
Tenha relevância nas páginas de pesquisa!
Utilize boas palavras-chave
Essa primeira etapa é fundamental, pois a palavra-chave que define seu blog, site, e-commerce, etc, deve ser muito bem pensada e estipulada.
Trabalhe cuidadosamente na escolha da sua palavra, idealize como as pessoas podem procurar conteúdos similares e que podem eventualmente também encontrar em seu site.
Para tomar as melhores decisões e alcançar um bom posicionamento nas pesquisas, é vital que sua palavra-chave seja uma expressão que seus potenciais clientes utilizariam para chegar até o seu site. Pense bem neste ponto.
Por fim, certifique-se de colocar sua palavra-chave nos seus conteúdos. Nada muito exagerado, já que os algoritmos conseguem detectar. Lembre-se disso!
Conteúdo de qualidade
O grande objetivo do Google e de outros sites de buscas, é entregar um conteúdo original e de qualidade para seus usuários. Afinal, quando as pessoas ficam satisfeitas, voltam a consumir e tendem a continuar utilizando os serviços sempre que podem.
Logo, se quer aparecer sempre no topo dos resultados, é imprescindível que tenha um conteúdo de excelência. O algoritmo também age nessa ocasião, selecionando os artigos com conteúdos mais originais para ganhar prioridade de exibição.
Faça um conteúdo que incite as pessoas a acessarem seu site! Coloque-se no lugar do público e os cative sanando suas dúvidas e atraindo sua atenção.
Analise seus concorrentes
Ao passo que os dois tópicos acima são extremamente relevantes, manter-se atento aos seus concorrentes também pode ser de grande auxílio.
Pesquise pela palavra-chave que definiu e analise o que concorrentes estão fazendo. Abuse de sua criatividade para se diferir dos demais e encontre termos que não estão sendo explorados!
Insira a palavra-chave no título da página
Também é importante e recomendado que sua palavra-chave esteja no título da página.
Os algoritmos levam bastante em consideração essa parte, portanto, crie um título objetivo e resumido, contendo sempre a palavra-chave selecionada.
Use o alt nas imagens
O alt é normalmente utilizado no HTML, para a descrição de uma imagem quando ela não pode ser carregada. É um recurso extremamente fundamental e precisa ser utilizado.
Da mesma maneira que sua palavra-chave deve estar presente no título, ela precisa estar nas imagens. É importante que não pule esta etapa pois isso ajuda muito a tornar seu site mais relevante.
A alt tag, além de melhorar drasticamente seu site nas buscas, faz com que a fotografia possa até figurar resultados no Google Imagens.
Capriche em sua URL
Evite códigos e números aleatórios em sua URL, isso deixa ela menos atrativa e também prejudica sua posição nos resultados, afinal não transmite credibilidade do que aquela página trata.
Ao invés disso, foque-se em personalizá-la de maneira que a torne mais descritiva e relacionada com o conteúdo do seu site.
E como nos tópicos anteriores, é fundamental que tenha a sua palavra-chave também inserida na URL. Isso aumentará em grande escala o índice de sucesso com relação aos buscadores, uma vez que reforçará a importância do termo utilizado.
Coloque links internos e externos
Por último e nada menos importante, entenda que seu site precisa estar interligado, entrelaçado. Inserir links internos em conjunto ao seu conteúdo, é uma opção indispensável, pois o Google e outros sites de buscas, entendem que sua página tem relevância e é consistente o suficiente para se distanciar de páginas aleatórias da internet.
Além disso, também é algo crucial para que seu visitante passe mais tempo em seu site. Busque por links que se relacionem com seu conteúdo e também funcionem como certo complemento, ofertando ao visitante a oportunidade de adquirir ainda mais informação.
Uma boa quantidade de links — sempre relevantes e não aleatórios, é claro, torna seu site ainda mais especial e com destaque nos buscadores.
Para trabalhar com uma boa estratégia de SEO, os links externos também devem estar presentes. Use do mesmo conceito dos internos, focado unicamente em entrelaçar seu conteúdo com páginas semelhantes e de material de qualidade.
Construir a autoridade para ligar links de outras páginas e sites é algo ligeiramente difícil, mas não deve ser descartado sob nenhuma hipótese.
A produção de guest posts para sites parceiros da sua área pode ser uma saída viável, já que você oferece conteúdo de qualidade e que possui link de volta para o site. Uma troca favorável e justa para ambos os lados!
Agora que aprendeu o passo a passo para ter destaque e relevância nas pesquisas, não perca tempo e divulgue seu produto usando as estratégias aprendidas. O topo te aguarda!
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