Descubra como a sua marca pode aproveitar as datas sazonais de 2019

Todos os anos há diversas datas sazonais que podem ser grandes aliadas em uma estratégia de divulgação na internet, basta saber explorar as oportunidades! E por isso, este conteúdo foi produzido para te ajudar a aproveitá-las, confira!

Datas especiais: Escolha as ocasiões certas

O ponto de partida é pesquisar e identificar as ocasiões que sejam realmente relevantes e úteis para a sua marca. Com isso estabelecido, desenvolva um plano de marketing (se você não souber, explicaremos logo abaixo) e utilize estratégias adequadas para assim conseguir os melhores resultados.

A dica de ouro é: faça uma lista completa. E o que queremos dizer com isso? Coloque feriados, eventos, mudanças de estação e até finais de séries, novelas e reality shows.

Isso porque há muitas pessoas envolvidas com esses acontecimentos e se você, por exemplo, tem um ótimo conteúdo informativo ou de entretenimento para oferecer sobre o assunto, poderá ter mais cliques, acessos e visibilidade!

Pense no seu público

É claro que não é só ficar produzindo materiais para todas as datas especiais ao longo ano que vai garantir o sucesso na divulgação. É preciso pensar no seu tipo de público, o que eles gostam e como gostam para que as ocasiões escolhidas encaixem melhor com seu público.

Elabore um plano de marketing

Como citamos no início do artigo, elaborar um plano de marketing é uma estratégia fundamental para conseguir ótimos resultados com as datas sazonais.

Mas como fazer isso, afinal? Com a lista pronta você deve:

  • Criar um calendário para visualizar os eventos de cada mês;
  • Definir os objetivos de cada data, ou seja, vender, conseguir likes e compartilhamentos, divulgar a marca, entre outros;
  • Pensar nos recursos disponíveis e quais peças criar (e-mail marketing, post nas redes sociais, vídeo, conteúdo no blog, entre outras);
  • Utilizar calls to action nas peças, como: acesse agora! saiba mais! confira!;
  • Incluir promoções para datas como a Black Friday;
  • Planejar todas as ações com antecedência, pois as pessoas costumam pesquisar antes da ocasião especial

Seja criativo

Além de todo esse processo que foi citado, é essencial que as peças sejam criativas, ou seja, saia da caixinha, pois fazer algo simples ou que qualquer um faria pode não dar resultado algum.

Sendo assim, além das datas mais conhecidas, explore aquelas que poucas pessoas ouviram falar, e não pense que seu negócio só serve para uma data ou outra.

Vamos exemplificar: se você possui uma empresa no ramo de finanças, você pode fazer algo relacionado ao Dia dos Namorados sobre “finanças para casais que desejam construir uma vida juntos” ou no Carnaval você pode criar um produto sobre “7 dicas para viajar no Carnaval sem estourar o orçamento”.

Viu como dá para aproveitar diferentes ocasiões em nichos variados?! E como existem diversas datas especiais ao longo do ano, você pode ir avaliando cada uma em relação ao que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Dessa forma, você pode ir fazendo ajustes até encontrar o modo que seja mais efetivo para as campanhas!

E caso precise de ajuda com isso ou qualquer outro serviço referente ao Marketing Digital, entre em contato com a gente!