Como Gerar Mais Leads Para o Seu Negócio?

12 de novembro de 2019 Marketing Digital Nenhum Comentário

Com o advento da internet e do marketing digital, muitas mudanças nas estratégias comerciais das empresas ocorreram. A maioria delas permite muito mais possibilidades do que antes, como no caso das táticas para gerar mais leads.

Hoje, qualquer formato de negócio, independente do tamanho ou segmento de atuação, precisa ter uma boa campanha de captação, conversão e até fidelização desse tipo de contato comercial.

Assim, o banco de leads é um dos principais ativos da empresa. Algumas encontram nele sua maior estratégia e chegam a captar centenas de contatos por mês, tirando daí suas melhores oportunidades.

Então, se você quer compreender como fazer isso e de quais conceitos e dicas práticas você precisa para isso, siga adiante até o final da leitura.

Onde os seus clientes estão atualmente?

Já não é segredo para ninguém que atualmente os clientes têm um nível de engajamento e de exigência bem maior que os de algumas décadas atrás.

As velhas propagandas de apelo comercial, que só focavam no produto e na marca, sem trazer mais que “saldões malucos” e promoções do tipo, já não trazem os mesmo resultados.

Hoje, quando o cliente precisa de algo como uma empresa de gesso, a primeira ação que ele tem é puxar o celular ou ligar o computador para pesquisar nos motores de busca.

Portanto, posicionar-se nesses buscadores é uma das primeiras dicas para qualquer tipo de negócio. Pode ser pelas estratégias de otimização (SEO, Search Engine Optimization), que trazem resultados no médio e longo prazo, sem custos fixos para a empresa.

As ações também podem envolver estratégias de publicidade paga (PPC, Pague-por-Clique), que trazem resultados no curto prazo. O importante é que não basta isso: a questão é o que o visitante encontrará em seu site ou canal de contato.

Adiante, veremos quais são os conteúdos mais promissores para que, ao aparecer para a pessoa certa, na hora certa, você realmente encante e consiga gerar leads.

Gerando conteúdos gratuitos e relevantes

Foi o marketing de conteúdo que substituiu as velhas estratégias de publicidade e propaganda. Como no exemplo que demos acima, ao precisar de uma solução qualquer, tanto de produtos quanto de serviços, as pessoas pesquisam na internet.

Por isso, criar um blog de conteúdos relevantes e gratuitos é o modo mais assertivo e sustentável de conseguir captar esse público e gerar leads constantemente.

Em outro exemplo, se um técnico busca por algo como montagem de painéis elétricos, certamente ele entende do assunto, não é mesmo?

Assim, quando o cliente atual encontra um site que, mais do que informações institucionais ou propostas comerciais, tem uma autoridade no nicho em que atua, ele se sente seguro. Para fisgá-lo, basta deixar um campo no qual ele preenche nome e e-mail para contato.

A dica importante aqui é pedir poucas informações; detalhes como endereço, idade, gênero, principais interesses e afins, ficam para um segundo momento.

Como aplicar as Landing Pages na captação?

Uma das estratégias mais praticadas na atualidade é a das landing pages. Trata-se de páginas de conversão, feitas para apresentar seu negócio ou empresa em função de um serviço ou produto específico.

Uma empresa de empresa de portaria virtual pode fazer, por exemplo, uma página exclusiva focando nas vantagens e benefícios do seu serviço, tais como:

  • Maior controle de acesso;
  • Funcionalidades digitais;
  • Maior segurança geral;
  • Economia e flexibilidade;
  • Assistência técnica.

O material precisa ser sucinto e ir direto ao assunto, sem links ou menus que dispersem em relação à intenção central: fazer uma CTA (Call to Action, Chamada para Ação), como a de preencher o formulário em troca de um e-book gratuito.

Não é preciso dizer que os próprios posts e artigos do seu blog podem, de tempos em tempos, redundar em um e-book.

Por dentro das redes e mídias sociais

Outra estratégia importante é a das redes sociais. Certamente, hoje a maioria dos seus clientes potenciais tem conta em pelo menos uma das principais mídias sociais.

O interessante é que, também aqui, você pode utilizar os mesmos conteúdos gerados no seu blog. Seja adaptando-o para um formato mais rápido de comunicação, com as devidas atualizações do material, seja apenas linkando o público das redes até o blog.

Também nas mídias, existem estratégias de crescimento orgânico, ou opções de Ads (Advertising).

Na prática, os Ads são as publicidades pagas que aceleram sua exposição e trazem ainda mais visibilidade, portanto, mais interessados e leads.

Em todo caso, com os principais conceitos e as dicas, você conseguirá aumentar o número de leads das suas campanhas.