Como Gerar Leads Para Qualquer Negócio

Gerar leads é um dos objetivos principais de vários negócios, que, basicamente, consiste em formar uma lista de contatos para trabalhar posteriormente, transformando-os em clientes fiéis da marca. 

Qualquer empresa deve se preocupar em criar uma boa lista de leads, pois será fundamental para que o negócio cresça gradualmente e atinja bons resultados. 

E para conquistar o contato dos seus potenciais clientes, é preciso utilizar estratégias de captação de leads, como o oferecimento de algum benefício para que as pessoas queiram deixar, por exemplo, o endereço de e-mail ou telefone. 

É importante frisar que a estratégia não está relacionada a um tipo de segmento específico. 

Isso quer dizer que se você atua com a fabricação de treliça de ferro para construção, ou possui uma agência de marketing, a captação de leads é uma ótima ferramenta para que você alcance bons clientes e conquiste novos negócios. 

Além disso, o trabalho com os leads deve ser feito seguindo uma estratégia prévia, conhecida como funil de vendas. 

Esse processo possui algumas etapas, onde cada uma delas comporta um tipo de ação relacionado ao momento de compra em que um potencial cliente está. 

Para que a evolução no funil de vendas ocorra do modo adequado, é necessário saber como oferecer ao potencial comprador aquilo que ele precisa para chegar até a etapa da aquisição. 

Por isso, este artigo traz informações importantes sobre o que são os leads, como fazer a captação deles, o que é o funil de vendas e como todos esses elementos se encaixam em diversos negócios. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, então siga na leitura e amplie os seus conhecimentos neste tema. 

O que são leads?

Se você é um empresário que está em constante atualização, certamente já ouviu falar do marketing digital e na importância que a captação de leads possui nesse cenário. 

Os leads são potenciais compradores que deixam o seu contato, seja o endereço de e-mail ou o número de telefone com uma empresa, formando uma lista de pessoas interessadas em algo que ela oferece ou ofereceu em algum momento.

Depois de captar um certo número de leads, a empresa monta uma base, que poderá ser utilizada posteriormente para que o estabelecimento conquiste a atenção desses clientes.

Isso é importante para que se possa ir trabalhando o relacionamento com o consumidor, até que ele chegue no momento da compra. 

Em outras palavras, é possível descrever os leads como a matéria-prima que será utilizada em estratégias de marketing digital para trazer resultados para o seu negócio. 

Dessa forma, é importante que uma empresa, seja ela uma revenda de aparelho sat fiscal ou uma clínica de estética, utilize as principais estratégias de captação de leads e forme uma lista, que será essencial para o negócio. 

O que é funil de vendas?

Depois de entender o que são os leads, é importante saber como trabalhar com eles, para conquistar novos pedidos ou vendas para o seu negócio. 

Há uma série de ferramentas que podem ser aplicadas para a captação de leads. O importante é que uma empresa consiga sempre arrecadar novos contatos e alimente a sua lista frequentemente. 

Ao receber esses dados dos seus potenciais clientes, é importante se guiar pelo funil de vendas para utilizar as estratégias certas, capazes de converter o consumidor até a finalização de uma compra. 

As principais etapas de um funil de vendas são:

  • Atrair;
  • Gerar leads;
  • Converter;
  • Vender;
  • Fidelizar.

Etapa 1: Atração

A primeira etapa do funil de vendas é a da atração. Normalmente, ela ocorre quando um lead é um visitante, ou seja, quando você recebe leitores no seu blog ou site, que estão pesquisando ou procurando por algum produto/serviço.

É importante que a página ofereça uma oportunidade de captar o lead neste momento, já que pode ser que um dos elementos presentes no site interesse o leitor, que pode deixar o seu contato em algum campo específico para isso. 

Etapa 2: Geração de leads

A geração é a etapa onde o visitante vira lead. Isso quer dizer que ele verificou algum valor na sua página que fez com ele quisesse ter maior contato com a sua empresa. 

Seja pelo preenchimento de um cadastro para orçamento, ou inscrição para receber newsletter, o leitor da sua página agora é oficialmente um lead, que deverá ser trabalhado até o fundo do funil, para gerar novos negócios. 

Etapa 3: Conversão

Na terceira etapa do funil, ocorre todo o processo de conversão. Isso pode ser feito por meio de contatos, tal como o envio de e-mail marketing, que oferecerá conteúdos de qualidade e o disparo de ofertas que podem interessar ao destinatário. 

A etapa de conversão deve ser feita de maneira estratégica, justamente para que o cliente consiga ser devidamente alimentado pelo negócio e, com isso, ser corretamente atraído para o momento da compra.

Etapa 4: Venda

Se a sua empresa vende perfil de aço carbono, por exemplo, nesta etapa ela poderá enviar uma proposta de desconto totalmente voltada para o cliente, para que ele enfim efetue o pedido. 

A venda precisa ser feita de modo coerente e natural, valorizando o comprador e oferecendo uma boa solução para a necessidade que ele apresenta. 

Com isso, é possível conquistar a preferência do cliente, para que ele vire consumidor fiel da marca.

Etapa 5: Fidelização

Antes de conseguir novos clientes, é necessário valorizar e fidelizar os que você já tem. Por isso, você deve se preocupar com esta etapa para que ela traga benefícios para o negócio. 

A fidelidade do cliente é conquistada pela postura da empresa. Sendo assim, se você oferecer bons produtos, serviços de qualidade e um atendimento de excelência, certamente aumentará o seu número de cliente fiéis. 

Como gerar leads para um negócio

Conhecer o funcionamento do funil de vendas é importante para que a empresa saiba exatamente o que fazer após a captação dos leads. 

Tanto a captação quanto o funil são elementos essenciais para negócios de qualquer segmento. 

Por isso, é fundamental que, independentemente da sua área, você utilize essas ferramentas para trazer bons resultados para o seu negócio.

Agora, você deve estar se perguntando como a captação de leads pode ser feita pelo seu negócio. 

Saiba que há uma série de estratégias para isso, com técnicas online e offline, conforme veremos a seguir. 

Ofereça e-books

Certamente, em algum momento, você já foi atraído por algum material de qualidade na internet, em formato e-book, que oferecia um estudo mais aprofundado sobre um determinado tema. 

Os e-books são excelentes maneiras de captação de leads, justamente porque os visitantes da sua página precisam preencher um campo com o e-mail de contato deles, para receber o material diretamente na caixa de entrada.

Com isso, você poderá realizar contatos posteriores, criando um relacionamento mais próximo com os seus potenciais clientes. 

Promova o envio de newsletters

É muito comum que, ao visitar e-commerces ou blogs de segmentos variados, os visitantes visualizem um campo específico para a inscrição na newsletter daquela página.

Oferecer essa possibilidade para o seu público é uma ótima maneira de garantir o contato mais próximo com eles. 

O Inbound Marketing é um exemplo disso. É possível enviar artigos informativos, disponibilizados no seu site, por meio do e-mail marketing. Também é válido apostar no disparo de ofertas que estão sendo feitas no seu estabelecimento. 

Dessa maneira, o seu lead é alimentado com as informações do seu segmento e da sua empresa, criando um vínculo maior com a marca, que resultará em novos negócios. 

Faça um webinar

As lives e os webinars estão em alta na internet, oferecendo uma ótima oportunidade para a captação de leads. 

Para que o visitante da sua página receba os avisos e materiais que serão oferecidos no seu webinar, ele precisará se inscrever previamente. 

Além de enviar conteúdos relacionados ao evento virtual, você ainda pode estender esse contato, criando um relacionamento e alimentando os seus leads posteriormente. 

Disponibilize cupons de desconto

Uma estratégia importante para lojas virtuais e e-commerces é oferecer cupons de desconto, que poderão ser obtidos por meio de uma inscrição prévia no site.

Essa é uma maneira bastante atrativa de captação de leads, justamente porque os potenciais clientes de uma loja certamente vão querer realizar uma compra com valores promocionais, o que gera engajamento por parte do público potencial da sua marca. 

Distribua brindes

Uma das estratégias offline de captação de leads é o oferecimento de brindes na sua loja, que podem ser retirados mediante um pequeno cadastro. 

Assim, o estabelecimento poderá criar um relacionamento com esses potenciais clientes em diferentes momentos. 

Muitas empresas hoje fazem um misto dessa estratégia. Elas solicitam o preenchimento do cadastro online, e disponibilizam o brinde para retirada em uma das suas lojas físicas. 

Dessas maneira, elas estimulam o cliente a conhecer o seu espaço, facilitando também o processo de venda dos produtos na loja. 

Com as dicas oferecidas neste artigo, é possível aplicar as estratégias de captação de leads, para que o seu negócio conquiste novos clientes e alcance um bom resultado com as vendas no estabelecimento.