Por: Bruno Guerra

10 de fevereiro de 2021 Marketing Digital, Negócios, Vendas Nenhum Comentário

Como captar clientes pela internet? Essa é uma dúvida que muitos donos de negócio têm. 

Porém, saiba que para isso existem diversos tipos de estratégias de marketing digital que podem auxiliá-lo neste objetivo!

Portanto, se você quer saber quais são essas estratégias e como elas podem potencializar o seu negócio, é só continuar acompanhando a leitura deste artigo.

Como captar clientes para o seu negócio: 7 estratégias essenciais

Toda empresa precisa captar clientes, afinal de contas, sem eles, como o negócio irá sobreviver e prosperar? 

Por isso, é de suma importância buscar mecanismos que contribuam para que isso aconteça!

E graças à internet e ao marketing digital, hoje existem diversos meios que ajudam empresas com esse objetivo, sendo os principais:

1. Anúncios

Quando você acessa um site, um blog, uma rede social ou até mesmo um aplicativo, é comum que apareçam anúncios, não é mesmo?

Pois então, essa é uma estratégia bastante utilizada por empresas que querem vender mais e captar clientes.

E uma das principais vantagens deste tipo de estratégia é o alto poder de segmentação, que possibilita à sua empresa aparecer para as pessoas certas, na hora certa.

Além disso, a sua empresa pode anunciar não só em um site ou plataforma, mas em várias! Por exemplo, ela pode anunciar no Google Ads, no Facebook Ads, no Instagram Ads, no YouTube Ads e muito mais!

Portanto, se você quer captar mais clientes para o seu negócio, não deixe de investir em anúncios.

2. Blog

Muitas empresas que estão na internet possuem um site, porém nem todas têm um blog.

E isso tende a diminuir o potencial de alcance e de captação de clientes dessas empresas, pois o blog é um ótimo canal para gerar valor e publicar conteúdos de qualidade.

Sendo assim, se a empresa tem um blog bem feito, rápido, com otimizações de SEO (que falaremos mais abaixo) e, principalmente, tem conteúdos ricos e valiosos, as chances de atrair pessoas e convertê-las em clientes são muito maiores.

Afinal, os usuários irão se interessar pelos conteúdos publicados e verão a empresa como uma autoridade, uma referência no assunto e, consequentemente, ficarão mais propensas a fechar um negócio, visto que já conhecem e confiam no trabalho da empresa.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que já existe há um bom tempo na internet e, mesmo assim, continua sendo bastante importante para captar e fidelizar clientes.

Portanto, se você quer conseguir mais vendas e consumidores para a sua empresa, não deixe de investir nessa estratégia.

O principal a se fazer é criar um fluxo de e-mails bem segmentados e utilizá-los para enviar conteúdos úteis e relevantes, de modo a manter vivo o interesse dos consumidores, engajar, educar e criar um relacionamento mais próximo deles.

e-mail marketing captar clientes

4. Redes sociais

Boa parte da população brasileira passa muito tempo na internet todos os dias, sendo que as redes sociais são um dos principais canais responsáveis por isso.

Portanto, se tem tantas pessoas acessando as redes sociais diariamente, por que não aproveitá-las para fazer mais vendas e captar clientes?

Então, faça uma análise, veja em qual ou quais redes sociais o seu público mais está presente e crie uma página, um perfil para que clientes e potenciais clientes possam acompanhar a sua empresa.

Porém, vale ressaltar que criar apenas uma página no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social não quer dizer que você terá sucesso de imediato. Para isso, é importante:

  • Fazer publicações regularmente;
  • Criar maneiras de engajar e interagir com o público;
  • Gerar conteúdos de valor, que sejam úteis e agreguem para os consumidores;
  • Responder comentários, dúvidas, críticas, elogios e sugestões;
  • Evitar falar somente da marca e de produtos;
  • E criar um relacionamento de proximidade com os clientes.

Além disso, a sua empresa pode usar as redes sociais para divulgar promoções, cupons e fazer sorteios. Essas ações também ajudam e muito a captar clientes.

5. SEO

Na primeira estratégia nós falamos para você sobre como aparecer no Google por meio de anúncios, isto é, mídia paga.

Porém, sabia que dá também para aparecer no mecanismo de busca mais utilizado da internet sem precisar pagar diretamente para isso? Basta investir em SEO!

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de otimizações e técnicas que são feitas em sites, blogs e conteúdos na internet, de modo que eles apareçam nos primeiros resultados de uma busca organicamente.

E por que isso é tão importante? Porque isso gera credibilidade, o Google não coloca qualquer site ou blog na primeira página e nos primeiros resultados.

Além disso, gera também mais visibilidade, acessos, conversões e oportunidades de captar clientes, pois muitos usuários na internet “pulam” os anúncios e preferem clicar somente em resultados orgânicos.

O único ponto é que o SEO é uma estratégia de médio a longo prazo. Portanto, é importante que você tenha em mente que os resultados não aparecerão do dia para noite, mas que no final valerão e muito a pena!

6. Site

Ter um site hoje em dia deixou de ser um diferencial e passou a ser algo necessário para qualquer tipo de empresa.

Isso porque, o site, na maioria das vezes, é a porta de entrada para os consumidores na internet. 

É por meio dele que os clientes em potencial vão saber mais sobre a sua empresa, o que ela faz, qual o portfólio, onde fica localizada, qual o e-mail ou telefone para contato, etc.

Portanto, é de suma importância que a sua empresa tenha um site na internet se quiser captar clientes. No entanto, não é qualquer tipo de site… 

O site da sua empresa precisa ser responsivo, bem estruturado, rápido, fácil de navegar, visualmente agradável e que seja otimizado com técnicas de SEO.

Criar um site qualquer um pode criar, mas ter um site bem desenvolvido e de qualidade é o que vai te fazer se destacar!

7. Vídeos

Você sabia que o YouTube é um dos sites mais acessados no Brasil e no mundo? Pois é, este canal faz muito sucesso na internet e, justamente por isso, muitas empresas já estão aproveitando-o para fechar mais negócios e captar clientes.

Portanto, se você também quer que a sua empresa consiga isso e se destaque da concorrência, invista em produção de vídeos

Com certeza essa é uma boa estratégia e que pode ajudar e muito a sua marca.

Você pode, por exemplo, fazer vídeos dando dicas, mostrando produtos ou serviços, comentando notícias do setor, ensinando a fazer algo… enfim, há diversos caminhos para explorar neste formato.

Dica extra

Para finalizar, nós separamos alguns outros pontos fundamentais que também vão te ajudar a captar clientes pela internet:

  • Conheça muito bem o seu público-alvo e mapeia sua persona;
  • Estude o mercado e suas dores;
  • Utilize uma linguagem adequada em suas ações e abordagens;
  • Invista fortemente em marketing de conteúdo;
  • Aproveite os clientes atuais para pegar depoimentos e pedir indicações;
  • Tenha muita atenção com a experiência do usuário;
  • Faça parcerias;
  • Planeje ações pensando no calendário sazonal;
  • Veja o que os concorrentes estão fazendo;
  • Fique por dentro das novidades e tendências do setor;
  • E não force a barra. Se o cliente tiver interesse, ele irá até a sua empresa. Ficar insistindo ou até mesmo incomodando-o só irá afastá-lo.