Por: Bruno Guerra

22 de julho de 2020 Marketing Digital, Mazag, Sites, Vendas Nenhum Comentário

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes dentro do marketing digital. De modo simples, o objetivo desse indicador é compreender o ROI (retorno sobre investimento), de tempo ou dinheiro, em relação às vendas.

Por exemplo, a taxa de conversão pode se referir à quantidade de leads (potenciais clientes) gerados em uma determinada campanha de inscrição em newsletter

Portanto, a métrica será o número de leads, em relação à quantidade de investimento da campanha.

Compreender a taxa de conversão é uma das coisas mais importantes do planejamento de marketing, pois ela deixa claro a eficiência da sua campanha. 

Por isso, é preciso acompanhar os resultados com frequência!

Sendo assim, no artigo de hoje, confira algumas dicas de como aumentar a taxa de conversão do seu site e alcançar ótimos resultados com o marketing digital. Acompanhe!

Mas antes, como calcular a taxa de conversão?

A taxa de conversão pode ser calculada de forma muito simples. O principal é verificar em qual estágio do funil de vendas está a sua campanha, considerando os seguintes fatores:

  • Quantos visitantes foram convertidos em leads;
  • Quantos leads foram convertidos em oportunidades;
  • Quantas oportunidades viraram clientes;
  • Quantos clientes foram fidelizados.

Por exemplo, vamos imaginar que uma landing page que oferece um e-book sobre clcb bombeiros, que obteve 10 mil acessos em um determinado período, teve 600 formulários preenchidos. Neste caso, a taxa de conversão é calculada da seguinte forma:

Taxa de conversão = 600 / 10.000

Taxa de conversão = 6%

É importante considerar a etapa do funil de vendas para direcionar os esforços no ponto certo. 

Assim, ao perceber que há a necessidade de aumentar a taxa de conversão, é possível pensar em estratégias mais assertivas.

4 dicas para aumentar a taxa de conversão da sua página

Sabendo o que é taxa de conversão e como ela pode ser calculada, fica mais fácil planejar campanhas capazes de melhorar o número de leads e clientes. 

A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar a aumentar a conversão da sua página web. Acompanhe!

1 – Faça testes periodicamente

Melhorar a taxa de conversão é um trabalho contínuo. Por isso, é importante realizar testes periodicamente para avaliar a qualidade das campanhas, já que muitos fatores podem influenciar no sucesso ou não de uma iniciativa de marketing.

Recomenda-se a realização de testes A/B, que é um tipo de comparação. 

Assim, em uma campanha se oferece a versão A e em outra, a B. Logo, é possível comparar qual das duas ações tiveram um maior número de conversões.

2 – Utilize um bom CTA

O CTA (Call to Action), ou chamada para ação, é um botão, uma imagem, um link ou até mesmo um texto que orienta o leitor para realizar alguma ação, como a inscrição na lista de e-mails, download de e-books, entre outros.

Vamos supor que você venda produtos para mercados e lojas. Sendo assim, é interessante colocar um CTA chamativo para oferecer um cupom de desconto na porta preço gondola que você vende em seu site, por exemplo. Desse modo, é possível alcançar um número maior de conversões.

O ideal é colocar o CTA em uma parte visível do site, usando uma linguagem objetiva e imperativa. 

Em alguns casos, a simples modificação na chamada pode ser suficiente para melhorar a taxa de conversão do seu site.

3 – Reduza as informações do formulário

Os visitantes tendem a desistir no meio do caminho quando preenchem formulários longos demais. 

Por esse motivo, é importante reduzir o número de informações, focando apenas no que é essencial (normalmente, o nome e o e-mail do leitor).

Livre-se de qualquer dado adicional que não é relevante no momento para uma conversão rápida, bem como de outras informações que se desviem da meta.

4 – Escreva um título objetivo e claro

O título é o ponto mais atrativo do seu site ou landing page. Sendo assim, é importante que o conteúdo seja claro, objetivo e transparente, para que o leitor saiba justamente do que se trata o assunto em questão.

A recomendação é usar, no máximo, 20 palavras, pois uma quantidade maior de termos pode afastar os visitantes.

Além disso, é necessário usar uma linguagem dinâmica e criativa, mas sem a presença de ambiguidades que possam comprometer o entendimento da frase.

Considerações finais

A taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes para a avaliação da qualidade das campanhas de marketing. 

Fácil de ser calculada, é possível aumentar o número de conversões de modo simples, sem esquecer de analisar periodicamente cada uma das iniciativas e campanhas!