Por: Redação

20 de abril de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

Com as implicações que o Coronavírus está trazendo para a maioria das empresas, o marketing será, sem dúvida, um recurso importante para passar por esse momento de incertezas. 

A pandemia, que trouxe como consequência o isolamento social, implicou em uma série de prejuízos para as empresas, impactadas com o fechamento das suas portas por um período indeterminado.

Além da necessidade de se reinventar, muitas delas precisam transformar as maneiras de atuar para não perder os seus clientes e, ao mesmo, tempo evitar a demissão em massa de seus funcionários.

Os serviços essenciais como os supermercados, as farmácias e outros tipos de comércios que fornecem elementos básicos para o dia a dia, se mantém em funcionamento. 

Já vários outros setores do mercado, que abrangem desde as empresas de injeção plástica, até as concessionárias de automóveis, tiveram modificações expressivas nas suas atividades presenciais. 

Isso inclui desde a adaptação do trabalho, alterando a rotina do presencial para o formato home office, como também na contratação de serviços de entrega, para que se possa dar continuidade na venda de produtos. 

Ou seja, o modelo de negócio de muitos empresários teve que ser repensado de maneira imediata, para que o sustento de suas famílias e o pagamento das contas pertinentes ao estabelecimento fossem mantidas. 

Sendo assim, além de reestruturar grande parte do seu modo de trabalho, as empresas terão que reforçar o seu marketing e adaptá-lo para as necessidades atuais, de modo a conseguir manter-se em atividade. 

Se você quer saber como tomar as melhores decisões em relação à publicidade do seu negócio para sobreviver à crise, siga na leitura deste artigo e saiba como conduzir o marketing da sua empresa em meio à pandemia. 

O marketing em tempos de crise

Se o marketing já é um elemento fundamental para o sucesso de muitas empresas em tempos normais, quem dirá em épocas de crise. 

Por meio de ações coordenadas de divulgação, um estabelecimento consegue atingir resultados excelentes, aumentando as suas vendas, fortalecendo a sua marca e garantindo mais visibilidade no mercado. 

O uso de uma estratégia devidamente pensada é o melhor meio de atingir os objetivos de publicidade de um negócio, seja ela para promover o lançamento de um produto, tal como um espelho bisotado, ou para avisar aos seus clientes sobre uma promoção da empresa. 

De fato, o marketing se tornou um dos pilares de qualquer estabelecimento, justamente porque ele atua no contato com o público-alvo de uma marca, para que as pessoas possam conhecer mais sobre os produtos ou serviços oferecidos. 

Todo esse cenário é verificado em tempos comuns do mercado. Afinal, o número de concorrentes dentro de um segmento pode ser grande, o que exige técnicas para se destacar e atrair clientes. 

Mas, em tempos de crise, isso é ainda mais sério.

É pelo uso do marketing que uma empresa conseguirá se manter visível para o seu público e poderá se comunicar com ele, diminuindo os prejuízos que já são inevitáveis durante a pandemia. 

Seja pela perda de parte do faturamento, seja por precisar realizar demissões para diminuir os custos da empresa, é essencial tomar medidas para amenizar os impactos da quarentena. 

Por isso, algumas estratégias importantes para o momento são:

  • Estabelecer prioridades;
  • Estudar o seu mercado;
  • Buscar alternativas;
  • Colocá-las em prática;
  • Investir em marketing.

Ao estabelecer as prioridades, você consegue visualizar melhor o cenário do seu negócio. 

Na sequência, é estudando o seu mercado que você vai entender melhor quais são as alternativas encontradas para o momento de crise. 

Saber onde as empresas concorrentes estão investindo, pesquisar os nichos de mercado que estão aplicando estratégias válidas e adaptá-las para o seu negócio é essencial.

Depois de entender o que será feito, é preciso planejar como o marketing pode ser adaptado para que o seu negócio se mantenha ativo. 

Como adaptar o marketing da sua empresa durante a pandemia

No cenário atual, é muito comum que as empresas tenham que lidar com situações atípicas, que exigem uma postura diferente do habitual. 

Um público mais sensível, informações de grande impacto e o cumprimento de leis ou decretos impostos na região onde a empresa está localizada, são alguns exemplos vistos nos últimos dias. 

Por isso, o marketing feito em tempos de crise precisa ser estruturado de maneira cautelosa, para que o público seja atingido de modo natural e eficiente. 

1 – O marketing e o gerenciamento de crise 

É muito comum que as empresas passem por momentos difíceis em sua trajetória. A pandemia do Coronavírus certamente será uma delas, o que exige conhecimento e atitudes estratégicas. 

O marketing pode ser uma das ferramentas utilizadas no gerenciamento de crises do estabelecimento, encontrando meios de melhorar as suas vendas e investir em ações de publicidade. 

Isso porque é possível criar campanhas para fortalecer a marca, mostrando o comprometimento e a atuação da empresa em momentos como este. 

Dessa maneira, o gerenciamento da crise presente no cenário econômico atual é mais eficaz, ajudando a superar as dificuldades impostas pela quarentena. 

2 – O marketing para divulgar promoção de produtos

Uma das estratégias mais promissoras em meio a crise é fazer promoções do seus produtos, tornando o preço de um produto como um termo higrômetro digital atrativo para os clientes. 

As chamadas desse tipo de publicidade podem estar relacionadas ao momento atual, de maneira a passar para o cliente que a empresa está empenhada em melhorar as condições de pagamento do item, para que o consumidor possa adquiri-lo.

Sabendo que o cenário do Coronavírus está resultando no aumento do número de desempregados, os estabelecimentos que reforçarem o seu discurso e oferecerem promoções vantajosas para o seu público, certamente conseguirão fazer mais vendas. 

Além de trazer benefícios para o negócio, conseguindo atender aos pedidos do cliente, a empresa mostra-se solidária ao momento.

Por isso, é essencial montar uma ação de marketing bem estruturada, que possa ser vista pelos seus consumidores e alavanque as suas vendas. 

3 – O marketing e o relacionamento com o público

O marketing de relacionamento é uma das frentes que deve receber um cuidado extra em tempos de Coronavírus. 

Se antes o seu estabelecimento já investia em campanhas de fidelização do público e se preocupava em manter um contato mais próximo com os clientes, essas ações devem ser reforçadas, e podem ser feitas de diferentes maneiras, por exemplo:

  • Enviando e-mails marketing;
  • Realizando telefonemas periódicos;
  • Enviando correspondências;
  • Fazendo postagens nas redes sociais;
  • Entre outras.

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais simples e funcionais para entrar em contato com os seus clientes e se manter à disposição deles durante a pandemia. 

Além disso, pode ser interessante fazer contatos telefônicos. Dessa maneira, o cliente se sente acolhido e valorizado pela sua empresa. 

O envio de correspondências é uma maneira interessante de marcar presença na rotina do seu público. 

Oferecer brindes nesse momento também pode ser uma maneira de fazer o marketing de relacionamento ser ainda mais marcante. 

Também é essencial investir na atuação nas redes sociais. Afinal, essas plataformas são o meio mais rápido de ser visto pelo público, gerando maior engajamento e alcance para a empresa.

4 – O marketing e as redes sociais

Utilizar as diferentes plataformas sociais para divulgar a sua empresa nesse tempo de Coronavírus é uma das estratégias mais práticas do marketing. 

Afinal, com a quarentena decretada em diferentes estados do país, o número de usuários que estão navegando nas redes sociais é cada vez maior. 

Por isso, se você já apostava na divulgação de produtos ou serviços nos seus perfis das principais redes, pode ser o momento ideal para adaptar as suas publicações e reforçar as boas práticas de higiene e os cuidados para evitar uma contaminação. 

Além disso, ao criar publicações ou investir em anúncios nas redes, certamente os resultados com o marketing do seu negócio serão muito mais efetivos. 

Não se esqueça, principalmente, de utilizar essas plataformas para interagir com os seus clientes e oferecer os seus serviços. As redes sociais podem ser grandes aliadas em tempos de crise. 

5 – O marketing e as parcerias

Construir boas parcerias durante a quarentena pode ser uma estratégia eficaz de marketing, resultando em maior visibilidade para o seu negócio e no crescimento das suas vendas. 

Planejar ações conjuntas para garantir o recebimento de estoques, reduzir os custos com o envio dos produtos ou oferecer brindes aos clientes, pode fazer com que empresas parceiras se apoiem e consigam se manter competitivas no mercado. 

Essa pode ser uma solução bastante eficiente, já que permite que o público-alvo de uma marca tenha acesso a outra, e também consuma os seus produtos, aumentando a sua carteira de clientes. 

O cenário atual mostra a necessidade de adaptar o marketing do seu negócio para a sua sobrevivência. Por isso, implemente ações na sua empresa que possam gerar melhores resultados e ajudar na superação deste momento de crise mundial.