Por: Bruno Guerra

14 de dezembro de 2020 Marketing Digital Nenhum Comentário

Chegamos ao mês de dezembro e sabe o que isso quer dizer? Que é hora de falarmos sobre as tendências de marketing digital para o ano que vem!

Afinal, faltam poucos dias para 2021 e em um ano tão desafiador como está sendo 2020, se preparar e ficar por dentro das mudanças e novidades do setor é fundamental.

Sendo assim, no artigo de hoje, nós separamos para você as principais tendências de marketing digital para 2021!

Por isso, se você quer saber quais são elas e como o seu negócio pode aproveitá-las para conseguir mais vendas e clientes, é só continuar acompanhando o artigo.

Principais tendências de Marketing Digital para 2021

Como sabemos, o ano de 2020 está sendo completamente atípico por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19).

E nos últimos meses, muitas mudanças e transformações foram notadas nos hábitos de consumo

Portanto, levando isso em consideração, nós separamos a seguir as principais tendências de marketing digital para 2021. Veja!

Conteúdos gerados pelos usuários

Muitos consumidores gostam de participar, de interagir e de se envolver com as marcas que compram. 

Por isso, as empresas em 2021 precisam saber aproveitar essa participação dos usuários, bem como os conteúdos que são gerados por eles.

Cada vez mais os consumidores atuam como influenciadores e embaixadores das marcas, principalmente com o uso das redes sociais.

Chatbots e atendentes virtuais

É inegável que a IA (inteligência artificial) e a automação estarão cada vez mais presentes em estratégias de marketing digital.

E neste contexto estão os chatbots e as atendentes virtuais, que ajudam os consumidores fornecendo-lhes informações e respostas para suas dúvidas e perguntas.

Sabe quando você acessa um site ou uma rede social e automaticamente abre uma caixa de bate-papo no canto da tela? Pois então, esses são os chatbots.

Quer outro exemplo? A Lu do Magalu! Ela é a assistente e influenciadora virtual mais conhecida do Brasil.

Conteúdos interativos

Como dissemos mais acima, o consumidor moderno gosta de se relacionar e de interagir com as empresas das quais ele compra. E sabe qual é uma ótima maneira de estimular isso? Investindo em conteúdos interativos!

Sendo assim, procure adicionar em seu site, blog ou rede social elementos interativos, que façam com que as pessoas se envolvam com a sua empresa, de modo que elas interajam, tirem dúvidas e aprendam algo com a sua organização.

Alguns exemplos são: jogos, questionários, pesquisas, vídeos interativos, concursos, sorteios, ferramentas de calculadora online, etc.

Os usuários na internet estão ficando entediados com postagens básicas de blog e conteúdos estáticos. 

Por isso a importância dos conteúdos interativos. Eles não apenas promovem mais engajamento, mas também melhoram a diversão do usuário. 

Além disso, este tipo de conteúdo está diretamente ligado à personalização – ao permitir que os usuários respondam por si próprios ou tenham sua opinião ouvida, eles sentem uma conexão mais pessoal com a marca.

Experiência do Usuário (UX)

Se a sua empresa tem um site, um blog ou um aplicativo você precisa se preocupar com a experiência que os usuários terão nesses ambientes. Isto é, eles precisam ter uma experiência fluida, agradável e interessante.

Isso porque, se o seu site, blog ou aplicativo é lento, trava, não é bem estruturado, não possui informações úteis e de qualidade, os usuários simplesmente sairão dele e não o acessarão mais por conta da experiência ruim que tiveram.

Marketing móvel

marketing móvel

Cada vez mais os consumidores fazem pesquisas e compras por meio de seus smartphones. Por isso, investir no marketing móvel, isto é, no marketing pensado e adaptado para esses dispositivos é fundamental!

Não adianta investir somente em estratégias e ações que funcionem bem apenas em computadores e notebooks. Assim, ao fazer isso, você estará diminuindo e muito o alcance e potencial da sua empresa.

Pesquisa por voz

Outra tendência que a sua empresa precisa ficar de olho em 2021 é a pesquisa por voz.

Isso porque, devido ao uso de smartphones e de assistentes virtuais como a Alexa, Cortana, Google Assistente e a Siri, as pessoas estão cada vez mais fazendo pesquisas por voz, isto é, elas falam com seus dispositivos em vez de digitar.

Vídeos

Os vídeos já estão presentes em nosso dia a dia há um bom tempo, porém a tendência para 2021 é que eles cresçam ainda mais, principalmente por conta de novos formatos que foram bastante explorados este ano.

Quer dois exemplos? As lives (transmissões ao vivo) e os vídeos curtos (presentes no TikTok e nos stories/Reels do Instagram).

Portanto, se você quer que eu seu negócio cresça em 2021 e tenha mais visibilidade, invista em vídeos, seja no YouTube, Instagram, Facebook ou outra rede social.

Imagens e vídeos têm grande apelo com o público.

Aumento nos investimentos

Por conta da pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente a uma nova realidade, muito mais digital e conectada.

E a tendência para o ano que vem é que cada vez mais empresas aumentem seus investimentos em estratégias digitais, dada a importância que elas têm no sucesso de qualquer negócio hoje em dia. 

Esse é um caminho sem volta!

Ferramentas e softwares nacionais tendem a ganhar força

Quem trabalha com marketing digital, utiliza diariamente diversas ferramentas e softwares para fazer análises, publicar conteúdos, avaliar dados e métricas, criar sites, landing pages e muito mais!

Porém, com a alta do dólar e de outras moedas estrangeiras, muitas empresas já estão buscando opções e alternativas brasileiras, que recebam pagamentos em reais.

Só para você ter uma ideia, uma ferramenta que custa US$ 99,00 por mês, ao converter em reais atualmente, dá mais de R$ 500,00!

Por isso, essa é outra tendência importante para deixar no radar ano que vem.

Home office para profissionais de marketing digital

home office tendência

O home office é uma modalidade de trabalho que já existe há anos, porém, devido à pandemia, ele ganhou ainda mais força e inúmeros profissionais passaram a trabalhar de suas casas desde o mês de março.

E a tendência para o ano que vem é que ele continue presente em muitas empresas, principalmente nas que trabalham com marketing digital.

Isso porque, redatores, designers, programadores, analistas de redes sociais, etc., podem muito bem exercer suas funções de maneira remota, isto é, sem ter a necessidade de ir até um escritório para trabalhar. 

Muitas organizações e também profissionais da área já observaram isso e pretendem continuar com essa modalidade de trabalho para os próximos anos.

Inclusive, tal modalidade permite que empresas contratem ótimos profissionais, mesmo que eles estejam longe, em outro país ou Estado, por exemplo.

Estratégias que permanecerão fortes em 2021

Até o momento nós apresentamos para você as principais tendências de marketing digital para 2021.

No entanto, há outras estratégias de marketing digital que já são consolidadas e que continuarão sendo extremamente importantes para o seu negócio no ano que vem, são elas:

Considerações finais

Ao longo deste artigo você pôde conhecer as principais tendências de marketing digital para 2021, bem como as estratégias que continuarão sendo extremamente relevantes para o ano que vem.

Com isso, você já pode começar a preparar a sua empresa para 2021, de modo a conseguir mais clientes e melhores resultados!

E então, a sua empresa está pronta para 2021?