Por: Bruno Guerra

8 de janeiro de 2020 Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

Muitos bancos do Brasil estão usando novas estratégias para manter os seus clientes antigos. Com o surgimento de bancos digitais, as instituições financeiras antigas começaram a ficar mais abaladas e a mudar as suas estratégias.

Porém, só uma cara nova para o banco não é o suficiente, ele precisa trazer mais inovações para que seus clientes fiquem no banco. E, nesse texto, vamos entender quais as estratégias de marketing digital que os bancos do Brasil estão usando para manter seus clientes antigos e também, conquistar novos clientes.

Muitos acham que por ser um setor de prestação de serviço, não precisa tanto assim de estratégias de marketing, mas estão enganados. Os bancos do Brasil são um setor de suma importância, pois o seu desempenho pode impactar brutalmente na economia do país.

Nos bancos do Brasil, o marketing foi introduzido não como forma de marketing comum ou como conceito de marketing, mas como marketing de vendas e promoção.

De fato, para vencer a concorrência, os bancos estão investindo cada vez mais em propagandas que mostram o lado humano. Essa estratégia faz com que a promoção que o banco oferece, seja mais direta ao usuário.

O que é o marketing bancário e quais as suas características?

O marketing bancário é um serviço especializado não só por pertencer ao setor terciário, mas também por apresentar características do marketing que não são apresentados em outros pontos dos setores. Como sabemos, a competitividade entre os bancos do Brasil está cada vez maior e com isso, eles passam a reconhecer mais o bom relacionamento com os seus clientes. Usando a forma de fidelização como uma boa estratégia de marketing.

De fato, esse segmento foi o primeiro a notar que precisa ter um bom relacionamento com o cliente, para que ele permaneça usando os recursos do banco. Trazer isso para o marketing foi a maior jogada dos bancos do Brasil nos últimos tempos.

Trouxemos alguns pontos característicos desse marketing, para que você possa entender melhor sobre o que estamos falando.

Encontros de serviço

Podemos considerar os encontros de serviços como o atendimento ao cliente e as máquinas de autoatendimento que existem nos bancos.

Vamos explicar melhor, muitas pessoas odeiam ir ao banco por conta da sua espera em filas de atendimento, ou até mesmo, funcionários que não atendem às suas necessidades. De fato, isso pode acarretar muitos problemas para o futuro do banco, fazendo com que o cliente até deixe de usar os serviços.  

Dessa maneira, fazer com que os funcionários deixem o cliente mais a vontade e fazendo de tudo para atender os seus problemas, é uma das formas de marketing que existem nos bancos do Brasil.

Marketing de relacionamento

O marketing de serviço é o processo de fazer com que o cliente fique o mais satisfeito possível, ao usar os serviços do banco. Portanto, a relação entre banco e cliente, começa muito antes dele se tornar, de fato, um cliente do banco.

Muitas instituições acabam ganhando os seus clientes quando eles ainda não clientes. Digamos que o melhor marketing é o boca a boca, ou seja, se alguém fala que foi bem tratado no banco, com ótimas condições e atendimento sempre que possível, a outra pessoa começa a despertar interesse. É a conhecida “recomendação”.

De fato, o marketing está composto em diversas áreas das nossas vidas, inclusive nas mais burocráticas. Os bancos do Brasil estão cada vez mais aptos a exercer o marketing em suas instituições, trazendo uma boa experiência para o cliente, proporcionando ótimos momentos, para que ele fique em sua carteira.

Por fim, se uma instituição hoje não tem um bom marketing, é provável que a tendência dela é perder cada vez mais clientes.