Por: Eder

18 de julho de 2023 Marketing Digital Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 3 minutos

Símbolo de arroba e-mail

Longe vão os tempos em que a comunicação à distância entre duas pessoas era difícil e demorada. Hoje em dia, com o advento da internet e, consequentemente, do e-mail, a comunicação tornou-se instantânea e praticamente em tempo real. Com a internet o mundo tornou-se menor e várias barreiras foram derrubadas.

Entretanto, com o aparecimento dos dispositivos móveis e com a democratização das ligações sem fios, passamos a estar conectados quase em permanência. E, com isso, a internet tornou-se indispensável nas nossas vidas. É por isso que já não conseguimos viver sem ela, alterando significativamente as nossas vidas, nomeadamente como trabalhamos, como comunicamos e até como consumimos.

O e-mail é assim uma ferramenta fundamental nas nossas vidas, já que é uma forma altamente eficiente e econômica de comunicar com terceiros. E tanto empresas como particulares beneficiam largamente do e-mail, até porque esta é também uma importante forma de aumentar e melhorar a sua segurança online. Por isso, é fundamental percebermos como o nosso endereço eletrônico é quase uma extensão do eu na internet e quais os seus benefícios para o dia-a-dia, tanto pessoalmente como profissionalmente.

Para que serve o e-mail?

Afinal de contas, para que serve o endereço de e-mail? Este é então uma ferramenta muito importante nas transações online, que pode ser utilizado para enviar mensagens para os seus amigos e familiares, para se autentificar junto de determinados sites e para aumentar a sua segurança online. Além disso, o e-mail é também uma importante ferramenta de marketing digital, que pode ser usado para enviar newslatters, anúncios e outras ofertas comerciais. Até existem aplicativos dedicados apenas a isso. O Mailchimp é provavelmente o mais conhecido, mas existem várias alternativas ao Mailchimp que são tão ou mais válidas ainda.

Assim, a comunicação é, de longe, a principal função do e-mail, permitindo a troca de mensagens entre pessoas ou o envio de informação online. O e-mail veio, por isso, substituir o correio tradicional, sendo mais rápido e eficiente. Além disso, o e-mail é também uma eficaz forma de promoção, tendo-se tornado rapidamente num aliado de peso das marcas e empresas. O marketing digital é mesmo uma das áreas que mais tem crescido no mundo virtual.

Graças ao seu elevado grau de segurança, o e-mail é ainda uma importante ferramenta para comunicação interna em empresas ou instituições, onde as pessoas podem trocar informação de forma privada. E é por isso que é também uma importante ferramenta de segurança online, que serve para os usuários se autentificarem em vários sites ou plataformas digitais, garantindo que os seus dados pessoais são verdadeiros e que não está interagindo por interposta pessoa ou com identidade falsa.

As vantagens e as desvantagens do e-mail

Como é óbvio, são vários os benefícios do e-mail. No entanto, como em tudo na vida, também existem algumas desvantagens na utilização esta ferramenta. É no balanço entre umas e outras que reside a verdadeira importante do endereço eletrônico. Comecemos então pelas vantagens e logo por uma das mais importantes: o e-mail é uma ferramenta praticamente gratuita e sem custos associados.

Mas não só. Além disso, o e-mail é também muito intuitivo, permitindo ser utilizado por qualquer pessoa. É ainda 100 por cento inclusivo e acessível, é organizado, é eficiente e até uma ferramenta amiga do ambiente, já que ajuda a reduzir o consumo de papel e outros materiais descartáveis. Contudo, existem também algumas desvantagens.

Uma delas prende-se mesmo com a sua facilidade de utilização. Por ser tão simples de usar, o e-mail faz com que, por vezes, envie mensagens por engano a terceiros sem verificação. Além disso, como qualquer ferramenta digital, o e-mail está também sujeito a ataques de piratas informáticos, podendo colocar a sua privacidade em risco. E, claro, uma das maiores vantagens prende-se com o facto de ser um dos locais online mais usados para a disseminação de vírus e de mensagens de spam. Por isso, é aconselhado a que qualquer usuário utilize o e-mail com discrição, sensatez e responsabilidade.