Por: Eder

18 de julho de 2023 Marketing Digital Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 3 minutos

Símbolo de arroba e-mail

Longe vão os tempos em que a comunicação à distância entre duas pessoas era difícil e dbalenciaga day pink aiyuk jersey hh mellény női westie nyaklánc amplificador altavoces grand panier en osier plage Belgium sport expander biker boots adidas zx flux adv asym white steakpfanne Austria von dutch cap projektor állvány hp 203 toner hp 203 toner alianzas el corte ingles emorada. Hoje em dia, com o advento da internet e, consequentemente, do e-mail, a comunicação tornou-se instantânea e praticamente em tempo real. Com a internet o mundo tornou-se menor e várias barreiras foram derrubadas.

Entretanto, com o aparecimento dos dispositivos móveis e com a democratização das ligações sem fios, passamos a estar conectados quase em permanência. E, com isso, a internet tornou-se indispensável nas nossas vidas. É por isso que já não conseguimos viver sem ela, alterando significativamente as nossas vidas, nomeadamente como trabalhamos, como comunicamos e até como consumimos.

O e-mail é assim uma ferramenta fundamental nas nossas vidas, já que é uma forma altamente eficiente e econômica de comunicar com terceiros. E tanto empresas como particulares beneficiam largamente do e-mail, até porque esta é também uma importante forma de aumentar e melhorar a sua segurança online. Por isso, é fundamental percebermos como o nosso endereço eletrônico é quase uma extensão do eu na internet e quais os seus benefícios para o dia-a-dia, tanto pessoalmente como profissionalmente.

Para que serve o e-mail?

Afinal de contas, para que serve o endereço de e-mail? Este é então uma ferramenta muito importante nas transações online, que pode ser utilizado para enviar mensagens para os seus amigos e familiares, para se autentificar junto de determinados sites e para aumentar a sua segurança online. Além disso, o e-mail é também uma importante ferramenta de marketing digital, que pode ser usado para enviar newslatters, anúncios e outras ofertas comerciais. Até existem aplicativos dedicados apenas a isso. O Mailchimp é provavelmente o mais conhecido, mas existem várias alternativas ao Mailchimp que são tão ou mais válidas ainda.

Assim, a comunicação é, de longe, a principal função do e-mail, permitindo a troca de mensagens entre pessoas ou o envio de informação online. O e-mail veio, por isso, substituir o correio tradicional, sendo mais rápido e eficiente. Além disso, o e-mail é também uma eficaz forma de promoção, tendo-se tornado rapidamente num aliado de peso das marcas e empresas. O marketing digital é mesmo uma das áreas que mais tem crescido no mundo virtual.

Graças ao seu elevado grau de segurança, o e-mail é ainda uma importante ferramenta para comunicação interna em empresas ou instituições, onde as pessoas podem trocar informação de forma privada. E é por isso que é também uma importante ferramenta de segurança online, que serve para os usuários se autentificarem em vários sites ou plataformas digitais, garantindo que os seus dados pessoais são verdadeiros e que não está interagindo por interposta pessoa ou com identidade falsa.

As vantagens e as desvantagens do e-mail

Como é óbvio, são vários os benefícios do e-mail. No entanto, como em tudo na vida, também existem algumas desvantagens na utilização esta ferramenta. É no balanço entre umas e outras que reside a verdadeira importante do endereço eletrônico. Comecemos então pelas vantagens e logo por uma das mais importantes: o e-mail é uma ferramenta praticamente gratuita e sem custos associados.

Mas não só. Além disso, o e-mail é também muito intuitivo, permitindo ser utilizado por qualquer pessoa. É ainda 100 por cento inclusivo e acessível, é organizado, é eficiente e até uma ferramenta amiga do ambiente, já que ajuda a reduzir o consumo de papel e outros materiais descartáveis. Contudo, existem também algumas desvantagens.

Uma delas prende-se mesmo com a sua facilidade de utilização. Por ser tão simples de usar, o e-mail faz com que, por vezes, envie mensagens por engano a terceiros sem verificação. Além disso, como qualquer ferramenta digital, o e-mail está também sujeito a ataques de piratas informáticos, podendo colocar a sua privacidade em risco. E, claro, uma das maiores vantagens prende-se com o facto de ser um dos locais online mais usados para a disseminação de vírus e de mensagens de spam. Por isso, é aconselhado a que qualquer usuário utilize o e-mail com discrição, sensatez e responsabilidade.