Por: Redação

22 de abril de 2020 Empreendedorismo, Eventos, Marketing Digital, Mazag, Vídeo Nenhum Comentário

O webinar é uma novidade para grande parte das empresas. No entanto, saiba que esse tipo de conteúdo pode contribuir e muito para o crescimento dos negócios, principalmente porque ajuda o público-alvo a conhecer mais sobre o mercado, os produtos e serviços.

De maneira geral, o webinar é caracterizado como um seminário online em vídeo, que pode ser gravado ou ao vivo, permitindo a interação da audiência por chat.

Ou seja, é um ótimo material para geração de conteúdo aprofundado, e para o compartilhamento de informações relevantes sobre a empresa.

Além do mais, os vídeos são ótimos recursos de marketing. 

De acordo com dados da State of Video Marketing, cerca de 95% dos usuários assistem um vídeo para entender melhor sobre um produto ou serviço; e 81% compram algo depois de ver o conteúdo audiovisual.

A pesquisa também mostrou que 72% das pessoas preferem consumir um conteúdo em vídeo. Afinal de contas, os materiais audiovisuais conseguem transmitir informações de maneira mais fácil do que em comparação com um texto.

Por esse motivo, a produção de webinars tem feito parte das estratégias de marketing digital de diversas empresas. 

Mas então, qual é real a importância do webinar para os negócios?

O artigo de hoje busca responder essa questão, mostrando como essa estratégia pode fazer a diferença no marketing das organizações.

Ficou interessado (a)? Então acompanhe a leitura!

O webinar

O webinar, também chamado de webinário, é uma videoconferência, que pode ser usada para objetivos comerciais, profissionais ou educacionais.

Por tratar do aprofundamento de diversos temas, esse formato de material ganhou destaque dentro do marketing de conteúdo, especialmente para leads que estão em etapas mais avançadas do funil de vendas.

Público

A produção do webinar depende diretamente do público que se deseja atingir, bem como da capacidade técnica das empresas.

Porém, hoje em dia é possível transmitir um webinar apenas com o auxílio de uma webcam, em diferentes plataformas, como YouTube, Skype e Facebook.

Quanto ao público, é necessário adequar a linguagem do conteúdo conforme a audiência, além de levar em conta os conhecimentos prévios do cliente.

Por exemplo, ao falar de chave fim de curso em um webinar, vale a pena perceber que esse é um produto usado majoritariamente por indústrias, portanto, há a necessidade do emprego de termos mais técnicos.

E por tratar-se de um seminário online, os participantes são previamente convidados para assistir o webinar e, durante a transmissão, o público pode enviar dúvidas e interagir com os apresentadores.

Estratégia para vendas

O webinar também pode ser usado em abordagens mais diretas, incluindo ações de compra, quando se fala em um determinado produto ou serviço.

Esse tipo de estratégia é ótima para lidar com os leads (potenciais clientes) que estão quase realizando a compra, já que os vídeos podem influenciar muito nessa decisão.

Os seminários online também ajudam no relacionamento com o cliente, pois ao oferecer conteúdos exclusivos e permitir a interação em tempo real, é possível enriquecer a experiência dos usuários, aumentando a fidelização do público.

webinar para negócios

E quais as vantagens do webinar para empresas?

O webinar tem se mostrado uma estratégia cada vez mais benéfica para as empresas. Tanto que o material já é usado por 25% das marcas que investem em marketing de conteúdo. 

Abaixo, separamos as principais vantagens do webinar. Confira!

1 – Ajuda na geração de leads

Para transformar usuários em leads, é necessário oferecer conteúdos que agreguem valor e tenham relevância, para que assim as pessoas sintam confiança na empresa e possam fornecer algum tipo de contato.

Nesse sentido, um webinar pode ser uma ferramenta muito eficaz na atração do interesse da audiência, já que o conteúdo permite a interação com os usuários, além de ser uma maneira mais fácil de entender sobre um tema.

Imagine que você deseja falar sobre outsourcing de impressão sp, um processo muito específico voltado ao ramo de etiquetas. Para muitas pessoas, pode ser difícil entender sobre o tema com um artigo, cheio de termos técnicos.

Sendo assim, para converter usuários que buscam por esse tipo de temática, o webinar aparece como uma alternativa, pois as pessoas podem saber mais sobre o serviço, através de uma palestra ao vivo.

2 – Promove o engajamento do público

O engajamento é uma das métricas mais importantes dentro do marketing digital. Isso porque ele mede o potencial da sua publicação em termos de interação com o público, ou seja, o quanto a sua audiência reagiu ao seu material.

O webinar é uma estratégia poderosa de engajamento, pois além de possibilitar a participação dos usuários ao vivo, também cria uma forte conexão entre a marca e os consumidores.

Ao responder dúvidas ao vivo, a empresa tem a oportunidade de mostrar o seu conhecimento sobre o assunto e, dessa forma, se estabelecer como autoridade no mercado. 

Como consequência, as pessoas têm mais confiança no seu negócio, o que torna mais fácil a atração de leads.

Portanto, em conjunto com o engajamento, o webinar ajuda na qualificação dos potenciais clientes, sendo possível conduzi-los até as etapas finais do funil de vendas.

3 – Grande alcance de audiência

Os seminários são velhos conhecidos das salas de aula, devido ao seu alto potencial educativo. 

Para as empresas, eles se tornaram um instrumento para educar o mercado, bem como os colaboradores, a respeito do negócio, produto ou serviço.

Por exemplo, o webinar pode ser usado para divulgar algo inédito, como os novos materiais de limpeza para empresas, desenvolvidos com alta qualidade e ótimo desempenho.

Mas, diferentemente dos tradicionais seminários, o webinar consegue ultrapassar os limites geográficos e alcançar diferentes públicos. Tudo isso, graças à internet.

Assim, mesmo pessoas que estão longe da sua empresa podem acompanhar o webinar e se interessar pelo seu produto ou serviço, gerando assim, cada vez mais leads e ampliando a presença de mercado.

webinar para empresas

E como empresas podem fazer um webinar?

Diante de todas as vantagens dos webinários, não é de se espantar que as empresas estão buscando incorporá-los dentro das estratégias de marketing. Mas, como fazer isso?

Planejamento

Em primeiro lugar, o webinar não pode ser feito sem planejamento. Por isso, a empresa precisa:

  • Definir o tema tratado no material;
  • Escolher o apresentador ou os apresentadores adequados;
  • Estabelecer um tempo para o webinar;
  • Definir o melhor horário e data da apresentação.

Persona

Além do mais, é fundamental basear a criação do conteúdo conforme a persona, isto é, a representação do cliente ideal, segundo as informações disponíveis sobre o público-alvo.

Com isso, é possível montar um material mais direcionado e assertivo, que irá atingir realmente as pessoas interessadas no seu negócio, produto ou serviço.

Design

É recomendável ter atenção ao design da apresentação. Separe um tempo para testar diferentes tipos de cores, fontes e imagens que deixam o seu webinar agradável e chamativo, causando uma boa impressão aos espectadores.

Plataforma

Também é importante definir a plataforma onde o webinar será apresentado. Afinal, cada canal possui sua especificidade, portanto, é necessário verificar o suporte relacionado a cada mídia e adequar o planejamento do material.

Roteiro

Outra ponto que pode ajudar na produção do webinar é a elaboração de um roteiro. 

Mesmo que em transmissões ao vivo, com participação aberta ao público, seja difícil estabelecer algo fechado, o roteiro ajuda a organizar melhor as ideias, para que o tema central não se perca.

A dica de estrutura de um roteiro é:

  • Fazer uma pequena introdução (até 5 minutos);
  • Falar um pouco sobre a história pessoal (5 minutos);
  • Começar a apresentação principal (25 a 30 minutos);
  • Finalizar com sessão de perguntas e respostas.

Dica para o final do webinar

As empresas também podem usar os 5 minutos finais do webinar para ofertar um produto ou serviço, bem como sugerir que a audiência assine uma lista de e-mails exclusiva, ou pedir qualquer outra ação como curtir uma página nas redes sociais, entre outros.

Divulgação

Para que o seu webinar tenha sucesso, também é preciso investir em uma divulgação do material. 

Neste momento, vale a pena abusar da criatividade para o uso das redes sociais, com chamadas para o seminário online, ou até mesmo vídeos curtos, que cativem os usuários e colaborem com o tráfego orgânico.

Considerações finais

O webinar está cada vez mais ganhando espaço nas estratégias de marketing digital das empresas. 

Além de promover o engajamento do público, os seminários online são extremamente educativos, sendo possível orientar a audiência a respeito do seu negócio.

Por conta disso, os webinários dividem os espaços com artigos em blog, bem como outras estratégias de compartilhamento, como anúncios em redes sociais e produção de conteúdo web.

No entanto, para que os resultados sejam ainda mais positivos, é imprescindível realizar uma boa divulgação para atrair tráfego orgânico e, assim, tornar o seu negócio mais conhecido no mercado!