A importância do Marketing Digital

Devido à grande presença digital na vida humana, seja nas relações pessoais ou de trabalho, a comunicação tem sido algo primordial. Por esse motivo, mais do que nunca, os profissionais de marketing precisam inovar para conhecer melhor o seu público e conquistá-lo da forma correta. A estudante de Jornalismo Michele Menuncio, realizou uma entrevista com João Paulo Rosa, 36 anos, formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Administração de Empresas, que atualmente é um dos sócios-fundadores da Agência Mazag e é, sobretudo, um amante do mercado de marketing digital. Confira:

  1. Como começou sua carreira no mundo do marketing?

Comecei junto com meu sócio Marcelo, ele na verdade já era do Marketing eu entrei com o background em Administração, pois tinha acabado de fazer minha pós-graduação.

  1. Você já tinha planos de fundar uma agência?

Não, tinha planos de ter um negócio próprio, mas não uma agência em específico.

  1. Quais são os passos fundamentais que uma empresa precisa dar para ingressar no marketing digital?

Se a empresa já tem um produto/serviço consolidado em seu mercado atual e está em busca de novos negócios, a internet pode ajudar muito para conseguir novos clientes, o passo inicial é ter um website que mostre todo o potencial da empresa, com conteúdo e imagens exclusivas do negócio.  Este é o passo mais importante, em seguida, pensar em estratégias nos canais de veiculação, como Google e Facebook.

  1. Qual é a importância de identificar seu público prioritário para se comunicar?

É de não desperdiçar dinheiro anunciando para quem não tem interesse no seu negócio, quando você consegue segmentar corretamente seu público, você otimiza sua verba de marketing.

  1. Quais são os benefícios de investir em marketing digital?

É de você conseguir mensurar seu esforço de marketing, além de conseguir segmentar muito bem seu público você consegue fazer com que eles não se esqueçam da sua marca, através de uma campanha de e-mail mkt por exemplo.

6.   Muitas pequenas e médias empresas dizem que ainda é difícil investir em mídias sociais e meios digitais. Você acredita que a internet e as redes sociais podem contribuir com os pequenos empreendedores? Como fazer sucesso com pouco investimento no marketing digital?

Sim, o maior de desafio de um pequeno empreendedor é ter um produto/serviço confiável e um processo robusto e comprovadamente ter clientes que gostem de seus produtos, isto já é meio caminho andado para conseguir mais clientes na internet. Porém, se você tem um produto/serviço que você precisa fazer alguns ajustes ainda, faça-os primeiro e depois invista em Marketing para aumentar as suas vendas. Por experiência própria, posso dizer que pequenos negócios vão bem na internet apenas quando a empresa tem total domínio do produto/serviço que oferece, muitas infelizmente não tem isto, acreditam que é só colocar um anúncio no Google e pronto, as vendas vão aumentar, mas daí depois descobre-se concorrentes muito mais preparados e é isto que precisa ser feito, ter uma estratégia competitiva bem delineada.

  1. E como é possível saber se as estratégias adotadas estão dando certo?

Absolutamente, é possível medir tranquilamente o ROI (Retorno Obtido sobre Investimento) em todas as campanhas.

  1. Há um interesse dos clientes para entender melhor as ferramentas e como elas atuam?

Sim, porém existe muito cliente que prefere pensar na estratégia do negócio dele e contratar uma agência de confiança que ajude a operar as ferramentas. Os relatórios mensais são uma ferramenta poderosa para melhorar a campanha em conjunto com os clientes.

  1. Quais são os desafios que a Agência Mazag mais encontra?

Atender prazos cada vez mais apertados dos nossos clientes e campanhas desafiadoras. Como não gostamos de perder uma negociação, estamos sempre olhando nosso processo de trabalho de forma a melhorá-lo sempre.

  1. Atualmente, se fala muito em Marketing Empreendedor. Ele sempre existiu dentro das organizações ou realmente se tornou relevante nos últimos anos?

Na verdade eu não conhecia este termo! (risos!). Porém existe um outro termo que descreve como um profissional deve ser, seja em qual área do negócio ele atua, seja em marketing, vendas, operações etc. Este termo foi criado por um famoso professor de administração chamado Peter Drucker. É o trabalhador do conhecimento, é aquele tipo de trabalhador que muito mais que realizar sua atividade diária ele procura sempre inovar como melhorar a sua rotina com foco no cliente e feliz por executar o trabalho que este se propôs a desenvolver.

  1. Existe uma dica para não errar na hora de colocar um plano de marketing em prática?

Sim, é seguir o plano de marketing aquele descrito pelo Kotler mesmo, quanto mais completo você conseguir fazer seu plano, mais preparado para o mercado o seu produto/serviço estará.

  1. Você acredita que as novas gerações empreendedoras já enxergam toda esta importância do marketing para seus negócios?

Com a evolução da mídia tradicional para mídias digitais, houve um barateamento no investimento de marketing que as empresas fazem para atingir um mesmo resultado seja em mídia tradicional (jornais / televisão)  ou mídias digital (Google / Facebook), isto fará com que as empresa deem mais valor em marketing pois os custos vem abaixo ano a ano.

  1. Qual é a sua aposta para o futuro do marketing digital no Brasil?

Que as pessoas irão querer saber cada vez mais sobre os produtos que querem comprar antes de comprá-lo, isto obrigará as empresas a falar muito mais sobre os seus produtos e investir cada vez mais em marketing de conteúdo para o seu negócio.