Por: Bruno Guerra

8 de julho de 2021 Empreendedorismo, Marketing Digital, Negócios Nenhum Comentário

Em um mundo cada vez mais conectado, toda empresa que tem o objetivo de crescer e fechar cada vez mais negócios, precisa investir na sua presença digital.

Isso porque, ao fazer esse investimento, há um aumento no alcance e na visibilidade da marca, são gerados canais de comunicação, interação, relacionamento e engajamento, e há a possibilidade de se mostrar relevante e confiável aos clientes em potencial!

Então, sabendo o que é presença digital e como ela pode ser construída, você consegue potencializar (e muito) os resultados do seu negócio na internet, de modo a atrair e fidelizar cada vez mais clientes, além, claro, de vender mais.

Portanto, se você quer saber mais sobre este assunto e descobrir como ter uma presença digital de qualidade, que ajuda a sua marca a se destacar da concorrência, confira todas as dicas e informações que separamos neste artigo.

O que é presença digital e como construí-la

A presença digital é a forma como a sua empresa se posiciona nos canais digitais — site, blog, e-mail, redes sociais, etc. 

Porém, isso não significa que criar um perfil no Instagram, por exemplo, é o suficiente para ter uma boa presença digital. 

Na verdade, você precisa de planejamento e estratégias certas, métodos bem definidos para aparecer bem, para ser relevante para a sua audiência.

Sendo assim, para construir a sua presença digital é fundamental que você:

  • Tenha clareza sobre quem é o seu público-alvo;
  • Escolha os melhores canais de comunicação e relacionamento;
  • Utilize e configure esses canais da melhor maneira possível;
  • Defina a linguagem, o tom de voz da sua marca;
  • E, principalmente, gere conteúdos de valor.

Entenda melhor sobre cada tópico a seguir:

Público-alvo

Você tem clareza sobre quem é o seu público-alvo e a sua persona? Você sabe onde eles mais estão na internet e quais canais costumam utilizar? Você tem informações detalhadas e suficientes para saber quem são eles? 

Conhecer muito bem o seu público-alvo e a sua persona precisa ser a sua primeira ação na construção de uma presença digital forte.

Não faça considerações ou coloque ações em prática com base em “achismos”. Tenha dados, informações concretas que facilitem as suas estratégias.  

Canais

Ter presença em redes sociais, como o Instagram e o Facebook, é uma ação importante para qualquer negócio, afinal de contas, milhões de pessoas acessam esses canais diariamente, inclusive, clientes e potenciais clientes.

Porém, você não pode depender apenas das redes sociais para construir a presença digital do seu negócio. 

E sabe por quê? Porque elas possuem certas limitações, por exemplo, você não pode fazer alterações e personalizações, como acontece em caso de um site ou um blog. 

Com um site ou um blog você tem muito mais liberdade e possibilidades para explorar, afinal, esses canais são seus, você pode customizá-los, estruturá-los e utilizá-los como quiser.

Além disso, nas redes sociais a sua empresa sofre “interferências” das próprias plataformas. Cada uma delas possui algoritmos específicos que podem impactar nos seus resultados e nas entregas dos seus posts.

Portanto, para ter uma presença digital forte, ter mais alcance e contato com os seus clientes e potenciais clientes, esteja nas redes sociais, mas não esqueça dos outros canais como site, blog, e-mail, WhatsApp e Telegram.

Até porque, estes canais permitem um contato mais direto com seu público-alvo, tornando a relação cliente-empresa muito mais próxima e eficaz.

Utilização e configuração dos canais

Todos os canais citados anteriormente, possuem diversos recursos e configurações a serem feitas.

Então, por exemplo, ao escolher o Instagram como um dos canais da sua empresa, configure-o da melhor maneira possível, coloque todas as informações na descrição, na bio e deixe a página sempre completa e atualizada.

Aproveite todos os recursos e possibilidades que os canais digitais têm a oferecer para o seu negócio. Faça deles uma vitrine, um belo cartão de visitas que irá atrair cada vez mais consumidores.

Linguagem/tom de voz

Após escolher e configurar os canais que a sua empresa estará na internet, é hora de pensar em como será o tom de voz, isto é, a linguagem utilizada por ela.

Afinal, você precisa fazer isso para conseguir traduzir, por meio de ações, publicações, interações, etc., os valores, os princípios e a essência do seu negócio.

Dessa forma, haverá uma conexão maior com o seu público-alvo, de modo que a sua empresa estará falando para as pessoas certas e de uma forma que elas, de fato, entendam e se identifiquem.

Você precisa pensar, com muito cuidado, com a sua empresa irá se comunicar, se posicionar e se expressar com clientes e potenciais clientes.

Conteúdos de valor

Por fim, além de seguir as dicas anteriores, outra ação essencial para você construir uma presença digital de qualidade é gerar conteúdos de valor.

Isso porque, é por meio destes conteúdos que você irá atrair, converter e fidelizar clientes.

Hoje, quando uma pessoa quer comprar um produto, contratar um serviço, tirar uma dúvida ou saber mais sobre um assunto, ela “dá um Google” ou acessa o YouTube, por exemplo.

Então, a sua empresa precisa entender isso para gerar conteúdos ricos, úteis e valiosos para o seu público-alvo. 

Você precisa pensar em como você pode ajudar e agregar valor para os seus consumidores. E para fazer isso há diversas possibilidades. Por exemplo, a sua empresa pode:

  • Publicar artigos no blog.
  • Fazer posts dando dicas no Instagram e Facebook;
  • Produzir infográficos;
  • Enviar e-mails com informações relevantes;
  • Produzir e-books;
  • Publicar vídeos no YouTube;
  • Etc.

Opção é o que não falta. E o mais recomendado é que você varie esses formatos, então um dia você posta um texto, outro dia posta uma imagem, depois um vídeo e assim por diante.

O impulso para a presença digital da sua empresa

Até o momento você descobriu o que é presença digital e como você pode construí-la para o seu negócio, certo?

Agora, além de fazer isso, existe um investimento que será responsável por impulsionar os seus resultados na internet e fazer com que a sua presença digital seja ainda mais qualificada…

Sabe qual é? Nós te dizemos! É o marketing digital!

Isso porque, o marketing digital consiste em um conjunto de estratégias e ações que são feitas no ambiente online, de modo a gerar resultados cada vez melhores para qualquer negócio, como mais alcance, visibilidade e vendas.

Então, construa a sua presença digital e utilize o marketing digital para impulsioná-la!

Você pode investir desde ações nas redes sociais, até campanhas de e-mail marketing, publicidade online (anúncios), otimizações de SEO e muito mais!

E então, pronto para criar a presença digital da sua empresa? 

Esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham sido úteis para você. E caso você precise de uma agência de marketing digital para ajudar no posicionamento e nos resultados online da sua empresa, entre em contato conosco!