Se você é dono de uma empresa e quer melhorar os seus resultados online, além de investir em estratégias de marketing digital, você precisa levar em consideração a experiência do usuário!
Isso porque, hoje, ela é fundamental para atrair e fidelizar cada vez mais clientes! Sem ela, as chances de alcançar seus objetivos e suas metas são bem menores…
Mas afinal, o que é a experiência do usuário e o que você deve fazer para que ela seja a melhor possível?
É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje! Portanto, continue acompanhando-o para saber tudo de mais importante sobre o assunto.
A experiência do usuário
A experiência do usuário ou User Experience (UX), é um termo que surgiu lá na década de 90 com o norte-americano Donald Norman e, basicamente, consiste em um conjunto de fatores e elementos que fazem com que um usuário na internet tenha uma percepção positiva ou negativa em relação ao seu site, blog ou aplicativo.
E por que ela é tão importante?
Porque se você tem um site, um blog ou um app e quer que mais clientes o acessem e comprem nele/peçam orçamentos, você precisa se preocupar em fornecer a melhor experiência do usuário.
Até porque, clientes satisfeitos têm muito mais chances de voltar e solicitar um serviço novamente ou efetuar uma outra compra – isso vale tanto para o mundo real quanto virtual.
Exemplos
Se você tem um site lento, difícil de navegar, que não funciona bem em celulares e tablets e que não é visualmente agradável, como é que os usuários e potenciais clientes irão se sentir quando acessarem ele? Será que a experiência será boa? Provavelmente não.
Por isso, se preocupar com a experiência que os usuários terão em seu site é essencial, seja pelo desktop (computador e notebook) ou dispositivos móveis (tablets e celulares).
Isso porque, caso não tenham uma boa experiência, simplesmente fecharão o site e acessarão outro que seja melhor. E não é isso que você quer, certo?
Além disso, um outro exemplo para ressaltar a importância da experiência do usuário (agora na vida real), é sobre idas ao banco.
Quem gosta de ir ao banco? Quem gosta de ficar esperando horas na fila e, quando finalmente é chamado, tem um atendimento ruim e que às vezes sequer resolve seu problema? Ninguém, não é verdade?
Inclusive, não é à toa que os bancos digitais estão ganhando cada vez mais destaque e espaço entre os consumidores. Eles inovaram e estão conseguindo proporcionar uma experiência bem melhor do que bancos tradicionais.
Sendo assim, o que fazer para proporcionar uma melhor experiência aos usuários?
1. Aparência (design e layout)
Sabe aquela história de “a primeira impressão é a que fica”? Pois então, para muitos usuários na internet isso é levado em consideração.
Por isso, o primeiro ponto que você deve se atentar em relação ao seu site é como está a interface dele.
- Como está o layout?
- E o design?
- As cores estão sendo bem trabalhadas?
- As imagens são de qualidade?
- Há uma harmonia entre os elementos?
- É apropriado para o público-alvo?
- É intuitivo?
- Há interatividade?
- Ele é visualmente agradável?
Tudo isso precisa ser levado em consideração, pois influencia diretamente na maneira como um usuário avalia seu site.
2. Usabilidade e organização
Junto com a aparência, vem a usabilidade, afinal, não basta ter um site visualmente bonito, ele precisa ser funcional também, isto é, os usuários precisam navegar nele de maneira fluida, sem grandes dificuldades e obstáculos.
Além disso, o seu site precisa ser organizado, ou seja, ele precisa ter um menu bem feito, categorias e subcategorias (se necessário) e uma estrutura que seja fácil para os usuários encontrarem o que procuram.
3. Conteúdo
Outro aspecto fundamental que você deve se atentar em relação ao seu site é sobre os conteúdos presentes nele.
Isso porque, os usuários querem informações úteis, relevantes e de qualidade, que de alguma forma os ajude e esclareça dúvidas.
Além do mais, é importante verificar questões gramaticais e de ortografia para que o site não possua erros.
Até porque, qual é a impressão que um site cheio de erros passa a quem o acessa? Provavelmente não é muito boa, certo?
4. Otimizações e técnicas de SEO
Você já ouviu falar em SEO? Se não, confira a nossa página de consultoria SEO, nela nós separamos as principais informações a respeito desta importante estratégia de marketing digital!
Mas para adiantar, o SEO basicamente consiste em um conjunto de técnicas e otimizações que são feitas em seu site e/ou blog para que ele fique bem posicionado no Google.
E por que o SEO é uma estratégia tão relevante para a UX? Porque, além de ajudar o seu site/blog a ter mais tráfego e conversões orgânicas, ele contribui para uma melhor experiência do usuário, tanto no site/blog em si quanto nos conteúdos que estão presentes nele.
Vale a pena se aprofundar nesta estratégia!
Métricas e dados
Para que tudo isso que dissemos ao longo do artigo seja colocado em prática, é de suma importância que sejam feitas análises de métricas e dados, por exemplo, no Google Analytics, Google Search Console, entre outras ferramentas.
Dessa forma, você terá números que mostram o que está dando certo e o que precisa ser melhorado em seu site. Tenha em mente que a experiência do usuário não deve ser baseada em “achismos”.
Portanto, para concluir:
- Avalie métricas e dados de maneira regular;
- Conheça muito bem o seu consumidor;
- Utilize a linguagem adequada;
- Tenha um site com design responsivo;
- Produza conteúdos de valor;
- Desenvolva processos simples;
- Realize testes A/B;
- Utilize bons CTAs;
- Peça feedbacks;
- E forneça sempre um atendimento de qualidade.
Dessa forma, você estará levando a experiência do usuário a um outro nível, o que, consequentemente, vai:
- Ajudar o seu site a converter visitantes em clientes;
- Causar uma boa impressão;
- Gerar maior engajamento;
- E fidelizar usuários que passarão a interagir e a comprar mais da marca.
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