Por: Bruno Guerra

19 de outubro de 2020 Marketing Digital, Negócios, SEO, Sites, Vendas Nenhum Comentário

Se você é dono de uma empresa e quer melhorar os seus resultados online, além de investir em estratégias de marketing digital, você precisa levar em consideração a experiência do usuário!

Isso porque, hoje, ela é fundamental para atrair e fidelizar cada vez mais clientes! Sem ela, as chances de alcançar seus objetivos e suas metas são bem menores…

Mas afinal, o que é a experiência do usuário e o que você deve fazer para que ela seja a melhor possível?

É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje! Portanto, continue acompanhando-o para saber tudo de mais importante sobre o assunto.

A experiência do usuário

A experiência do usuário ou User Experience (UX), é um termo que surgiu lá na década de 90 com o norte-americano Donald Norman e, basicamente, consiste em um conjunto de fatores e elementos que fazem com que um usuário na internet tenha uma percepção positiva ou negativa em relação ao seu site, blog ou aplicativo.

E por que ela é tão importante?

Porque se você tem um site, um blog ou um app e quer que mais clientes o acessem e comprem nele/peçam orçamentos, você precisa se preocupar em fornecer a melhor experiência do usuário.

Até porque, clientes satisfeitos têm muito mais chances de voltar e solicitar um serviço novamente ou efetuar uma outra compra – isso vale tanto para o mundo real quanto virtual.

Exemplos

Se você tem um site lento, difícil de navegar, que não funciona bem em celulares e tablets e que não é visualmente agradável, como é que os usuários e potenciais clientes irão se sentir quando acessarem ele? Será que a experiência será boa? Provavelmente não. 

Por isso, se preocupar com a experiência que os usuários terão em seu site é essencial, seja pelo desktop (computador e notebook) ou dispositivos móveis (tablets e celulares).

Isso porque, caso não tenham uma boa experiência, simplesmente fecharão o site e acessarão outro que seja melhor. E não é isso que você quer, certo?

Além disso, um outro exemplo para ressaltar a importância da experiência do usuário (agora na vida real), é sobre idas ao banco. 

Quem gosta de ir ao banco? Quem gosta de ficar esperando horas na fila e, quando finalmente é chamado, tem um atendimento ruim e que às vezes sequer resolve seu problema? Ninguém, não é verdade? 

Inclusive, não é à toa que os bancos digitais estão ganhando cada vez mais destaque e espaço entre os consumidores. Eles inovaram e estão conseguindo proporcionar uma experiência bem melhor do que bancos tradicionais.

Sendo assim, o que fazer para proporcionar uma melhor experiência aos usuários?

1. Aparência (design e layout)

Sabe aquela história de “a primeira impressão é a que fica”? Pois então, para muitos usuários na internet isso é levado em consideração.

Por isso, o primeiro ponto que você deve se atentar em relação ao seu site é como está a interface dele. 

  • Como está o layout? 
  • E o design? 
  • As cores estão sendo bem trabalhadas? 
  • As imagens são de qualidade? 
  • Há uma harmonia entre os elementos? 
  • É apropriado para o público-alvo?  
  • É intuitivo?
  • Há interatividade?
  • Ele é visualmente agradável?

Tudo isso precisa ser levado em consideração, pois influencia diretamente na maneira como um usuário avalia seu site.

2. Usabilidade e organização

Junto com a aparência, vem a usabilidade, afinal, não basta ter um site visualmente bonito, ele precisa ser funcional também, isto é, os usuários precisam navegar nele de maneira fluida, sem grandes dificuldades e obstáculos.

Além disso, o seu site precisa ser organizado, ou seja, ele precisa ter um menu bem feito, categorias e subcategorias (se necessário) e uma estrutura que seja fácil para os usuários encontrarem o que procuram.

3. Conteúdo

Outro aspecto fundamental que você deve se atentar em relação ao seu site é sobre os conteúdos presentes nele.

Isso porque, os usuários querem informações úteis, relevantes e de qualidade, que de alguma forma os ajude e esclareça dúvidas.

Além do mais, é importante verificar questões gramaticais e de ortografia para que o site não possua erros.

Até porque, qual é a impressão que um site cheio de erros passa a quem o acessa? Provavelmente não é muito boa, certo?

experiência do usuário para empresas

4. Otimizações e técnicas de SEO

Você já ouviu falar em SEO? Se não, confira a nossa página de consultoria SEO, nela nós separamos as principais informações a respeito desta importante estratégia de marketing digital!

Mas para adiantar, o SEO basicamente consiste em um conjunto de técnicas e otimizações que são feitas em seu site e/ou blog para que ele fique bem posicionado no Google.

E por que o SEO é uma estratégia tão relevante para a UX? Porque, além de ajudar o seu site/blog a ter mais tráfego e conversões orgânicas, ele contribui para uma melhor experiência do usuário, tanto no site/blog em si quanto nos conteúdos que estão presentes nele.

Vale a pena se aprofundar nesta estratégia!

Métricas e dados

Para que tudo isso que dissemos ao longo do artigo seja colocado em prática, é de suma importância que sejam feitas análises de métricas e dados, por exemplo, no Google Analytics, Google Search Console, entre outras ferramentas.

Dessa forma, você terá números que mostram o que está dando certo e o que precisa ser melhorado em seu site. Tenha em mente que a experiência do usuário não deve ser baseada em “achismos”. 

Portanto, para concluir:

  • Avalie métricas e dados de maneira regular;
  • Conheça muito bem o seu consumidor;
  • Utilize a linguagem adequada;
  • Tenha um site com design responsivo;
  • Produza conteúdos de valor;
  • Desenvolva processos simples;
  • Realize testes A/B;
  • Utilize bons CTAs;
  • Peça feedbacks;
  • E forneça sempre um atendimento de qualidade.

Dessa forma, você estará levando a experiência do usuário a um outro nível, o que, consequentemente, vai:

  • Ajudar o seu site a converter visitantes em clientes;
  • Causar uma boa impressão;
  • Gerar maior engajamento;
  • E fidelizar usuários que passarão a interagir e a comprar mais da marca.