Investir em iscas digitais nas suas ações e estratégias de marketing, é algo extremamente relevante se você está em busca de mais leads para o seu negócio.
Isso porque, essa estratégia, assim como na pesca, está relacionada a atrair e fisgar. Porém, em vez de peixes, clientes em potencial!
E para te ajudar nessa captura, nós separamos no artigo de hoje nada menos do que 9 exemplos de iscas digitais para você investir e, assim, gerar mais leads ao seu negócio. Mas antes…
O que são iscas digitais
Basicamente, as iscas digitais são formas de atrair clientes em potencial pela internet. Como? Oferecendo conteúdos/materiais gratuitos em troca de um e-mail, telefone, número do WhatsApp ou outro meio de contato.
Por exemplo, você pode oferecer um e-book sobre um assunto extremamente valioso e útil para o seu público e, em troca, para conseguir o acesso a ele, as pessoas precisam preencher um formulário com:
- Nome;
- E-mail;
- Telefone/Celular;
- Cidade;
- E profissão.
Assim, você gera valor para a pessoa que tem interesse no conteúdo/material, afinal, ele está sendo disponibilizado gratuitamente, e você ainda consegue algumas informações importantes sobre a pessoa para poder entrar em contato posteriormente.
Ou seja, é uma estratégia que funciona na base da troca. É um “ganha-ganha” tanto para quem disponibiliza o material, quanto para quem quer ter acesso a ele – normalmente, para essas ações, são utilizadas páginas de captura, conhecidas como landing pages.
E agora que você já está por dentro do conceito de iscas digitais, vamos, de fato, aos exemplos!
Iscas digitais para captar leads: 9 exemplos que funcionam
Isca 1: e-book/guia
De todas as iscas digitais disponíveis atualmente, o e-book/guia é uma das principais.
Isso porque, trata-se de um material rico, completo e que será útil para a pessoa que irá consumi-lo. São páginas e páginas de conteúdos detalhados e de qualidade.
E justamente por ser algo tão valioso e que está sendo disponibilizado gratuitamente, que as pessoas (os leads) se interessam e não se importam de colocar informações como e-mail e telefone para ter acesso a ele.
Isca 2: infográfico
Os infográficos, assim como o e-book/guia, estão relacionados a conteúdos úteis e de qualidade para o seu público-alvo. Porém, o que os difere é a diagramação.
Isso porque, um infográfico é uma peça mais visual e dinâmica, que não foca apenas no texto em si. Ele tem outros elementos.
Neste link, você pode conferir um exemplo de infográfico, no qual trata justamente sobre sua importância.
Isca 3: webinar
Um webinar, basicamente, é um seminário online em vídeo, que pode ser feito tanto de maneira gravada quanto ao vivo, e que lhe permite interagir com quem está acompanhando.
Nele, você ou alguém da sua empresa, pode dar um “aulão” sobre um determinado tema para sua audiência, isto é, seu público, e claro, desde que faça sentido para ele.
E para conseguir os leads nesse caso, você pode divulgar a sua página de captura (landing page) em todos os seus canais online – site, redes sociais, e-mail, etc., para que assim as pessoas acessem ela e informem seus dados para poder participar do webinar.
Isca 4: estudos/pesquisas
Em muitos mercados, ter acesso a estudos e pesquisas é algo realmente atrativo e interessante, afinal, com esse tipo de material é possível verificar/analisar números, dados, porcentagens, entre outras métricas e resultados.
Por isso, outra isca digital que você pode investir para gerar mais leads ao seu negócio, são os estudos/pesquisas.
Isca 5: aulas gratuitas
Que tal dar algumas aulas gratuitas sobre um assunto de interesse para o seu público?
Você pode, por exemplo, dar um “intensivão” de três aulas e só quem se inscrever (colocando nome, e-mail e telefone), terá acesso às aulas.
Assim, você conseguirá informações de contato de potenciais clientes (leads) e, aproveitando isso, você pode, posteriormente, entrar em contato com eles e oferecer, por exemplo, um curso, algo que seja mais completo (e pago).
Você pode utilizar uma abordagem como “gostou do nosso intensivão gratuito? Pois saiba que ele é apenas uma introdução, uma prévia do nosso curso completo sobre tal assunto”.
Isca 6: cupons
Quem não gosta de ganhar um cupom de desconto hoje em dia? Todo mundo adora, não é verdade? Afinal, a pessoa que o receber pagará menos por um produto e/ou serviço.
Sendo assim, outra isca que você pode usar para atrair leads e fechar mais negócios, são os cupons de desconto.
Você pode divulgar, por exemplo, que quem se inscrever em um formulário X, nas próximas X horas, vai ganhar um cupom de 20% de desconto para usar em sua empresa.
Isca 7: teste gratuito
Assim como as aulas gratuitas, outra isca que você pode investir são os testes gratuitos, por exemplo, de ferramentas, softwares e/ou plataformas.
- “Utilize nossa ferramenta gratuitamente por 7 dias”.
- “Experimente o software X e veja como pode ser muito mais fácil gerenciar o seu negócio”.
- “Preencha este formulário simples e ganhe 30 dias de uso grátis da nossa plataforma”.
Você provavelmente já viu algo do tipo, certo?
Isca 8: modelo de planilha
Para facilitar e automatizar processos, diversas pessoas recorrem a uma ou mais planilhas.
Por isso, que tal disponibilizar uma planilha gratuita sobre algo que vai ajudar o seu público-alvo?
Por exemplo, se a sua empresa está no nicho de finanças, por que não disponibilizar uma planilha sobre gastos pessoais e/ou investimentos?
E claro, para que a pessoa tenha acesso a ela e consiga fazer o download da planilha, ela terá que preencher um formulário com os campos “nome”, “e-mail” e “telefone”.
Observação: essa mesma isca vale para templates (modelos prontos para serem utilizados) e para checklists – isca bastante útil principalmente para quem trabalha no nicho de viagens e marketing digital.
Isca 9: quiz
Finalizando a nossa lista de iscas digitais, temos o quiz.
E por que ele? Porque além de ser uma forma de entretenimento e diversão, o quiz instiga as pessoas a participarem. Ou seja, ele ajuda a atrair e a engajar leads.
Além do mais, hoje, com o Instagram Stories, por exemplo, é muito fácil colocar esta estratégia em prática.
Agora conte para a gente: qual ou quais dessas iscas digitais você pretende adotar em seu negócio?
Nenhum Comentário