8 de Maio: Dia do Profissional de Marketing

Você sabia que hoje, dia 8 de maio, é comemorado o Dia do Profissional de Marketing? Pois é! A data tem como objetivo homenagear os profissionais que trabalham nesta importante área e por isso, nós, da Agência Mazag, fizemos este conteúdo especial para você entender melhor sobre esse mundo. Veja!

O que faz um profissional de Marketing?

Basicamente, o profissional de Marketing é responsável por criar e vender ideias. Além disso, desenvolve projetos e principalmente estratégias, com o objetivo de ajudar empresas a melhorarem a sua posição no mercado de trabalho.

E não se trata apenas de propaganda, mas sim de conhecer os consumidores, quais são as suas motivações de compra, como é o seu comportamento, qual a imagem que eles têm de um determinado produto, quais são os melhores canais de distribuição e muito mais!

Sendo então um profissional que precisa estar sempre informado e atualizado sobre a situação do mercado e das novas ferramentas para que possa encontrar a melhor solução em relação aos desejos de seus clientes.

Formação acadêmica

Para trabalhar com Marketing, além da formação acadêmica que leva o mesmo nome, o profissional desta área pode ser formado também em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Letras e Administração.

Principais habilidade que o profissional de Marketing deve ter

  • Foco centrado no cliente;
  • Visão estratégica;
  • Visão analítica;
  • Criatividade;
  • Conhecimento de Marketing de Conteúdo.

Marketing tradicional x Marketing digital

A área de marketing passou e ainda passa por constantes mudanças e evoluções. Sendo assim, os profissionais precisam estar antenados e capacitados para enfrentar os novos desafios.

Antigamente, o Marketing tradicional era o que mais funcionava e a atuação estava ligada aos comerciais em TV, rádio, impressos, placas e brindes.

Porém, com o avanço da tecnologia e o surgimento da internet, o Marketing digital passou a ser um caminho mais efetivo e relevante para empresas conquistarem seu espaço e aumentarem o número de clientes e vendas.

Principais estratégias de Marketing Digital

  • Inbound marketing (atração, conversão, fechamento e fidelização);
  • Site institucional;
  • SEO (otimizações para ferramentas de busca);
  • Produção de Conteúdo;
  • Links patrocinados (Google Ads);
  • Gestão de Redes sociais;
  • Campanhas de email marketing;
  • Criação de landing pages.

Agora você está por dentro do que faz um profissional de Marketing e qual a importância dele para as empresas! E caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações sobre algum serviço, não deixe de entrar em contato conosco!