Por: Redação

19 de março de 2021 Marketing Digital Nenhum Comentário

Em um mercado que cresce a cada dia, aliar o marketing digital com e-commerce é uma questão de sobrevivência.

Afinal, a internet é um verdadeiro mercado online, onde há possibilidade de comprar quase tudo sem precisar sair de casa. 

Além disso, o público tem se sentido mais confortável em comprar de lojas virtuais. Até porque, são inúmeras as vantagens que o e-commerce oferece. 

Sendo assim, o conhecimento das tecnologias digitais e de estratégias de marketing digital no e-commerce é algo fundamental atualmente. 

E dominar isso tornará o seu e-commerce mais presente online e irá melhorar a competitividade do mercado digital!

Marketing digital e e-commerce: contexto da Covid-19

A pandemia do novo coronavírus potencializou ainda mais o crescimento do e-commerce a partir de 2020, quando a segurança nas compras passou a ser um critério fundamental. 

Dessa forma, as pessoas começaram a recorrer ainda mais ao mercado digital!

E para disputar espaço nesse mercado de forma competitiva, quem tem um negócio online deve se atentar às estratégias de Marketing Digital no e-commerce, para criar abordagens eficientes, e alavancar as vendas para o negócio.

Abaixo, listamos 7 maneiras eficazes de como aliar o marketing digital no e-commerce. 

7 dicas para alinhar o marketing digital e o e-commerce

1. Geração de conteúdos relevantes

A qualidade do conteúdo publicado na web é fundamental para uma boa estratégia de Marketing Digital no e-commerce. 

Dessa forma, para se destacar no meio digital, o qual oferece tantas informações de forma simultânea, é preciso inovação, criatividade e qualidade no conteúdo.

Não adianta criar várias publicações, se o conteúdo não agrega nada interessante. 

Isso porque, os clientes, ou possíveis novos clientes, não se interessam por um conteúdo que não acrescente, ou que esteja disponível em qualquer lugar. 

Portanto, para ter sucesso no negócio digital é preciso investir em conteúdos ricos, úteis e valiosos.

Relacionamento e interação

A vantagem da internet é que ela permite estabelecer um relacionamento com o público, aumentando o engajamento nas redes, conquistando e fidelizando clientes. 

Dessa forma, como é possível ter interação direta com o público, vale a pena investir em conteúdos mais atraentes, que saiam do padrão das campanhas publicitárias tradicionais. 

Assim, é uma boa estratégia publicar dicas de uso de um produto e vídeos com instruções sobre produtos, bem como outros conteúdos que permitam a interação dos clientes, para despertar o interesse do público.

2. Parcerias com influenciadores digitais

Uma estratégia importante de marketing digital no e-commerce para fazer com que a marca fique mais conhecida, ou para alavancar as vendas, é procurar parcerias com influenciadores digitais famosos.

Isso porque, as contas das redes sociais desses influenciadores em plataformas como Youtube, Instagram, entre outras, recebem muitas visualizações, pois possuem muitos seguidores. 

Dessa forma, ao estabelecer uma parceria, é possível oferecer um cupom de desconto para ser divulgado na página do influenciador, com a finalidade de direcionar o tráfego para o seu e-commerce. 

Então, com o aumento das visualizações, as vendas provavelmente também irão aumentar. 

Com isso, um desconto advindo de um cupom será aplicado para as compras que vierem por meio desse canal, de modo que é possível também mensurar o impacto da estratégia nas vendas.

3. Faça promoções em datas comemorativas

Disponibilizar descontos e promoções é uma estratégia eficiente de marketing digital no e-commerce. Uma boa sugestão é aproveitar as datas comemorativas para oferecer e divulgar esses descontos.

Os descontos são sempre bem-vindos para novos e antigos clientes, e podem ser oferecidos por diferentes meios, como em site de descontos, e-mails, redes sociais, ou no próprio site da loja.

É possível configurar uma janela no site que ofereça um desconto para a primeira compra, de modo que o cliente será incentivado a navegar pelo site e conhecer os produtos. Além disso, também é um incentivo para realizar a primeira compra e experimentar, de fato, o produto vendido. 

Em contrapartida, os cupons de descontos podem ser oferecidos por categoria, quando são direcionados para alguns produtos, ou um desconto específico disponível para toda a loja. 

A sugestão para os descontos por categoria, é oferecer descontos para os produtos mais populares, e não apenas para os que estão vendendo menos. Assim, é possível aumentar as vendas.

Do mesmo modo, também é interessante oferecer esses cupons de desconto nas datas comemorativas, tanto nas datas comerciais, quando a maioria das outras lojas também estará oferecendo descontos, quanto em datas comemorativas menos comerciais como, por exemplo, o aniversário da loja.

Além disso, é uma boa estratégia de Marketing Digital no E-commerce, oferecer descontos especiais para compras que tenham um valor específico como, por exemplo, oferecer descontos ou frete grátis em compras acima de determinado valor.

4. Premiar e fidelizar os clientes 

Fidelizar clientes é algo muito importante para qualquer negócio e as estratégias de marketing digital no e-commerce podem contribuir para esse processo.

Manter os clientes que já conquistou é mais fácil e mais vantajoso do que conquistar novos. 

Por isso, é importante tratar muito bem os clientes que já conquistou, para que eles se sintam realmente importantes para a empresa e possam voltar a comprar. 

O custo de conversão para esse público é bem menor, visto que eles já tiveram um contato com a loja.

Além disso, um cliente satisfeito também ajudará na divulgação da loja ao indicar para amigos e familiares.

Para isso, uma boa sugestão é disponibilizar descontos especiais para quem já comprou no site, oferecendo descontos e vantagens como recompensa por ser um cliente fiel. 

Há também a possibilidade de oferecer ofertas personalizadas, enviando mensagens de e-mail ou para o telefone do cliente. 

5. E-mail Marketing

O e-mail marketing é um tipo de estratégia de marketing digital que visa manter um relacionamento via e-mail com os clientes. 

Por meio deste e-mail, é possível fazer com que suas campanhas cheguem a todos os clientes, a menos que caia na caixa de Spam.

Sendo assim, é fundamental enviar e-mails com uma certa regularidade para que os clientes não se esqueçam da marca. 

Porém, é recomendado não ser invasivo demais, enchendo as caixas de e-mail dos clientes enviando vários e-mails semanais. 

Além disso, é importante ter atenção para a qualidade do material enviado, utilizando um título atrativo, fornecendo um conteúdo relevante e de valor.

6. Utilize as mídias digitais

As mídias digitais são essenciais para o marketing digital no e-commerce. 

Por isso, é importante focar em conteúdos de qualidade, e que promovam interação com o público. 

Uma boa estratégia é fazer publicações e sugerir que as pessoas compartilhem e marquem amigos para vê-la. 

Além disso, também vale a pena investir nas publicações patrocinadas, nas quais um valor é pago para que o conteúdo tenha maior alcance.

7. Site rápido e responsivo

É importante considerar que muitas pessoas acessam a internet hoje em dia exclusivamente por smartphones. 

Por isso, os sites e blogs precisam ter layouts responsivos que se adaptem bem a esse tipo de dispositivo. 

Muitas pessoas usam celulares em locais que a internet não tem bom sinal e muitos têm pacotes de dados limitados. Portanto, é importante também ter sites leves e rápidos para facilitar o seu acesso.

E, além de ter um site com boa visualização em smartphones, também vale a pena criar um aplicativo para e-commerce, de modo a aumentar ainda mais os canais disponíveis para agregar clientes.

Assim, ao aliar essas estratégias de marketing digital no e-commerce, aumentará substancialmente o número de acessos ao site, ampliando as chances de maior reconhecimento da loja virtual e das vendas!