4 Canais de Marketing Poderosos Para Aumentar os Lucros da Sua Empresa

Existem certos canais de marketing atualmente que são bastante poderosos para ajudar a sua empresa a aumentar os lucros, sabia? Afinal, as vendas não são feitas somente por causa de um bom produto ou serviço.

Na realidade, as vendas são feitas com muita dedicação, trabalho em equipe – e estratégias de marketing bem definidas! 

O que dizem as suas vendas? Seu negócio está bem ou em declínio? Se você estiver achando que falta algo e que precisa melhorar, então é hora de dar uma olhada nos seus esforços de marketing.

Momento atual do seu marketing

O que você está fazendo agora pelo seu marketing e o que as análises dizem que você está obtendo de seus esforços? 

Se não parecer tão bom, talvez você não esteja usando os canais de marketing certos para sua empresa. Ou talvez você até esteja usando, mas não da maneira mais eficaz.

Por isso, a partir de agora você irá conferir os principais canais de marketing para usar em suas estratégias e assim ajudar a sua empresa a aumentar o número vendas e de clientes. Boa leitura!

Principais canais de marketing

Antes de você conhecer os canais, é importante ressaltar que para uma campanha de marketing integrada, é interessante usar uma combinação desses canais para obter os melhores resultados. 

E isto inclui desde canais presenciais, até canais online para que dessa forma você possa atender e vender para seus clientes onde quer que eles estejam.

1) Redes sociais

Use as redes sociais não apenas para se conectar com seu público, mas também para fazer negócios

Os anúncios em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn são uma ótima maneira de obter visibilidade diante de clientes atuais e potenciais. 

Sendo assim, crie publicações que incentivem as pessoas a conferir um novo produto ou agendar uma demonstração. Você pode até oferecer ofertas especiais apenas através das redes sociais. 

E se você achar que uma determinada postagem está tendo um bom desempenho, aumente-a, invista mais para assim ajudá-lo (a) a alcançar ainda mais pessoas.

Além disso, ao criar anúncios em redes sociais, seja específico (a) com o público-alvo que você deseja segmentar. Ajuste a demografia de acordo com a idade, sexo, localização, interesses e mais!

2) Bate-papo ao vivo

Você já visitou um site apenas para descobrir que a seção de “Perguntas Frequentes” não foi útil? Ou talvez você não tenha conseguido encontrar exatamente o que estava procurando? E quem sabe quanto tempo levará para obter uma resposta por e-mail?

Sendo assim, ajude seus clientes oferecendo a opção de conversar ao vivo com um representante. Você pode implementar isso exibindo uma janela de bate-papo em seu site com uma mensagem de cumprimento. 

E claro, esta mensagem deve ser aberta, ou seja, você não pode dar uma resposta “sim” ou “não”. Um exemplo pode ser: “Oi! Em que posso ajudá-lo hoje?

Se você tem uma empresa grande, por exemplo, convém ter operadores disponíveis o tempo todo. Empresas menores e/ou domésticas podem ter operadores disponíveis durante o horário comercial. 

Além disso, você também pode criar um chatbot, se não deseja contratar alguém para lidar com as chamadas de atendimento ao cliente.

canais de marketing seo

3) SEO + Marketing de Conteúdo

Os esforços de otimização para os mecanismos de busca e o marketing de conteúdo devem funcionar juntos. 

Não basta selecionar palavras-chave aleatórias. Faça pesquisas para ver quais palavras-chave podem ajudar você a alcançar seus objetivos e não escreva apenas conteúdo para ter conteúdo, entende?

O melhor e mais indicado é que seu conteúdo apoie seus esforços de SEO e ofereça algo de valor aos seus leitores, que seja realmente útil!

E a melhor maneira de garantir que funcionem juntos é:

  • Definindo suas metas: você não pode iniciar o processo até saber o que deseja alcançar, como aumento de leads;
  • Pesquisando palavras-chave: para o que você deseja classificar? O que o ajudará a alcançar seus objetivos?
  • Criação de conteúdo: use palavras-chave pesquisadas, bem como termos e sinônimos para ajudar na semântica. O conteúdo deve ser de alta qualidade, original e informativo.
  • Medindo seus resultados: o que parece estar funcionando? Como estão seus rankings? Subiram? Caíram? Quão perto você está de seus objetivos – ou você os alcançou?

Lembre-se de que seu conteúdo oferece suporte ao seu SEO e ele ajuda a sua visibilidade e objetivos.

4) Conferências

Seja uma empresa B2B ou B2C, você encontrará sucesso em conferências. O melhor das conferências é que elas o colocam frente a frente com seus clientes ou possíveis clientes.

Forneça demonstrações de produtos, ofertas especiais ou brindes personalizados que manterão os clientes em potencial “ligados” por mais tempo após o término da conferência. 

Nas conferências, você pode começar a desenvolver relacionamentos reais que o ajudarão a vender seus produtos e consequentemente aumentar os lucros.

Considerações finais

Descobrir quais são os melhores canais e decidir qual conteúdo desenvolver pode ser um desafio. Por isso, ao escolher escolhê-los para comercializar sua empresa, lembre-se de:

  • Seguir seu público. Use os canais que seu público está usando, não o que é “popular”. Mesmo que o Facebook tenha mais de um bilhão de usuários, qual o benefício para você se o seu público usar principalmente o LinkedIn?
  • Selecionar os canais offline e online. Ao desenvolver sua estratégia de marketing, convém usar uma combinação de canais para segmentar seu público-alvo onde quer que eles estejam.
  • Pensar no mercado. Não se esqueça de criar campanhas integradas que usam uma variedade desses canais. Isso ajudará a fortalecer sua mensagem e a aumentar a visibilidade.

Assim, com esses canais, você poderá fortalecer seus esforços de marketing e trabalhar para aumentar as vendas. Além disso, é importante realizar uma auditoria em seu marketing atual para identificar áreas fracas e ver onde você pode implementar esses canais da melhor maneira.

E não se esqueça de medir e avaliar frequentemente o seu marketing e suas vendas para ver como eles estão indo!