10 Estratégias de Vendas Para Impulsionar Seus Resultados

Definir estratégias de vendas é um grande desafio para donos de negócios, afinal, o que é melhor para aumentar o lucro e impulsionar o número de clientes? Investir em marketing digital? Em outdoors na cidade? Em flyers e panfletos…?

Ter essa avaliação inicial pode levar um determinado tempo e não costuma ser fácil, porém se o seu objetivo é aumentar os lucros e impulsionar seus resultados, você precisa definir qual estratégia será mais viável e efetiva para atingir seu público-alvo, assim como seus objetivos!

Estratégias de vendas

Você tem um produto de qualidade, oferece um serviço útil e importante para as pessoas, no entanto, não está conseguindo muitos clientes? Ou, você não sabe como aproximar-se dos clientes da melhor maneira? Tudo bem, pois as estratégias a seguir irão te ajudar nisso. Leia com atenção e não deixe de aplicá-las para ver os resultados!

1) Tenha claro o seu negócio e entenda seu público-alvo

Comece entendendo seu nicho de negócios. Para definir e entender seu público-alvo e o seu mercado, considere as seguintes perguntas:

  • Os clientes são do sexo masculino ou feminino?
  • Têm filhos?
  • Quantos anos têm?
  • Qual o nível de escolaridade?
  • Qual a renda?
  • Sobre o mercado: Quem precisa do que você faz?
  • Quem são concorrentes?
  • Como você se diferenciaria com a oferta deles?
  • Quanto as pessoas estão dispostas a pagar? 
  • Quantas vezes os consumidores comprariam seus produtos?
  • Qual é a melhor maneira de alcançar seu público?
  • Por quanto tempo esse produto atenderá às necessidades e expectativas dos clientes?

Essas perguntas ajudarão você a definir seu público-alvo e a entender melhor seu mercado. Um conhecimento claro sobre seus clientes é a primeira coisa que você precisa ter certeza. Afinal, eles são a razão pela qual você está no negócio.

2) Ofereça soluções

Os compradores querem se conectar emocionalmente com um produto ou serviço. Eles podem pedir recursos, mas o que eles realmente estão procurando é uma solução para seus problemas e um caminho mais rápido para o sucesso. 

Eles estão procurando uma maneira de tornar sua vida mais fácil, algo para ajudá-los a concluir uma tarefa de maneira mais rápida e sem complicações.

Por isso, para realmente melhorar o desempenho de vendas, você tem que entender essa questão antes de entrar em um discurso de vendas. 

Concentre-se em entender sobre o problema ou necessidade específica do comprador. Em seguida, mostre por que seu produto ou serviço pode atender a essa necessidade. Entre na cabeça da pessoa e fale sobre como esses recursos vão mudar sua vida.

3) Construa uma lista de e-mails

Sua lista de e-mail é uma de suas ferramentas mais poderosas. Ela oferece um portal direto para as caixas de entrada de seus clientes em potencial.

Se você ainda não tiver uma, comece a coletar endereços de e-mail o quanto antes. E você não precisa recorrer a táticas de spam, você pode, por exemplo criar uma landing page para atrair os visitantes do seu site.

Quando você tem uma grande lista de e-mails, aumenta e muito suas chances de fazer uma venda. Mesmo que você tenha uma pequena taxa de abertura, ainda conseguirá atingir consumidores qualificados que possam querer comprar seus produtos digitais.

Além disso, você pode construir sua marca até que os consumidores estejam prontos para comprar. Eles se acostumarão a ver seu nome, o nome de sua empresa e suas dicas e estratégias úteis.

4) Ofereça uma experiência personalizada

Ao oferecer uma experiência personalizada aos seus clientes potenciais ou visitantes do seu site, você aumentará suas chances de fazer uma venda. 

Hoje, cada vez mais clientes, especialmente os clientes na internet, estão exigindo experiências personalizadas, únicas, que atendem às suas necessidades e interesses. 

Graças ao avanço tecnológico, até mesmo os players menores podem criar uma experiência de compra personalizada que os ajuda a capturar os interesses e as preferências dos compradores individuais. 

Aproveitando as promoções individualizadas e as experiências do usuário, você pode aumentar suas vendas. Não sabe como fazer isso? Veja este conteúdo: concentre-se na criação de experiências para o consumidor, não de páginas.

5) Solicite feedback dos clientes

Receber feedback de seus clientes é essencial para melhorar seus negócios em geral. 

Descubra maneiras de solicitá-lo. Por exemplo, você ou sua equipe de vendas pode ligar para os clientes ou enviar um e-mail com uma pesquisa (e que não seja muito extensa).

Independentemente da maneira, o importante é identificar se sua empresa está atendendo ou excedendo as expectativas do cliente. Use os comentários que você receber para aumentar suas vendas, melhorando seus produtos ou serviços.

6) Invista em imagens de qualidade

Imagens e outras mídias funcionam muito bem para suas vendas. Você pode não ter uma pessoa para apresentar ou descrever seus produtos em sua loja virtual ou no mercado de vários fornecedores. Então, como você vai contar sua história, como você pode criar um apego emocional?

É aí que surge a importância da apresentação visual; imagens, vídeos e outras formas que você escolher para apresentar seus produtos. Então, não se esqueça de investir o suficiente para ter imagens de qualidade, vídeos relevantes de seus produtos, entre outros, pois assim há mais chances de atrair clientes em potencial.

7) Desenvolva um programa de recompensas

Estamos cada vez mais familiarizados com os programas de recompensas que diversas empresas grandes possuem. 

Mas não há motivo para que uma pequena empresa também não tenha um programa deste tipo. Pode ser tão simples quanto um desconto no aniversário de um cliente ou tão elaborado quanto um sistema de pontos que recebe várias recompensas, como descontos em mercadorias ou nas próximas compras.

Feito corretamente, os programas de recompensas podem realmente ajudar a fidelizar clientes e aumentar as vendas.

8) Destaque seu produto mais popular

A promoção de um produto como “em destaque” também pode ajudá-lo a aumentar as vendas. Adicione-o à sua página inicial e a outras páginas importantes do seu site para chamar atenção.

Ao rotulá-lo de “destaque”, você envia a mensagem aos possíveis clientes de que ele é especial de alguma forma. Você pode aumentar as vendas ainda mais usando seu produto mais caro (ou segundo mais caro) como opção em destaque.

No entanto, não faça suposições. Teste produtos diferentes com rótulos “em destaque” de um mês para o outro. Coletar esses dados indicará qual estratégia gera mais resultados.

9) Peça referências e depoimentos

Seus clientes atuais também são um ótimo recurso, pois podem fornecer referências de clientes

Se você souber que um cliente está satisfeito com seus produtos/serviços, peça a ele nomes e informações de contato de outras pessoas e proprietários de empresas que podem se beneficiar com seu produto/serviço também.

Além disso, você pode pedir depoimentos aos clientes satisfeitos e, em seguida, usá-los em seu site e em e-mails de vendas ou newsletters. Sempre certifique-se de pedir permissão primeiro ao usar um depoimento de cliente.

10) Use as redes sociais e o marketing de conteúdo

Se você tem um certo número de seguidores nas redes sociais, use-as, pois são uma ótima maneira de construir sua marca e gerar potenciais leads. E caso seu negócio não esteja presente no Facebook, Instagram, Twitter… saiba que você está perdendo ótimas oportunidades.

E não veja essas plataformas somente como uma ferramenta de vendas, mas como um canal aberto para comunicação. Use-as para postar informações interessantes, compartilhar, enviar artigos importantes ou ilustrar melhor como funciona o seu negócio. As mídias sociais podem permitir que você comece a desenvolver relacionamentos com os clientes.

E ao criar relacionamentos com seus clientes por meio desses canais, você pode ter acesso a mais pessoas do que nunca.

Alguns dos benefícios do marketing de conteúdo e das redes sociais incluem:

  • Mais canais para vender seu produto;
  • Mais acesso a leads qualificados;
  • Custos mais baixos para adquirir clientes.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse nosso post recente: entenda a importância das redes sociais para empresas