Por: Bruno Guerra

11 de novembro de 2021 Marketing de Conteúdo Nenhum Comentário

No marketing digital e na publicidade, existem diversas ações e estratégias que você pode investir para atrair, persuadir e fidelizar clientes, e uma delas está relacionada ao texto publicitário!

Sendo assim, se você tem um negócio e quer que ele cresça, aumente o número de vendas e de clientes, então você não pode deixar de conferir as informações deste artigo! Elas serão de grande utilidade para você.

O que é um texto publicitário

Basicamente, o texto publicitário é um tipo de produção textual, que tem como objetivo chamar a atenção de clientes em potencial, de modo a persuadi-los para comprar determinado produto e/ou serviço.

Inclusive, você, muito provavelmente, já foi impactado por um ou mais textos publicitários, afinal, eles estão por toda parte, na TV, no rádio, na internet…

Porém, por ser algo tão comum e até natural, nem sempre é fácil identificá-lo – ainda mais se o texto for bem construído.

Por isso, a seguir, nós separamos para você quais são as principais características de um texto publicitário, bem como as melhores práticas que você deve seguir para produzi-lo!

Principais características de um texto publicitário

Criatividade

Quando falamos em negócios, diversas empresas vendem o mesmo produto e/ou serviço. E diariamente, elas buscam maneiras para atrair, converter e fidelizar clientes.

 Agora, imagine quantas mensagens, propagandas, conteúdos e anúncios são divulgados, diariamente, a respeito de um mesmo assunto, produto ou serviço?

Portanto, para sair na frente e se destacar, é fundamental trabalhar a criatividade! Caso contrário, como é que a sua empresa irá se diferenciar e chamar a atenção do público?

Promoção

Todo texto publicitário tem como objetivo promover algo – seja uma mensagem, um conceito, um produto ou um serviço. A ideia deste tipo de produção é vender.

Portanto, outra característica presente em textos publicitários é o caráter promocional.

Persuasão

Ao desenvolver um texto publicitário, você não deve focar somente em falar sobre seu produto ou serviço. Na verdade, você deve ter mais atenção ao quão persuasivo ele é.

Isso porque, ao criá-lo, você deve pensar em como convencer as pessoas e fazer com que elas se interessem, de fato, na sua mensagem.

E para isso, é fundamental apresentar argumentos relevantes, que causem impacto e façam com que os potenciais consumidores pensem, reflitam e tomem uma decisão.

O uso de depoimentos, por exemplo, é uma ótima estratégia para construir isso, afinal, você estará mostrando casos reais, de empresas e/ou clientes satisfeitos – e isso costuma influenciar outras pessoas.

Direcionamento

Toda estratégia de marketing e publicidade precisa de segmentação. Ou seja, você precisa saber para quem você vai falar, você precisa apontar para um público direcionado.

Sendo assim, é de suma importância que ao criar um texto publicitário, você entenda quem realmente você quer alcançar, isto é, qual é a audiência que será impactada pela sua produção.

E para isso, conhecer muito bem o seu público-alvo e as suas personas é algo fundamental.

Originalidade

Os textos publicitários existem há décadas, e todos os dias empresas o utilizam com um determinado propósito. E ao longo deste tempo, muitos deles funcionaram e geraram ótimos resultados.

Contudo, isso não significa que você deve copiar produções já existentes para aplicar em seu negócio.

O ideal é que se você quiser criar um texto publicitário que seja eficiente, atrativo e persuasivo, você desenvolva algo único, original!

Fazer o que os outros já fizeram, dificilmente irá te destacar e gerar grandes resultados. 

Portanto, crie algo que o diferencia dos demais no mercado. Mostre porque os consumidores devem escolher a sua empresa e não a concorrência.

Ok, e como produzir então um texto publicitário?

Linguagem

Primeiro, você deve utilizar uma linguagem simples e adequada. 

Isso porque, a produção precisa ser capaz de conectar a sua ideia, o seu objetivo, com o público.

Quanto mais fácil compreender o que você quer passar com o texto, melhor e mais eficiente ele será.

Títulos e subtítulos

O título, também conhecido como headline, é a porta de entrada para o seu texto publicitário. É ele quem estará em destaque logo no início.

Por isso, é essencial que você trabalhe muito bem os seus títulos e subtítulos na hora de criar textos publicitários.

Você precisa criar algo que seja atraente! E para isso, fuja do senso comum. Novamente, use a criatividade.

Veja, quantas empresas e concorrentes já não usaram, por exemplo, a frase “conheça a melhor solução para o seu negócio” como título? Várias, não é verdade? Isso acaba sendo algo padrão, generalista.

Agora, se ao invés disso, você focar em algo específico, na dor dos seus clientes? Por exemplo, “conheça a ferramenta de gestão que vai acabar com seus erros e aumentar a produtividade da sua empresa em mais de 30%”?

Não é muito melhor? Mais impactante e específico?

Benefícios e vantagens

Como dissemos mais acima, os textos publicitários precisam ser persuasivos, e uma ótima forma de fazer isso é falar sobre os benefícios e vantagens do seu produto e/ou serviço.

Então, em sua produção, fale sobre a utilidade do seu produto/serviço, mostre, de maneira clara e objetiva, quais os benefícios e vantagens que ele vai gerar ao consumidor. 

Busque gerar valor.

Conclusão de efeito

Para fechar o seu texto publicitário com chave ouro, você precisa elaborar uma conclusão de efeito, algo que vai transmitir a sua mensagem e estimular o consumidor a fazer algo, como entrar em contato, comprar um produto, solicitar uma cotação ou baixar um material.

Portanto, após desenvolver o seu texto publicitário seguindo as dicas acima, com argumentos fortes, válidos e convincentes, encerre a sua produção com algo que faça o cliente em potencial agir. Desperte o interesse dele.

Além disso, para encerrar, você pode utilizar também um slogan, uma frase de efeito. Isso porque, ela define, em poucas palavras, a sua marca de maneira criativa e que aproxima o leitor da proposta publicitária.

Por exemplo, quando você lê ou ouve o slogan “amo muito tudo isso”, você já sabe que estamos falando do McDonald ‘s, não é verdade? Ou ainda, quando você lê ou ouve o slogan “dedicação total a você”, você sabe que estamos falando das Casas Bahia, não é?

Pois então, terminar o seu texto com algo assim, com uma frase de impacto, é uma boa prática que também pode contribuir para os resultados da sua produção!

Agora conte para a gente: preparado para produzir seus textos publicitários? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!