SEO Para Conteúdos: Como Otimizá-los de Maneira Simples e Eficaz

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que, traduzindo, significa otimização para mecanismos de busca.

Mecanismos de busca= Google, Bing, Yahoo, Ask…

E apesar das diversas mudanças que o marketing digital passa todos os anos, uma coisa é certa: os conteúdos otimizados para SEO continuam sendo de extrema importância para quem busca um lugar na primeira página do Google!

Conteúdo e SEO

Conteúdo e SEO andam de mãos dadas. Afinal, as pessoas usam os mecanismos de pesquisa para encontrar respostas ou soluções a suas perguntas. 

E o que esses mecanismos fazem? Veiculam os conteúdos mais relevantes que encontram nos primeiros resultados.

Por isso, escrever conteúdos originais, completos e com otimizações para SEO é fundamental.

E, agora que você já entendeu o porquê de escrever conteúdos para SEO, confira como fazer isso de uma maneira simples, mas realmente eficaz. Boa leitura!

Como otimizar conteúdos para SEO

Escolha suas palavras-chave com sabedoria

Alguns profissionais de marketing gostam de sentar e começar a escrever. Eles deixam a otimização de SEO para o último momento.

Outros começam escrevendo as palavras-chave que desejam incorporar em seu conteúdo (uma abordagem mais indicada).

Sendo assim, comece identificando palavras-chave relevantes para o seu texto. 

Para isso, você pode usar diversas ferramentas de planejamento de palavras-chave como a do Google e a Ubersuggest – que é gratuita.

Por exemplo, você quer falar sobre empreendedorismo. Basta ir no Ubersuggest e digitar na barra de pesquisa a palavra “empreendedorismo”. Em alguns segundos, a ferramenta já te dá uma série de palavras relacionadas a esse termo e que você pode utilizar em seu texto. Veja!

SEO para conteúdos

Pense bem no título

O segundo ponto que você deve avaliar estrategicamente é o título do seu conteúdo. Sendo que nele você deve, basicamente:

  • Colocar a palavra-chave;
  • Convencer os usuários a clicar com uma Call to Action;
  • Respeitar o limite de 60 caracteres, pois caso contrário, aqueles três pontinhos aparecerão e cortarão seu título no Google, como no exemplo abaixo:

Title SEO

Veja um exemplo de um bom título que possui as características acima: Saiba Como o Marketing Digital Pode Ajudar a Sua Empresa

Palavra-chave: marketing digital

Call to Action: saiba

Caracteres: 56

Considere o tamanho do conteúdo

Nos últimos anos, o Google mostrou que prioriza conteúdos mais longos e de maior qualidade

Isso porque ele procura fornecer a seus usuários as melhores respostas possíveis, ou seja, postagens que ofereçam explicações mais completas para uma determinada busca.

Logo, escrever um conteúdo de 400 palavras, por exemplo, é pouco. Quanto mais informações relevantes você colocar em seu texto, mais completo ele será, o que agrada o Google quando o assunto é conteúdo SEO.

Os mecanismos de pesquisa recompensam sites que possuem conteúdo relevante e de alta qualidade.

Utilize subtítulos/cabeçalhos

O uso de subtítulos também é bastante relevante para uma escrita otimizada para SEO, pois eles dividem o texto em partes e deixam-o mais estruturado.

Os subtítulos possuem as seguintes nomenclaturas: H2, H3, H4, H5 e H6. O H1 é o próprio título do texto. 

Por exemplo, na imagem abaixo temos como:

  • H1: O Que Precisa Estar no Planejamento Para Black Friday?
  • H2: Ações Práticas Para a Black Friday
  • H3: Decida Quais Ofertas Vão Fazer Parte da Black FridaySubtítulos SEO

E uma última dica sobre subtítulos é: coloque a palavra-chave pelo menos uma vez em um deles, pode ser na H2, H3, H4, H5 ou H6.

Cuidado com os parágrafos

As pessoas na internet não costumam parar para ler textos com grandes blocos e parágrafos enormes. Por isso, os parágrafos devem ser curtos e objetivos, sem ultrapassar quatro linhas.

Assim, o texto fica mais escaneável, facilitando a leitura e melhorando a experiência de navegação do usuário.

Use a palavra-chave no conteúdo algumas vezes

É importante começar um conteúdo de SEO com a palavra-chave definida e em negrito (strong). Voltando ao exemplo do empreendedor, veja como iniciar um texto com a palavra-chave da maneira adequada:

“Ser um empreendedor no Brasil é realmente um desafio, é preciso muita dedicação e planejamento….”.

Além disso, recomenda-se também usar a palavra-chave algumas vezes durante o conteúdo, de forma natural e sem exagerar. A densidade ideal é de até 2%.

Pense na semântica das palavras-chave

Relacionado ao item anterior, é importante que você pense na semântica e em sinônimos da sua palavra-chave para usar em seu texto.

Afinal, repetir a palavra-chave várias vezes fica forçado e o Google consegue identificar isso.

Basicamente, isso significa que o algoritmo do Google é inteligente o suficiente para interpretar a intenção de um pesquisador (e potencialmente o contexto de sua pesquisa) para fornecer uma resposta à sua pergunta.

Insira imagens

Para não deixar um post apenas com textos e mais textos, é interessante investir em pelo menos duas imagens para deixar o conteúdo mais visual e menos cansativo.

E tratando-se de SEO, é essencial nomear a imagem adequadamente com a palavra-chave que você definiu.

Por exemplo, se a palavra-chave que você definiu é empreendedor de sucesso, o arquivo da imagem precisa ser “empreendedor-de-sucesso”, sempre separado com hífens e sem acentos ou cedilha.

Além disso, as imagens precisam ser leves para carregarem mais rapidamente (afinal, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para uma página abrir). Utilizar um bom compressor de imagem online já é suficiente.

Coloque links

Outra maneira de otimizar conteúdos para SEO é colocando pelo menos dois links nele, sendo um interno e um externo.

O link interno é aquele do seu próprio site, de um outro texto, por exemplo, enquanto que o externo (como o nome já indica) é um link de fora, de outro site

Por exemplo, você gostou de uma matéria do UOL e então você faz um link para ela em seu texto.

Desse modo, seu texto fica mais completo e informativo!