Por: Bruno Guerra

23 de outubro de 2020 Marketing de Conteúdo, Redação publicitária, SEO Nenhum Comentário

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem crescido bastante nos últimos anos, uma vez que está se mostrando bastante lucrativa.

Com isso, muitas pessoas e empresas têm apostado neste método para conseguir mais vendas e negócios.

Mas será que de fato o marketing de conteúdo permite resultados rápidos? Qualquer tipo de estratégia funciona neste setor?

O material de hoje foi produzido justamente para esclarecer essas e outras dúvidas, apresentando todas as informações referentes ao tema.

Por isso, se você deseja entender tudo sobre o marketing de conteúdo e ainda receber algumas dicas para colocá-lo em prática, aproveite a leitura!

O que é o marketing de conteúdo?

Quando se começou a falar sobre marketing de conteúdo muitas pessoas se animaram com a ideia e logo passaram a investir no ramo, mesmo sem saber direito do que se tratava.

O resultado não poderia ser outro, senão muita gente frustrada por não ter conseguido atingir os resultados prometidos e esperados.

Isso acontece justamente pela ausência de conhecimento sobre o tema, já que não é possível trabalhar com o este gênero de marketing sem antes saber do que se trata.

Portanto, explicando de forma bem básica, o marketing de conteúdo é uma abordagem que usa como principal recurso o conteúdo para influenciar um público-alvo e faz com que este consuma os materiais e acompanhe seus trabalhos.

Em meio prático, seria como o trabalho dos influenciadores digitais, que geram conteúdo aos seus seguidores, ganham confiança, e com o tempo transformam isso em uma forma de venda.

Além do mais, qual empresa tem mais chance de vender seus produtos: a conhecida e de confiança, ou aquela que nunca se ouviu falar?

Todos podemos concordar que aquele que tem mais influência, certamente ganha mais relevância no mercado, e é exatamente desta ideia que surge o marketing de conteúdo.

Inclusive, este tipo de estratégia é comumente abordado em cursos de marketing digital, pois está totalmente relacionada ao ramo de internet.

E qual a importância do público-alvo para essa área?

No tópico anterior foi possível aprendermos sobre o marketing de conteúdo, entendendo de forma breve do que se trata.

E como vimos, esta estratégia funciona basicamente por meio da conquista de um público-alvo, que é influenciado pelos conteúdos e produtos e, assim, passa a adquiri-los.

No entanto, o marketing de conteúdo não fica restrito à internet, ele também pode servir para a venda de produtos físicos.

Ainda não conseguiu visualizar? Então vamos te explicar!

Exemplificação

Pense em uma marca de revista bem relevante no mercado e imagine que a mesma está anunciando sua nova linha de cosméticos. Qual seria a chance de seu público adquirir os produtos?

Alta! Isso porque, o público confia na revista, a acompanha e por isso deseja adquirir algo produzido por ela.

Com isso podemos entender que o público é extremamente importante para o marketing de conteúdo, já que este funciona como uma via de mão dupla.

Afinal de contas, sem o público para quem seria direcionado o conteúdo? 

Se o público não acompanha, o conteúdo não tem finalidade, logo o marketing não consegue o sucesso esperado.

Por isso, tenha em mente que o público é o ponto mais importante no que diz respeito ao marketing de conteúdo! Estude-o a fundo, saiba suas características, desejos e outras informações que possam ajudá-lo na hora de produzir os seus conteúdos.

Como produzir boas estratégias de marketing de conteúdo?

A esta altura você já deve ter entendido bem sobre os princípios do marketing de conteúdo, o que te coloca em uma posição favorável, pois permite o início na área.

O conhecimento básico é fundamental, mas não podemos nos esquecer que, além dele, também devemos investir em estratégias eficazes.

No início pode ser que você sinta um pouco de dificuldade em criar essas estratégias, especialmente quando ainda não sabe por qual caminho seguir.

Por essa razão, os tópicos a seguir trazem algumas dicas fundamentais para a construção do marketing de conteúdo, então não deixe de conferi-las para começar com o pé direito!

1. Tenha a relevância como prioridade

Um dos erros que muitos produtores de conteúdo cometem é justamente não investir na relevância de suas produções.

Até porque, não podemos nos esquecer que o intuito destes conteúdos é atrair o público, de forma que este queira acompanhar o mercado e comprar de você.

Por isso, no começo você deve criar interesse, o que pode ser conquistado através de conteúdos que tenham alta relevância e que sejam otimizados com técnicas de SEO – lembrando sempre de trabalhar com o seu nicho de atuação.

Por exemplo, se você tem uma empresa de consertos e reparos, os seus conteúdos devem abordar sempre temas interessantes e atuais, como “dicas para evitar umidade nas paredes”, ou “quando chamar um encanador?”.

Ambos são conteúdos relevantes, que muitas pessoas gostariam de acompanhar e saber mais.

Por isso, tenha a relevância como foco, e certamente seu marketing de conteúdo será muito mais eficiente!

2. Seja consistente 

Não dá para trabalhar com marketing de conteúdo se você posta um texto por semana, ou então se nunca tem uma data certa para postar vídeos em seu canal.

Afinal de contas, como o público pode se lembrar de você, se o seu trabalho não está sendo constantemente mostrado?

O marketing de conteúdo requer um trabalho constante, de forma que você deve manter seus conteúdos sempre atuais e frequentes.

Então, se deseja usar esse tipo de estratégia, comece já a preparar sua agenda com planejamentos e datas para publicações.

3. Trabalhe a confiança com seu público 

Por fim, mas não menos importante, voltamos a destacar sobre a importância de priorizar as relações de confiança.

Como já foi dito, o marketing de conteúdo funciona por meio da influência, de forma que seu público deve te acompanhar e confiar em suas opiniões, informações, dicas e ofertas.

Portanto, tenha a honestidade como prioridade, evitando sempre:

  • Divulgar notícias falsas;
  • Fazer propagandas enganosas;
  • Dar dicas e informações que não funcionem;
  • Entre tantos outros comportamentos inadequados.

Lembre-se que um seguidor que leu um texto mentiroso em sua página, jamais confiará em adquirir produtos em seu nome, por isso esse é um cuidado extremamente importante!

Então, depois de saber o básico sobre o marketing de conteúdo, não deixe de fazer um curso de marketing digital para saber mais sobre o assunto e dominar ainda mais esse setor!