Afinal, ter um blog pode melhorar a sua estratégia de marketing digital? A resposta é: com certeza! Essa ferramenta faz TODA a diferença e a gente explica:

O blog é a porta de entrada do visitante na empresa através da internet. Se o visitante gostar da apresentação, gostar dos textos que ali forem publicados, enfim, se entender o conteúdo, certamente esse usuário online passará a ser um assinante/cliente, ao usufruir do serviço que o blog promove.

E como isso é desenvolvido? Graças a dois trabalhos importantes: criação de conteúdos de qualidade e o de planejamento de SEO.

O SEO para conteúdos

SEO significa “Search Engine Optimization” e quer dizer “Otimização dos Mecanismos de Busca”. Trata-se de uma série de técnicas e estudos para a otimização de páginas da internet, tais como sites e blogs. E como isso ocorre?

Sempre que fazemos uma pesquisa nos sites de busca, como Google, Bing ou Yahoo, é comum encontrarmos logo na primeira página, os principais links referentes aquilo que procuramos. Geralmente, clicamos logo no primeiro ou segundo link, já esperançosos de encontrar o que desejamos.

E quando os conteúdos dos blogs são criados e publicados com periodicidade, os buscadores rastreiam esse conteúdo e levam até os interessados conforme a pesquisa realizada.

Assim, as chances de conquistar as primeiras posições nas buscas do Google, Bing ou Yahoo, são bem maiores. E claro, as chances de conversão de usuários em clientes, também.

Veja a seguir 6 vantagens que o seu negócio ganha ao ter um blog, e entenda a importância desse investimento:

6 vantagens de possuir um blog corporativo 

1 – Melhora a reputação na rede

Quando se monta um blog, a marca ganha uma referência a mais na internet. Mas é claro que, para isso, é preciso pensar em criação de conteúdo de qualidade, isto é, que seja relevante para o público. 

Além disso, você pode explorar textos de todos os tamanhos possíveis: 600 palavras, 1.500 palavras ou mesmo um e-book, lembrando claro, de usar imagens, infográficos, vídeos ou até mesmo Gifs para complementá-lo.

O importante é não fazer um conteúdo muito raso, que não irá agregar tanto para o leitor.

E, ao fazer conteúdos relevantes você tem uma ótima ferramenta de atração e que torna o seu blog cada vez mais visível entre os resultados de busca e o público-alvo da sua empresa.

Dessa forma, os conteúdos do seu blog serão um forte pilar da sua estratégia de marketing digital, afinal, seu blog conseguirá atrair possíveis consumidores/clientes, que lembrarão de seu nome e o “favoritarão” na barra do navegador.

2 – Conversão de visitantes em Leads

Mantendo a periodicidade de posts no blog, de acordo com os interesses do público-alvo e seguindo o planejamento de SEO, o blog melhora o alcance orgânico das páginas e indexa palavras-chaves relacionadas a sua empresa.

Lembrando que para alcançar esse objetivo, é importante que o site seja constantemente atualizado, com informações pertinentes ao público-alvo, como matérias e artigos que sirvam para esclarecer, informar, e principalmente que despertem a vontade do cliente em assinar e/ou fechar um negócio.

Assim, fica mais fácil convencer os visitantes do seu portal, de modo que com o tempo, eles além de se fidelizarem ao seu conteúdo, passem a consumir seus produtos ou serviços.

3 – Facilita a conquista de diferentes perfis de clientes

Muitas vezes é através do blog que se faz o primeiro contato dos clientes com a empresa, e muitos ainda se encontram na base do funil de vendas, ou seja, pertencem ao grupo que não tem qualquer interesse ligado ao que a empresa vende, mas que encontraram o seu blog pesquisando determinado assunto (ou palavra-chave) ou por indicação de algum amigo.

É nesta etapa, do primeiro contato do usuário com a marca, que o blog ajuda a empresa a atingir as expectativas do visitante, conquistando-o aos poucos até que ele se encontre engajado, interessado nos conteúdos, acompanhando-os sempre, e só depois, passe para a próxima etapa no funil, tornando-se um “lead” (cliente). 

4 – Atrai novos colaboradores

Se o conteúdo de sua página virtual começar a fazer sucesso, é fato que diversos colaboradores surgirão e poderão participar do seu blog, fazendo posts ou escrevendo publicações em que sua empresa é “marcada”, o que consequentemente aumentará o número de seguidores de sua organização.

São os chamados “Influencers” e que trazem consigo milhões de leitores fiéis que estão sempre alertas para as novidades da rede.

Essa técnica ajuda a apresentar o nome da empresa e seu portfólio para um público do mesmo nicho, o que diversifica o conteúdo do seu site. 

5 – Ajuda a trabalhar cada perfil de público conforme sua etapa no funil de vendas

Como já foi abordado antes, ao mesmo tempo que o blog recebe quem ainda não conhece nada sobre uma marca, e portanto, cria uma “interação” com o visitante, é possível também, trabalhar o conteúdo com aqueles que já o conhecem, mas que ainda não compraram nada; e é claro, esse material é igualmente útil para quem já consome todos os serviços de sua plataforma.

Isso ocorre, porque o blog ajuda a acompanhar cada perfil de público, em cada etapa do processo de fidelização, por meio de conteúdos específicos e voltados àquela fase da jornada do comprador.

E desta forma, ao criar diversos conteúdos para o seu blog, é possível alimentar todas as etapas do funil de vendas.

6 – Promove as vendas dentro da empresa

Se o vendedor demorar muito tempo para convencer um potencial cliente a fechar negócio, a empresa perderá dinheiro, pois o vendedor deixará de atender a outros possíveis interessados.

Assim, o blog surge como uma ferramenta capaz de ajudar o empresário a convencer as pessoas atraídas na sua marca, possibilitando esclarecer do mesmo modo, àquelas que são potenciais clientes, evitando que essas pessoas cheguem a você, cheias de dúvidas a respeito de determinado produto ou serviço.

Com o conteúdo em suas mãos, o vendedor dispõe de mecanismos para fortalecer seus argumentos, e sem muitas dúvidas, o cliente se sentirá mais seguro para fechar negócio.

Vale lembrar que a criação de conteúdo, não tem o intuito de fazer do seu blog um e-commerce, mas sim, de fornecer informações que te ajudem a conquistar os clientes interessados, fazendo eles se sentirem mais seguros com relação à marca da sua empresa, e com isso, mais entusiasmados em adquirir os seus produtos e/ou serviços.

Viu como a criação de conteúdo, através do blog, pode ser uma excelente ferramenta de intermédio entre sua organização e os futuros clientes?

Então, o que está esperando? Não perca mais tempo! Se a sua empresa ainda não possui um blog, crie um imediatamente.