Por: Bruno Guerra

9 de abril de 2020 Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

A criação de conteúdo visual na era digital é de extrema importância para empresas que buscam sucesso, bem como gerar impactos com suas estratégias de marketing.

Portanto, se você quer descobrir como fazer isso da melhor maneira, acompanhe este artigo até o fim e você terá uma lista completa com 19 ferramentas poderosas para colocar essa criação em prática.

Tenha uma ótima leitura!

A criação de conteúdo visual na era digital

O conteúdo visual pode ajudá-lo em todas as suas divulgações, mas só terá impacto nos negócios se for realmente relevante e atraente. 

Felizmente, transformar sua estratégia de conteúdo em visuais memoráveis e notáveis, não precisa custar muito e nem levar longas horas para ser produzido…

Como? Usando as ferramentas certas! Esse é o segredo para criar ótimos conteúdos visuais para sites, redes sociais, newsletters… mesmo que você não tenha um designer gráfico na equipe.

Obs: algumas ferramentas estão em inglês e caso você não domine o idioma, basta fazer a tradução, tanto no Google Chrome quanto no Mozilla Firefox. Além do mais, elas são bastante intuitivas.

Ferramentas para criação de conteúdo visual

Edição de imagens

1. Canva

 

criação de conteúdo visual canva

O Canva é uma ferramenta intuitiva que você pode usar para projetar todas as suas necessidades visuais de marketing. Parte da razão pela qual é tão popular é que qualquer pessoa pode usá-lo. 

2. VSCO

O VSCO é um aplicativo poderoso que você pode usar para editar facilmente fotos para obter imagens de qualidade profissional. 

Os filtros no VSCO são muito mais naturais do que outros aplicativos de edição, o que os torna perfeitos para a criação de conteúdo visual e oferecem mais controle sobre a manipulação de suas fotos. 

3. Adobe Photoshop

Quer você tire suas próprias fotos, contrate um profissional ou use imagens de bancos gratuitos/pagos,o Photoshop é uma das ferramentas mais avançadas no mercado. Ela permite fazer tudo, desde remover objetos em uma foto até alterar a cor de fundo de uma imagem.

4. Pixlr

O Pixlr é uma plataforma gratuita que oferece recursos semelhantes ao Photoshop. Você pode baixar o aplicativo em seu smartphone para editar diretamente as fotos que você tira. 

5. Iconfinder

criação de conteúdo visual iconfinder

O Iconfinder é uma ferramenta extremamente útil para você que gosta ou costuma utilizar ícones em suas criações. Há diversas opções para escolher e o melhor: grande parte é gratuita para baixar. 

6. Easel.ly

Muitas pessoas na internet gostam de infográficos para visualizar informações, números e dados. Nesse contexto, o Easel.ly é a ferramenta para se utilizar e produzir materiais realmente incríveis e com aspecto profissional. 

7. Snapseed

Outra ferramenta bastante utilizada pelas pessoas ao redor do mundo é o Snapseed. Com este aplicativo gratuito, é possível melhorar suas fotos e deixá-las perfeitas para publicação/divulgação. Basta aplicar filtros ou efeitos.

Bônus: bancos de imagens

O fornecimento de fotos pode exigir tempo extra, mas o uso de banco de imagens é uma alternativa acessível (ou até gratuita) para se escolher ou mesmo contratar um profissional. 

Ao comprar uma imagem em um banco desses, você obtém os direitos de licença de fotografia original. Além disso, pode aproveitar o licenciamento gratuito da Creative Commons. Apenas verifique os termos de atribuição.

Edição de vídeo

8. Windows Movie Maker/iMovie 

criação de conteúdo visual imovie

Se você possui um computador/notebook Windows ou Mac, é provável que ela tenha sido equipado com uma ferramenta de edição de vídeo que você pode usar para criar vídeos simples. 

Adicione texto, logotipos e até retoque a cor na sua gravação com essas ferramentas.

9. WeVideo

O WeVideo é um software baseado em nuvem que permite que você colabore com sua equipe em projetos de vídeo. 

Você pode gravar, enviar e editar vídeos de qualquer lugar e toda a sua equipe pode acessar os arquivos durante todas as etapas do seu projeto.

10. Magisto

Se a edição de vídeo parecer muito trabalhosa, pense em usar uma ferramenta como a Magisto

Tudo o que você precisa fazer é enviar suas imagens. O software da Magisto executa uma análise visual para detectar expressões faciais, fala e movimento da câmera. 

Depois de obter automaticamente todos os pontos de interesse em suas filmagens, o Magisto pede que você escolha um estilo de edição e automaticamente gera vida à sua história.

11. Biteable

Se você não sabe por onde começar, o Biteable coloca uma variedade de modelos de vídeo organizados ao seu alcance. 

Das cores ao texto, existem inúmeras opções de personalização que são fáceis de navegar em um construtor passo a passo. 

Além disso, o Biteable inclui uma biblioteca de vídeos e músicas para que você não precise sair do aplicativo para encontrar os elementos certos para o seu vídeo.

12. DaVinci Resolve

criação de conteúdo visual davinci resolve

Se você está procurando uma ferramenta de vídeo mais poderosa, confira o DaVinci Resolve. Este software de edição não linear permite editar o vídeo offline, para que o conteúdo original não seja modificado. 

Embora exista um pouco de curva de aprendizado com alguns recursos avançados, em geral a interface para funções de edição é muito intuitiva. E é raro encontrar um software de edição tão poderoso que ofereça versões gratuitas para Mac, Windows e Linux.

Apresentações e gráficos

13. PowerPoint

Se você preferir a simplicidade das ferramentas clássicas da Microsoft, o PowerPoint permitirá criar designs em uma configuração com a qual você provavelmente está familiarizado. 

Exporte um único slide estático como JPEG ou PNG. Para exibir transições de texto e conteúdo incorporado, exporte seus slides como arquivos de vídeo.

14. Apresentações do Google

O criador de apresentações gratuito baseado em nuvem do Google é uma maneira fácil de criar conteúdo. 

Por exemplo, construa quadros de menus digitais, gráficos para anunciar promoções especiais ou sinais que comemoram um membro da equipe que se destacou. 

Com a mesma funcionalidade do PowerPoint, você pode baixar os slides do Apresentações Google para compartilhá-los.

15. Prezi

Você pode ser muito mais criativo com o Prezi, uma ferramenta alternativa ao PowerPoint e ao Apresentações Google. 

Trabalhar em uma tela grande no Prezi permite aumentar o zoom em cada detalhe, adicionar ênfase aos pontos da sua apresentação e muito mais.

Quando terminar de projetar, compartilhe sua obra-prima do Prezi por meio de um link que pode ser carregado em qualquer lugar.

16. Venngage

conteúdo visual venngage

O Venngage é uma opção popular que ajuda qualquer pessoa a visualizar e compartilhar seus dados e suas informações de uma maneira muito mais bonita por meio de infográficos.

 Com um kit de marca incorporado, é ainda fácil garantir que todos os seus projetos sejam consistentes. 

A opção gratuita oferece acesso a muitos dos principais recursos da ferramenta, mas se você quiser outras opções avançadas, precisará atualizar para um plano pago.

17. Visme

Semelhante ao Venngage, o Visme oferece uma solução para transformar números e dados em apresentações atraentes. 

De acordo com a documentação do produto, ele se distingue da concorrência com ainda mais modelos e recursos avançados como animação.

18. Desenhos Google

Um complemento gratuito do Chrome, o Desenhos Google facilita a criação de gráficos e diagramas. 

Você pode usá-lo em conjunto com qualquer ferramenta de dados para comunicar métricas aos seus funcionários, por exemplo. 

Além disso, os fluxogramas e gráficos podem ser facilmente inseridos em outros documentos ou incorporados a um site.

19. Piktochart

Por fim, o Piktochart facilita aos criadores de conteúdo com habilidades limitadas de design a criação de infográficos, gráficos, mapas e muito mais a partir de seus dados. 

Para começar, basta fazer o upload dos seus dados e escolher entre as várias opções de personalização. Depois, é só exportar seu design para compartilhar seu produto final.

Este artigo foi publicado em parceria com a Enplug.com.