A internet está recheada de bons materiais, que podem ser consumidos diariamente por quem deseja ter acesso à informação. Mas há um tipo especial que torna-se ainda mais interessante: o conteúdo evergreen. Você sabe do que se trata?

O termo evergreen, traduzido, significa “sempre verde”, mas em tradução livre pode ser considerado um exemplo de artigo ou vídeo que contenha assuntos atemporais, ou seja, que não se referem a uma determinada data ou situação específica.

Assim, ele não tem uma relevância determinada por um período, podendo ser lido e compreendido com tranquilidade mesmo algum tempo depois da sua publicação.

Um exemplo prático disso seria falar sobre processos de análise química em um artigo, que se mantém atual por longos anos, já que esse tipo de prática não se modifica com frequência.

Assim, um leitor que faz uma pesquisa e encontra esse conteúdo pode lê-lo sem problemas, mesmo que já tenha se passado alguns meses desde a sua publicação.

Por outro lado, há pautas que são elaboradas em um perfil noticioso, ou seja, tratam de temas com prazo de validade. Nesse sentido, produzir conteúdos evergreen pode ser uma forma interessante de potencializar a qualidade dos seus materiais.

Para entender a importância e os benefícios dessa possibilidade, siga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto.

Conteúdos evergreen

Benefícios

O conteúdo evergreen está dentro do marketing de conteúdo como uma estratégia para potencializar uma publicação, para que o leitor possa acessá-lo e obter informações, independentemente da data da leitura. Por exemplo, “principais benefícios de se alugar um estúdio gravação“.

Utilizar esse tipo de formato pode ser benéfico por vários motivos, tais como:

  • Atrair leitores;
  • Reforçar a autoridade da marca;
  • Ajudar na linkagem do site;
  • Segmentar leads.

Com o uso de técnicas de otimização, é possível ranquear um conteúdo evergreen nos principais buscadores, de modo a trazer mais usuários para a leitura do material na sua página.

Por serem temas de estilo atemporal, o bom posicionamento pode render um aumento interessante de tráfego.

Conteúdos evergreen também são ótimos para reforçar a autoridade de uma página na internet, já que as informações transmitidas para os usuários serão lembradas por um longo  período.

Compartilhar materiais que podem ser úteis para o público, como o processo de renovação de licença ambiental, faz com que a empresa seja reconhecida no mercado, justamente porque disponibiliza dados importantes sobre um serviço, por exemplo.

Importância

Em termos de linkagem, os conteúdos evergreen também são de grande importância.

Afinal, outras páginas vão querer utilizá-los pela qualidade e pela capacidade de oferecer informações, mesmo depois de muitos meses no ar.

Com o passar do tempo, o seu conteúdo continuará a receber visitas segmentadas, que serão proveitosas para manter a sua página bem posicionada na internet.

Nesse sentido, é possível dizer que os conteúdos evergreen são de grande importância para as empresas que desejam apostar no marketing digital para ganhar maior visibilidade, e atrair leitores para a sua página.

Ao mesmo tempo, ele se torna uma maneira de divulgar o negócio de modo orgânico, dispensando o uso de anúncios para deixar a página entre as primeiras posições de uma pesquisa no Google.

Afinal, bons conteúdos são valorizados e reconhecidos pelos mecanismos de busca e se mantém acessíveis para os usuários das plataformas de pesquisa.

Como utilizar os conteúdos evergreen em diferentes plataformas?

A elaboração de materiais atemporais é, sem dúvida, um recurso para promover o seu estabelecimento de maneira eficaz e duradoura.

Assim como eles podem ser postados no site ou blog, outra possibilidade é que ele seja utilizado também nas redes sociais, de forma que os seguidores tenham acesso às informações que você disponibiliza na sua página.

Apesar das redes sociais serem plataformas dinâmicas, onde os conteúdos são atualizados constantemente, a vantagem de utilizar esse tipo de material é que ele poderá ser repostado, justamente porque é um texto sem data de validade.

Dessa forma, é possível aproveitar a constância que as redes sociais exigem para o crescimento do perfil, aliando as vantagens de produzir conteúdos atemporais.

Considerações finais

Produzir materiais evergreen é interessante para que a sua página se destaque na internet, traga visitantes e possibilite o uso de linkagens de maneira bastante positiva.

Para potencializar esses efeitos, não deixe de usar títulos bastante atrativos, que são responsáveis por despertar a curiosidade dos leitores. “Saiba tudo sobre”, “Por onde começar” e “X passos para” são alguns dos exemplos para essa prática.

Além disso, não deixe de explorar os assuntos mais interessantes do seu segmento, que servirão para que o público que busca informações sobre seu ramo consiga encontrar o site mais facilmente.

Com essas dicas, certamente os seus conteúdos serão um destaque no mundo virtual, conquistando a atenção dos leitores que se tornarão consumidores fiéis dos seus artigos e indicarão a página para amigos constantemente.