Por: Bruno Guerra

1 de fevereiro de 2019 Marketing de Conteúdo Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 3 minutos

Como já dissemos em um post recente aqui no blog, há diversos motivos para a sua empresa investir em uma Agência de Marketing Digital. Agora o que vamos te apresentar a seguir é uma estratégia muito importante desta área que é o Marketing de Conteúdo ou “Content Marketing”, em inglês.

Você já ouviu falar nele? Sabe como fazer? Fique conosco até o final e vamos te mostrar como essa estratégia pode ser extremamente relevante para gerar valor à sua empresa. Boa leitura!

O que é o Marketing de Conteúdo?

Como o nome já sugere, o Marketing de Conteúdo consiste em uma estratégia de atração de clientes e potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes na internet. Com isso, gera valor, credibilidade e visibilidade à sua marca.

Afinal, se os conteúdos são interessantes para o leitor, ele vai querer voltar, não é verdade?

E vale ressaltar que um conteúdo de qualidade não é exatamente focado em vender, mas sim em oferecer benefícios para quem o lê, por exemplo, esclarecer uma dúvida, resolver um problema ou até mesmo ensinar algo.

Assim, o público passa a ter uma visão positiva sobre a sua empresa, pois ajudou pessoas no momento em que elas precisavam e com isso ficam mais propensas a fechar um negócio com alguém que lhe foi útil.

Mas então, como fazer isso?

Quando falamos em produção de conteúdo, não quer dizer que escrever um texto e postar na web já é sinônimo de Marketing de Conteúdo. É muito mais do que isso!

É necessário definir um público-alvo, as palavras-chave, a linguagem a ser utilizada, qual a melhor forma de ajudar o cliente (textos, imagens, infográficos, vídeos), quais canais serão usados… enfim, é importante pensar em como ajudar os clientes de maneira clara e objetiva, e oferecer informações que sejam realmente interessantes e valiosas.

Além disso, deve-se utilizar técnicas de SEO para que a página seja indexada nos principais buscadores da internet e ganhe visibilidade.

E se você não sabe aplicar essas técnicas, procure por uma consultoria SEO e invista seu dinheiro da maneira certa.

E quais são os canais para esses conteúdos?

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-books;
  • E-mails marketing;
  • Landing pages;
  • Webinars;
  • Vídeos.

O Blog

Há anos que o blog é um canal bastante eficiente para o Marketing de Conteúdo e por isso merece esse tópico a parte.

Muitas pessoas ainda pensam que ter um blog é algo ultrapassado, mas na verdade, ele é um ótimo caminho para publicar conteúdos, gerar tráfego e conseguir interações, indicações, divulgações e vendas.

Além disso, funciona como uma porta de entrada para futuros clientes. Mas para que tudo isso ocorra, de fato, é importante:

  • Ter um blog rápido e com design moderno;
  • Ter periodicidade nas postagens;
  • Planejar as pautas para postar assuntos relevantes e também não repetí-los;
  • Otimizar o texto para o Google (técnicas de SEO);
  • Utilizar imagens, infográficos, vídeos e outros meios para atrair as pessoas;
  • Responder e interagir com comentários nas postagens;
  • Utilizar CTAs (call to action) para que as pessoas curtam, compartilhem e comentem o conteúdo publicado.

Principais benefícios do Marketing de Conteúdo

  • Melhora a visibilidade online da empresa;
  • Aumenta o engajamento com a marca;
  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • A empresa torna-se uma referência no assunto;
  • Gera credibilidade;
  • Melhora o ranqueamento nos mecanismos de busca.
  • Gera oportunidades de vendas;
  • Reduz custos de aquisição de clientes.

E agora que você já conhece sobre os principais pontos do Marketing de Conteúdo, porque não investir nessa estratégia agora e gerar mais valor à sua empresa?!

Entre em contato com a nossa Agência e vamos desenvolver os melhores conteúdos e as melhores estratégias para a sua marca crescer cada vez mais!