Um dos mais recentes recursos do Instagram, o IGTV vai monetizar! Por meio dele, é possível publicar vídeos de até 1 hora no feed do usuário, o que aumenta o engajamento dos seguidores.

Essa ferramenta possibilitou mais uma grande oportunidade para as empresas alavancarem sua presença digital.

E existem algumas mudanças importantes que estão por vir, e é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Vantagens do IGTV

O IGTV é uma plataforma do Instagram voltada para transmissão de vídeos. Ele funciona por meio de recursos diferentes para contas verificadas e contas comuns da rede social e é focado nos usuários que trabalham com criação de conteúdos.

Por meio de conteúdos completos, aumenta-se o alcance orgânico da página e tem-se acesso a vantagens como:

  • Maior alcance;
  • Mais engajamento;
  • Facilidade no direcionamento;
  • Contato direto com o público.

Novidade: tendências da monetização

O Instagram anunciou, recentemente, novas ferramentas para ajudar criadores de conteúdo a ganhar dinheiro na plataforma.

Uma das principais tendências é a inclusão de anúncios durante os vídeos e a venda de emblemas – ou os chamados Badges – para os fãs durante as transmissões ao vivo. Esse recurso permite o destaque dos espectadores que fazem uma compra.

Em um primeiro momento, todo o valor arrecadado com as vendas será destinado ao dono do vídeo, mas não se sabe como será no futuro.

Vale ressaltar que essas publicidades serão transmitidas apenas quando o usuário quiser continuar assistindo o vídeo no feed principal.

O Facebook, dono da plataforma, afirma que parte da receita acumulada com a monetização será destinada aos donos dos vídeos que receberão os anúncios.

Como funciona a monetização

Para monetizar o IGTV, os vídeos passarão a exibir propagandas ao longo de sua duração. Os anúncios serão escolhidos pelo próprio Instagram e o formato é semelhante ao Facebook Watch.

Os testes começaram agora com alguns criadores de conteúdo de língua inglesa e a tendência é se espalhar para o resto do mundo em alguns meses.

Até lá, os produtores de conteúdos e empresas, como uma escola de jardim de infancia 5, precisam ficar de olho em outros canais e acompanhar a evolução da monetização para não serem pegos de surpresa.

Vantagens da monetização do IGTV

A falta de monetização, até agora, pode explicar porque o IGTV ainda não fez tanto sucesso como se imaginava. Portanto, a primeira vantagem é que os usuários passarão a trabalhar com uma plataforma com mais acessos.

O objetivo é concorrer diretamente com o YouTube, por isso, o Instagram vai trabalhar com um esquema parecido, revertendo 55% do valor dos anúncios para os criadores.

Dessa maneira, a plataforma passa a representar um excelente caminho para as empresas e pessoas ganharem dinheiro. Isso também vai acabar atraindo influencers, o que vai aumentar o número de usuários na rede social.

Outra vantagem é que o Instagram por si só é uma plataforma com engajamento maior, diferentemente das outras redes sociais. Então, por exemplo, se uma fabricante de palete em madeira faz um anúncio no Instagram, o engajamento será maior do que no Facebook.

E como aumentar a audiência no IGTV?

Existem algumas estratégias para aumentar o engajamento e também a audiência no Instagram, por meio do IGTV. E algumas das principais dicas são:

1 – Repostar o vídeo no stories e no feed

O IGTV é uma ferramenta relativamente nova, por isso, alguns usuários ainda não a conhecem ou não sabem muito bem como ela funciona.

Por isso, para divulgá-lo para o maior número de pessoas, uma dica é republicá-los no feed e no stories. Também é possível inserir um pequeno trecho de 15 segundos a 1 minuto do vídeo.

Ao clicar nessas prévias, o usuário é direcionado para o vídeo original, onde pode assisti-lo por completo.

2 – Criar vídeos interativos

Os conteúdos interativos permitem que os criadores estejam sempre em contato com a sua audiência. Um exemplo são os tutoriais, que despertam a curiosidade e as dúvidas dos seguidores.

Quando eles enviam suas perguntas e o criador do conteúdo responde suas dúvidas, colabora para aumentar o engajamento.

Vídeos de perguntas e respostas também fazem muito sucesso e aumentam a audiência. Os seguidores podem fazer perguntas pelos stories e o proprietário da conta seleciona as melhores para responder no vídeo.

3 – Reutilizar vídeos antigos

Muitas empresas e pessoas possuem canal no YouTube e os vídeos de lá podem ser repassados para o IGTV. 

Uma excelente de maneira de atrair uma nova audiência e adaptar os vídeos para o formato do Instagram, além de simples e fácil.

Considerações finais

A monetização do IGTV beneficiará os criadores de conteúdo por conta dos anúncios. Ele se tornará mais uma boa fonte de renda, desde que os conteúdos criados tenham qualidade e levem informação para o público.

Conhecer bem a audiência é o primeiro passo para fazer isso. Sem dúvidas essa ferramenta será algo muito útil para a visibilidade das marcas.