Por: Bruno Guerra

28 de maio de 2020 Instagram, Marketing Digital, Mazag, Redes Sociais Nenhum Comentário

Diversas lojas físicas se viram obrigadas a encerrarem suas atividades devido ao isolamento social provocado pelo coronavírus. No entanto, há uma maneira para quem deseja continuar vendendo durante a quarentena. E essa maneira é vender pelo Instagram.

Além de ser uma excelente saída para a promoção de produtos da sua loja, essa rede social tem uma ferramenta de compras integrada na plataforma.

Por isso, destacamos a seguir 10 dicas para você fazer vendas utilizando o Instagram. Continue a leitura e ponha o conhecimento em prática para obter resultados efetivos no seu negócio.

1. Crie um perfil de negócios

O primeiro passo a ser tomado é com a criação de um perfil de negócios.

Esse tipo de perfil conta com recursos únicos focados para empresas. Com esses recursos você pode fazer a análise de dados e métricas de acessos e interações dos usuários. E, além disso, tem a possibilidade de colocar um link clicável nos Stories com a popular função do “arrasta para cima”, muito conhecida nas blogueiras famosas.

Com as métricas em mãos, você consegue ver o alcance das suas publicações, visitas no seu perfil e o engajamento do seu público, por exemplo. Além do mais, você obtém dados do público, como idade, sexo e localização.

2. Tenha uma boa descrição do negócio

Após a etapa anterior, chegou o momento de falar ao seu público para que veio. Logo, a bio do seu perfil deve informar o diferencial da sua empresa, qual seu segmento e também um link do seu e-commerce ou outro para o seu WhatsApp, por exemplo.

3. Poste vídeos e imagens em alta qualidade

Como todos sabem, o Instagram é uma plataforma majoritariamente visual, por esse motivo é necessário investir em vídeos e imagem de alta qualidade para deixar seu perfil atraente para seu público.

As imagens são uma boa maneira de demonstrar o seu produto. Contudo, os vídeos são ótimos para revelar as minúcias, como proporções e acabamentos.

Tendo isso em vista, procure divulgar das duas formas, porque elas são complementares. “As imagens (e também os vídeos) falam mais do que mil palavras”.

Além disso, é importantíssimo ter uma boa legenda para o feed. Descreva detalhes do item que quer vender, informando o preço e formas de pagamento.

Não faça como muitos lojistas que só informam o preço dos produtos no Direct. Isso pode terminar afastando os clientes e ter o efeito contrário do que você deseja.

4. Aproveite os stories

Os stories são uma excelente maneira de promoção de produtos e engajamento com seguidores de um perfil no Instagram. Explore a sua criatividade.Você pode utilizar recursos de interação com seus seguidores, como testes, enquetes e perguntas.

Além disso, faça o Repost dos stories em seu perfil daqueles seus clientes que estão utilizando ou aparecendo com produto na rede social. Essa é uma ótima forma de reconhecê-los e demostrar que você está atento.

Se sua conta alcançar acima de 10.000 seguidores, você poderá colocar o link para seu site com o recurso “arrasta para cima” do qual falamos no início desse artigo. Imagine quantos seguidores poderão visitar a sua loja e realizar um compra sem nem mesmo você precisar investir um centavo em anúncios? Bom né?

criar uma loja no instagram

5. Responda Directs e interaja com seus seguidores

Os Directs são o melhor jeito de ter contato direto com seus clientes. Por isso, lembre-se de sempre responder o mais breve possível os questionamentos.

Além disso, nos Directs é permitido o envio do link do seu site para facilitar a compra do produto ofertado. Se for possível, é indicado você ter uma pessoa na sua equipe somente para ler e responder os comentários das publicações e os directs.

6. Utilize hashtags

As hashtags auxiliam muito na promoção dos serviços e produtos da sua marca. Escolha hashtags ligadas às mercadorias e ao campo de atuação da sua empresa.

7. Utilize a função “Loja”

O Instagram tem um recurso que admite que as empresas comercializem seus produtos diretamente pela plataforma, facilitando, assim, a compra.

Para criação de uma loja nessa rede social é necessário que seu perfil seja de negócios e tenha uma página comercial no Facebook. Depois disso, você deve vincular a sua conta do Instagram ao seu catálogo do Marketplace do Facebook e marcar os seus produtos nos posts do Insta.

8. Utilize Anúncio Patrocinado no Instagram (Instagram Ads)

Assim como o Facebook, o Instagram também possui com um recurso de anúncios na plataforma. Através dele é possível fazer anúncios de posts patrocinados. Esses anúncios podem ser feitos tanto com imagens quanto vídeos.

Empregar essa forma de divulgação é uma excelente estratégia para vender mais seus produtos dentro da rede social.

9. Feche parceria com influenciadores

Lembra daqueles famosos Youtubers e Instagramers? Você sabe que eles têm bastante audiência e influência nas redes atualmente. Realizar uma parceria com eles é um ótimo jeito de promover seu produto e ganhar novos clientes.

Essa estratégia de marketing tem sido bastante empregada pelas empresas atualmente: marketing de influência.

10. Oferte cupons, descontos ou sorteios exclusivos para seguidores

Ofertas chamam a atenção de um consumidor. Portanto, você pode presentear seus seguidores com cupons ou descontos exclusivos ou até mesmo mimos para compras efetivadas dentro do Instagram.

Os sorteios podem ser uma tática também. Eles elevam o engajamento e podem fazer você ganhar seguidores novos para seu perfil!