Por: Bruno Guerra

20 de dezembro de 2021 Google Nenhum Comentário

Como aparecer na primeira página do Google?” Essa é uma pergunta que muitos empreendedores e donos de negócios fazem ou já fizeram em algum momento.

Afinal de contas, ao estar na primeira página do Google – “apenas” o buscador mais utilizado do mundo – as chances de você atrair clientes e aumentar o número de vendas da sua empresa são enormes!

Além do mais, quando a sua empresa está no topo do Google, há um crescimento na relevância e autoridade da sua marca na internet – o que contribui para que ela alcance um público maior e mais segmentado, e estabeleça relações mais lucrativas e duradouras – o que não é nada mal, não é verdade?

A importância da primeira página do Google

Hoje, quando os consumidores estão em busca de algum produto ou serviço, eles acessam a internet, sendo que na maior parte das vezes, eles acessam o Google em busca da melhor solução para o que precisam.

Agora, se você tem uma empresa e quando potenciais clientes fazem buscas no Google, eles não a encontram, ela não aparece, como é que ela terá mais vendas e melhores resultados?

Os consumidores modernos gostam de soluções rápidas, dinâmicas e completas. Se o site (ou blog) da sua empresa está na página 2, 3, em diante, dificilmente ele será encontrado e acessado, afinal, antes dele, haverá diversas outras opções.

Basta pensar no seu modo de navegar no Google: normalmente, os sites que aparecem na primeira página já mostram o que você procura, certo? Eles já apresentam uma boa resposta e/ou uma solução para o que você precisa, não é verdade?

Pois então, se você tem um negócio, um site, um blog e ele não aparece na primeira página do Google quando clientes em potencial fazem pesquisas, então você precisa (e muito) conferir as informações deste artigo!

Como aparecer na primeira página do Google

Basicamente, hoje existem três caminhos para a sua empresa aparecer na primeira página do Google:

  1. Google Ads;
  2. SEO;
  3. Google Meu Negócio.

E a seguir, você irá conferir, com mais detalhes, sobre cada um deles.

Google Ads

O primeiro caminho para a sua empresa chegar à primeira página do Google, é por meio do Google Ads – principal plataforma de anúncios do mundo.

Por meio dela, você pode criar diferentes tipos de anúncios e altamente segmentados, para que a sua empresa seja encontrada por pessoas que, de fato, tenham algum interesse nela.

Com o Google Ads, você pode fazer diversas configurações e otimizações, para que o seu investimento gere resultados.

Você pode criar anúncios, por exemplo, baseados em critérios como região, idade, idioma, afinidade (interesses e hábitos) e até mesmo baseado em dias e horários específicos.

O único ponto é que você vai precisar estar sempre pagando certas quantias, para que os anúncios sejam veiculados.

SEO

A segunda forma de você, ou melhor, a sua empresa, aparecer na primeira página do Google, é por meio do SEO, também conhecido como Search Engine Optimization.

Agora, no que consiste o SEO? Basicamente, ele está relacionado a um conjunto de ações, estratégias e otimizações aplicadas em um site, para que ele apareça bem posicionado no Google (1ª página) organicamente.

Ou seja, aqui, o seu site irá aparecer na primeira página do Google de maneira natural, sem precisar ficar pagando como acontece com os anúncios.

E talvez agora você esteja pensando, “bom, então vou investir em SEO, claro, afinal, eu não vou precisar pagar para conseguir ranquear no Google.” Bom, não é exatamente assim… Isso porque:

Primeiro, o SEO é uma estratégia de médio a longo prazo – dificilmente você conseguirá ter ótimos resultados em poucas semanas. Com os anúncios, os resultados costumam ser mais rápidos.

E segundo, o SEO envolve uma série de análises, estudos, otimizações, etc. Ou seja, essa é uma estratégia trabalhosa, que envolve diversos aspectos, sendo que os principais que você deve se atentar são:

  • Trabalhar boas palavras-chave;
  • Produzir conteúdos relevantes, úteis, completos e originais;
  • Pensar em UX (experiência do usuário);
  • Otimizar a estrutura (hierarquia) do site;
  • Otimizar as páginas com meta tags;
  • Utilizar URLs amigáveis;
  • Pensar na velocidade, segurança e responsividade do site;
  • E investir em Link Building.

Agora, é claro que você não precisa descartar o SEO por ser algo mais trabalhoso. 

Até porque, assim como essa estratégia leva um certo tempo para gerar resultados, ela também dura por muito mais tempo.

Veja, se você investe em anúncios e de repente para de pagar para a ferramenta Google Ads, os seus anúncios simplesmente irão sumir, eles não estarão mais disponíveis para as pessoas acessarem.

Contudo, se você investe em SEO e o seu site está bem posicionado no Google para diversas pesquisas, é provável que ele continue lá por um longo período.

Portanto, como pensamento estratégico, você pode começar investindo em anúncios e, ao mesmo tempo, ir trabalhando o SEO do site.

Assim, depois de alguns meses, você terá um site de qualidade e bem otimizado, de modo que ele apareça no Google de maneira orgânica e você não precise mais ficar gastando com anúncios.

Google Meu Negócio

Por fim, outra forma para você considerar sobre como aparecer na primeira página do Google, é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio.

E esta opção, comparada com as outras, é a mais simples, fácil e barata.

Isso porque, o que você tem que fazer, basicamente, é acessar o site do Google Meu Negócio, clicar em “Gerenciar agora”, fazer login (com o Gmail) e começar a preencher as informações referentes à sua empresa.

Por exemplo, nome, categoria, localização (que inclui a empresa também no Google Maps), endereço, telefone e site (caso tenha).

Após isso, por questões de segurança e para comprovar que a sua empresa realmente existe, que ela fica em um determinado lugar, o Google enviará um cartão-postal para você (em até 12 dias) e nele haverá uma senha para que você possa concluir o seu cadastro.

Além do mais, vale ressaltar ainda que o Google Meu Negócio possui diversas configurações, dados e insights para te ajudar, sendo assim uma ótima opção (e gratuita) para divulgar o seu negócio no Google.

Na imagem abaixo, do lado direito, é como a sua empresa aparece quando cadastrada no Google Meu Negócio:

como aparecer na primeira página do google google meu negócio

Como você pode ver, além de ter diversas informações sobre a sua empresa, é possível também ter avaliações de clientes para gerar mais valor e credibilidade ao seu negócio.

E isso é algo bastante importante, afinal, um potencial cliente vai fechar com uma empresa bem avaliada, com diversos depoimentos de 4-5 estrelas? Ou com uma empresa sem avaliação, ou com várias críticas/reclamações?

Portanto, esse é outro aspecto de suma importância para você utilizar o Google Meu Negócio.

E agora conte para a gente, qual dessas três formas de como aparecer no Google você pretende investir?