Macro e Micro Conversões no Google Analytics

21 de Março de 2015 Google Analytics Nenhum Comentário

Através do Google Analytics ou Adwords conseguimos visualizar conversões macros e micros e saber analisá-las é fundamental para conseguir mais vendas e leads. Neste post vamos abordar o que são estas conversões em uma campanha de marketing digital e como classificá-las nos principais tipos de websites.

Conversão Macro

As conversões macros são ações realizadas pelos visitantes do seu website que estão intimamente ligadas ao que será rentável, tanto para empresa quanto a campanha digital, que está sendo gerenciada.

Portanto, para lojas virtuais as conversões macros classificam-se em vendas efetivas de produtos e serviços, do mesmo modo que para sites de geração de leads e cadastros são de conseguir “dados dos visitantes” através de formulários do próprio website que constam o nome, e-mail, telefone e interesses, de modo que, estas informações sejam direcionadas para a equipe de vendas da empresa.

Em websites editores de conteúdo, informativos online e branding pode-se classificar as conversões macro como downloads de e-books, catálogos, apresentações e conjuntos de métricas importantes chamados de (KPIs), como tempo de páginas, número de visitas, páginas por visita, compartilhamentos em redes sociais, inscrições em newsletter e muito mais, porém tudo dependerá do planejamento de análise digital definido por cada um no começo do projeto. Estes tipos de websites tem como objetivo, estimular a visitação constante dos usuários, oferecendo informações para ajudá-los, e também conquistar a conscientização e engajamento com a marca.

Conversão Micro

As conversões micro são ações realizadas pelos usuários que agem indiretamente a uma macro conversão, ou seja, elas sinalizam se estamos no caminho certo de uma conversão principal, ou também novas oportunidade de mudança para melhorarmos o website, para atingir o objetivo da campanha.

Com as tendências atuais, a jornada de compra do usuário mudou completamente, as pessoas estão buscando e pesquisando muito antes de realizar uma macro conversão, e ainda de diversas maneiras, seja on-line ou off-line.

Por isso, nosso trabalho é mostrar de uma maneira fácil o maior número de informações e vantagens possíveis, e não somente o produto e serviço em si, concorda?

Então antes da realização da conversão final que queremos que o usuário faça, é muito importante mensurar todas suas micros conversões geradas por ele, afim de fidelizar o cliente com uma venda futura, através de um e-mail marketing, caso ele tenha feito um cadastro, ou através do remarketing bem segmentando pelo seu interesse no website, ou até mesmo identificar ações de mudanças em seu website que podem maximizar sua taxa de conversão macro.

Como mensurá-las?

Tudo isso pode ser mensurado através das configurações de metas do Google Analytics e configuração do comércio eletrônico, analisando os funis ou personalizando os relatórios.

Avalie todas suas micros conversões junto à KPIs e veja o caminho do usuário até o final da conversão, e você entenderá mais como se eles se comportam, com isso em mente, melhore sempre seu website realizando uma otimização contínua após analise destes relatórios e reduza consideravelmente seu CPA e atinja a conversão macro que é seu objetivo principal.