Não há dúvidas de que a internet se tornou uma das principais ferramentas para empreendedores. Seja qual for o tamanho da sua empresa, ela precisa estar presente na web.
Uma marca que não existe no digital corre um risco enorme de se estagnar frente ao mercado. O Google Ads é, nesse contexto, uma ferramenta eficaz para impulsionar o seu negócio, atingir o público-alvo correto e aumentar o número de clientes.
Mas como funciona essa ferramenta? O que você precisa saber antes de começar a investir no Google Ads? Como elaborar bons anúncios?
Siga a leitura e veja essas e outras informações sobre este tema e aprenda a investir digitalmente na sua marca!
Google Ads para impulsionar seu negócio: o que é?
O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da atualidade. Quando se fala em estratégias de anúncios na web, o Ads precisa ser considerado, afinal, é a plataforma de publicidade do Google – o maior site de buscas contemporâneo.
Quando uma empresa investe no Google Ads, o que se faz é a criação de links patrocinados. Esses links direcionam as pessoas a uma página específica, geralmente para a compra de um produto ou a contratação de um serviço.
Algumas opções de anúncios são:
- Links em redes de pesquisa: aparecem nos resultados de buscas no Google;
- Rede de display: anúncios em sites parceiros do Google;
- Rede de anúncios em apps: anúncios que aparecem em aplicativos.
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads influencia, principalmente, nos processos e resultados de buscas. Ao fazer uma determinada pesquisa na web, o usuário chega a uma série de resultados. E investindo no Ads, você faz com que seus links apareçam entre eles.
Imaginemos um exemplo simples e prático: uma loja especializada em cestas de café da manhã. Essa loja anunciou no Ads, inserindo o público-alvo compatível com sua localização e especificidades.
Se um usuário buscar por “cestas de café”, o link dessa padaria aparecerá entre os resultados. Para isso, no entanto, é necessário atenção na hora de planejar o anúncio e garantir que o investimento nessa ferramenta seja estratégico.
Como anunciar (bem) no Google Ads?
No marketing digital, as ações precisam ser estratégicas e bem elaboradas. Isso vale tanto para marcas maiores, quanto para pequenas e médias empresas.
Para anunciar no Google Ads, alguns passos são determinantes. Veja:
Etapa de segmentação
Um dos grandes diferenciais do marketing digital é a possibilidade de segmentar anúncios. Pense bem: um outdoor (bastante usado em campanhas publicitárias) tem um baixo poder de segmentação. Ele é visto por públicos bem distintos. É muito amplo.
No digital, não. Ao elaborar bem a sua estratégia, você garante que seu anúncio chegue a um público bem específico, seus clientes em potencial. Você pode segmentar seu anúncio através de, por exemplo:
- Definição de palavras-chave: o que busca o seu cliente ideal?
- Por persona: isto é, características do cliente ideal (idade, preferências, grau de instrução)
- Por canais: quais aplicativos ou sites o seu anúncio aparecerá?
- Por localização: em qual cidade ou região está o seu cliente ideal?
Etapa de produção
Anúncios são um tipo de conteúdo. Será preciso, então, definir alguns aspectos centrais, como o texto – o copy do seu anúncio – e a parte visual, por exemplo. Nessas definições, considerar o perfil do seu público-alvo é fundamental.
Uma linguagem acessível e convidativa, aliada a um visual atrativo e eficaz, é imprescindível na sua estratégia de anúncios no Google Ads para impulsionar seu negócio. O uso de palavras-chave é um dos fatores a se considerar.
Nesta etapa, também está a definição do tipo de criativo: será uma imagem estática? Um vídeo? Mais uma vez, essa escolha precisa fazer parte de um plano estratégico para aumentar a efetividade dos seus resultados.
Etapa de controle do investimento
Uma das vantagens das ferramentas como Google Ads é a possibilidade de planejar aspectos mais práticos, como o quanto será investido nas ações de anúncios. Você pode definir gastos diários ou mensais e, até mesmo, por campanha.
O investimento também pode ser feito segundo os resultados obtidos. Nesse caso, você só gasta se o seu anúncio for aberto ou se o seu vídeo for assistido e segundo quantas vezes essas ações foram feitas pelos usuários.
Vale a pena contratar um profissional para seus anúncios?
Como você viu até aqui, a eficiência da sua campanha no Google Ads depende das decisões que você tomar ao longo do processo e do quanto conseguiu segmentar as suas ações estratégicas.
Nesse sentido, contratar um profissional especializado nesse tipo de anúncio pode ser uma boa alternativa. Além de mapear o perfil do seu cliente ideal – elencando as palavras-chave mais relevantes – esse profissional direciona os investimentos.
É interessante destacar, ainda, que especialistas em Google Ads entendem melhor as etapas do funil de venda e a elaboração de conteúdos que atraem clientes em todos os passos do processo, até a contratação do serviço ou a compra do produto.
Ficou com alguma dúvida sobre como usar o Google Ads para impulsionar o seu negócio? Entre em contato para esclarecê-las e comece a crescer no digital!
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