Os consumidores esperam cada vez mais habilidade e relevância no trato com as marcas com as quais se identificam. É por isso que o SMS corporativo está se tornando uma ferramenta poderosa e eficaz para as empresas que querem se aproximar do seu público-alvo.
Isso porque este é um canal de comunicação que pode ser utilizado por empresas de diferentes tamanhos e segmentos para trocar mensagens de texto com seus colaboradores, fornecedores e clientes, de modo a reduzir custos e otimizar processos, melhorando assim a comunicação em geral.
Sendo assim, para saber mais sobre as vantagens de enviar SMS nos seus negócios, leia este artigo. Nós lhe daremos 7 razões para você investir nesta ideia. Vamos lá!
Vantagens do SMS Corporativo
1. Melhora o relacionamento com os clientes
Muitas pessoas não atendem mais o telefone residencial e escolhem o número que aparece na tela do seu celular. O mesmo se aplica a certos e-mails que permanecem em sua caixa de entrada ou que são automaticamente encaminhados para o lixo eletrônico.
Entretanto, é difícil para alguém perder aquela mensagem piscante no celular, não é verdade? Inclusive, isso fica mais evidente com os dados apresentados pela empresa Gartner que mostram que a taxa de leitura de SMS atualmente está em mais de 90%.
Ou seja, as chances de atingir o alvo são muito mais elevadas. Como a probabilidade de leitura é bastante alta, o envio de SMS permite um maior envolvimento, o que fortalece o relacionamento da companhia com seus clientes.
2. Fornece à comunicação um tom mais pessoal
Hoje em dia, o telefone é um elemento de comunicação basicamente comercial. Vários dos telefonemas que as pessoas recebem hoje vêm de empresas oferecendo algum produto ou serviço.
Em menor escala, isto tem sido também o caso do e-mail, embora ele ainda seja muito mais eficaz do que as chamadas telefônicas quando bem planejado.
Contudo, o SMS ainda é visto como algo muito pessoal, usado por familiares e amigos. Logo, adotar um SMS corporativo significa colocar a empresa no mesmo nível das relações pessoais, ou seja, mais conectadas e próximas ao cliente.
Além disso, elas permitem que a mensagem seja melhor direcionada de acordo com o perfil das pessoas que a recebem, levando em conta as especificidades do destinatário.
Graças aos textos curtos, esta ferramenta permite que todas as informações sejam efetivamente transmitidas diretamente para o cliente, de forma pessoal e objetiva.
3. Possibilita uma comunicação integrada
Uma das características mais importantes de uma estratégia de comunicação é a integração entre os diversos canais de marketing. Devido à variedade de touch points, é necessário ter uma mesma comunicação para todos eles.
O SMS pode ser facilmente adaptado a outras estratégias de comunicação. Com as mensagens, é possível, por exemplo, confirmar solicitações, enviar códigos de acesso a outras plataformas, realizar agendamentos de visitas técnicas, enviar lembretes de eventos e artigos nos blogs da empresa, e muito mais.
Desta forma, a ferramenta reforça as atividades de comunicação integrada do negócio e ajuda a fortalecer as relações com os clientes e o resto do público.
4. Oferece agilidade e mobilidade
Além da alta taxa de leitura, 90% das mensagens são abertas e lidas em 3 minutos. Em outras palavras, graças a um texto curto e direto, você pode alcançar o cliente mais rapidamente. E isto é extremamente importante porque muitos contratos são estabelecidos com a primeira empresa que fez o contato.
Acrescente a isto a mobilidade. Graças à popularidade dos celulares, todos resolvem problemas no trabalho, fazem compras, agendam compromissos e tomam decisões usando um aparelho móvel. É por isso que as pessoas esperam que as corporações sejam tão móveis quanto elas são.
Ao enviar uma mensagem de texto e permitir ao consumidor resolver um problema em qualquer lugar e a qualquer momento, você contribui para a satisfação do cliente e se disponibiliza onde quer que ele esteja.
5. Os clientes veem a sua empresa com bons olhos
Se tem uma coisa que pode deixar um cliente feliz e impressionado, é a agilidade. A velocidade em oferecer respostas é um dos fatores mais influentes na experiência do consumidor. É por isso que utilizar o SMS corporativo como canal de comunicação pode ser uma ótima forma de engajar o público com sua marca.
Quem não gostaria de confirmar rápida e facilmente a visita de um técnico da provedora de internet ou a consulta médica com somente uma ou duas palavras via SMS?
O mesmo acontece quando temos uma pergunta sobre a entrega de um produto e a resposta chega até nós através do nosso celular em questão de segundos.
6. Fica mais conveniente
Nesse sentido, outro benefício do SMS é a sua conveniência. Afinal, é muito mais simples responder a uma mensagem do que fazer um telefonema, não é?
Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais buscando conveniência, incluindo a capacidade de tomar decisões com base nela. Isto levou ao sucesso das redes de fast food e, mais ultimamente, dos Apps de entrega de alimentos, como o iFood.
A conveniência é essencial para as pessoas. Se elas podem fazer negócios com você confortavelmente, isso aumenta a probabilidade de escolherem seu negócio ao invés de seus concorrentes.
7. Ter contato direto com o cliente
Como já mencionado, comunicação eficaz é a comunicação que mistura diferentes canais e pontos de contato. Na maioria dos casos, entretanto, são necessárias múltiplas tentativas antes que a comunicação seja efetiva.
Por exemplo, um e-mail bem planejado (ou mesmo uma série de e-mails são necessários) para que o potencial cliente tome uma atitude, ou várias mensagens de voz precisam ser deixadas para que a pessoa atenda ou retorne a chamada. A mesma regra vale para anúncios que precisam ser mostrados em vários canais com um remarketing até que o cliente clique no link e vá para a sua loja virtual.
É provável que seu negócio utilize todos esses canais para alcançar clientes, gerar tráfego para o seu site, conseguir leads e transformá-los em vendas e contratos. No entanto, o SMS pode ser um canal adicional, mais eficaz e direto.
Você pode enviar uma mensagem para agendar uma chamada na hora certa, lembrar de uma promoção que está chegando ao fim, responder a e-mails enviados e até mesmo para atualizações instantâneas.
O SMS corporativo pode ser utilizado para todas as formas de mensagens. Entretanto, funciona ainda melhor como um complemento às outras atividades de comunicação da sua marca, como o e-mail marketing, por exemplo.
Além disso, oferece muitos benefícios para o seu negócio, como eficiência, mobilidade e agilidade, e dá um toque mais pessoal ao seu relacionamento com o cliente.
E você já está usando SMS corporativo no seu negócio? Deixe-nos um comentário sobre a sua experiência!
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