Por: Redação

10 de junho de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

Entre os vários desafios trazidos pela pandemia (e que surpreendeu a todos), está o da economia e do mundo dos negócios, seriamente impactados. Diante disso, o maior desafio agora é como alcançar uma boa retenção de clientes.

Afinal, nenhum negócio pode resistir sem isso, não é mesmo? Mas podemos nos perguntar: será que as pessoas simplesmente pararam de consumir?

Ao pensar nisso percebemos que a necessidade de consumir sempre estará presente, bastando encontrar as soluções para atendê-la.

Se você quer entender as principais dicas que podem ajudá-lo na hora de reter ou mesmo captar mais clientes durante a crise, siga adiante na leitura.

1. A importância de um bom planejamento

Diante de qualquer crise, o primeiro passo sempre é o de planejamento. Aliás, a própria fundação de um negócio próprio e de qualquer empresa se inicia com o famoso “Business Plan”, que é o Plano de Negócios.

É através do planejamento que você estabelece um norte a ser seguido, quais são as frentes que vão necessitar de interferências e, enfim, quais serão as ações a serem realizadas.

Portanto, a regra de ouro aqui é você dividir o planejamento por setores, tais como:

  • Financeiro;
  • Operacional;
  • Tributário;
  • Estratégico;
  • Comercial;
  • Entre outros.

Não pense que isso é apenas teoria, pois é desse esforço de análise que vão surgir as melhores tomadas de decisões práticas.

2. Benchmarking: as análises de mercado

A grande diferença entre estudo e análise de mercado é que no primeiro caso, o empresário estuda um cenário no qual deseja entrar, e no segundo caso, ele faz análises críticas e pontos para melhor se orientar num mercado em que já está atuando.

Em épocas de crise, uma análise indispensável é aquela que rastreia as ações de todas as demais empresas, tanto do nicho idêntico ao seu (os concorrentes), quanto do segmento como um todo, que pode envolver parceiros, fornecedores e afins.

Se você trabalha, por exemplo, com vedação de janela de vidro, seu concorrente pode ter uma solução criativa que vai servir para você, assim como um passo em falso da parte dele poderá ajudá-lo a evitar o mesmo caminho.

Também assim, o setor primário da área de vidros e de toda matéria-prima pertinente ao segmento é igualmente importante para sua orientação no cenário de crise, pois pode determinar sua produtividade no curto prazo.

3. Negociações e otimização de custos e processos

Após um planejamento que escaneou seus desafios, e um benchmarking que contextualizou sua empresa dentro da crise, é possível tomar medidas mais práticas e imediatas, como a negociação direta com fornecedores e parceiros.

Em épocas de crise o foco sempre vai ser o da otimização, seja ela focada na redução de gastos, seja com vistas a reduzir processos. O que também traz retenção de gastos e inclusive de tempo, dois elementos preciosos para qualquer negócio.

O que pode parecer difícil em um primeiro momento, na verdade tem um fundamento muito simples: seus fornecedores certamente estarão abertos a discutir preços e prazos, afinal, eles não querem nem podem perdê-lo como comprador.

O mesmo ocorre em relação aos processos, que podem ser otimizados desde a produção até a linha de logística e de entrega.

Essa é sua grande moeda de troca, que vai tornar sua solução mais barata, mais rápida e mais atraente, ajudando a reter e obter mais clientes durante a crise.

4. Melhore a experiência do seu público

Uma estratégia que tem ligação total com a otimização de processos e também vai ajudar muito na retenção de clientes é o treinamento dos seus colaboradores.

Isto vai ajudar a melhorar a experiência da sua solução, ou seja, a experiência do seu público como comprador ou consumidor dos seus serviços.

No meio da pandemia, mesmo que seus funcionários trabalhem de casa, se eles forem mais ágeis em trazer soluções ao público, mais educados e até mais empáticos em meio à crise, certamente seu negócio se destacará entre os demais.

5. Como usar as ações de marketing

É preciso ter bastante planejamento e estratégia quanto ao investimento realizado em marketing, seja ele online ou offline.

Simplesmente “aumentar os investimentos” não adianta, é preciso entender o problema. Além disso, o orçamento pode estar curto, então é bom ser assertivo, não é mesmo?

Se você anuncia algo como cfc renovação cnh, que é o cursinho realizado em Centros de Formação de Condutores para renovação da habilitação, leve em conta que a mídia impressa pode não atingir quem estiver em casa. Já a mídia digital, sim.

Um modo de usar a mídia offline com sucesso, por exemplo, é com anúncios de rádio, que, aliás, podem impactar mais do que antes, uma vez que as pessoas estão mais disponíveis.

Com isso vemos como essas cinco ações essenciais podem ajudá-lo a oxigenar o seu negócio, com vistas a superar a crise e muito mais.