Por: Redação

22 de fevereiro de 2021 Empreendedorismo, Marketing Digital Nenhum Comentário

Com o crescimento da internet nos últimos 30 anos, o marketing digital passou a ser a principal estratégia de divulgação e popularização de uma marca.

Inclusive, este tipo de marketing tem sido tão importante que mesmo as grandes empresas que já faziam o marketing tradicional estão precisando mudar suas estratégias e migrar para a internet.

Sendo assim, não é exagero dizer que investir em marketing digital é tão importante quanto melhorar a qualidade do serviço e/ou do produto que se oferece. 

Afinal, de que adianta ter o melhor produto/serviço, mas ninguém o conhecer ou compreender o valor que ele tem.

E não confunda marketing com publicidade, principalmente se for de má qualidade! 

O marketing é muito maior do que apenas promover algo: é a arte de gerar valor e entregar para os consumidores de uma maneira que eles possam conceber tal valor em sua realidade.

Portanto, convidamos você a compreender a importância do marketing digital para o empreendedorismo, bem como entender os principais benefícios dele para você, empreendedor. 

Marketing digital x marketing tradicional

Resumidamente, o marketing digital consiste em estratégias e ações feitas na internet, de modo a promover uma marca, uma empresa, para que ela atinja o maior público qualificado possível e assim consiga mais vendas.

Já o marketing tradicional é muito mais dependente da televisão, rádio e jornais, ou materiais físicos como panfletos e encartes, sendo que o seu objetivo é atingir o máximo de pessoas possíveis, não importando quem é. 

E como consequência, isso gera: troca de canais por desinteresse e muito lixo no chão.

Além disso, as empresas precisam investir uma boa quantia de dinheiro para aparecer nos grandes canais de TV.

Agora, com o marketing digital a história é diferente, pois devido aos algoritmos das redes sociais, ferramentas de pesquisa, softwares e até mesmo as políticas de e-mail, o usuário recebe apenas conteúdo direcionado. 

Sendo assim, o público que tem contato com a sua propaganda tem grandes chances de se interessar pelo assunto.

Além do mais, ainda surgem os conceitos de tráfego pago e tráfego orgânico, que reduzem absurdamente o custo para fazer marketing! 

Hoje em dia é possível investir no marketing da sua empresa com até mesmo R$ 100,00 e ainda assim gerar um bom resultado.

Como Fazer Marketing Digital?

O primeiro passo é estabelecer sua presença digital, ou seja, você deve:

  • Entender o propósito, filosofia, metas e clientes da sua empresa (nicho e persona); 
  • Criar uma identidade visual que reflita todos estes conceitos;
  • E então investir nas ferramentas e estratégias certas.

E quais são elas? O marketing digital roda em torno de 3 grandes estratégias: site, redes sociais e e-mail. 

Pode apostar: não existe empresa grande hoje em dia que não possua estes três.

Site

Para criar um site, você pode utilizar ferramentas de desenvolvimento web que permitam que as páginas sejam 100% editáveis e que ofereçam templates pré-definidos, otimizados para seu nicho

Redes sociais

Referente às redes sociais, invista nas grandes redes do momento, com perfis profissionais. 

Atualmente elas são o Instagram, Facebook, YouTube e TikTok.

Publique conteúdos relevantes, de qualidade e que engajem com sua audiência. 

Assim, seu público virá constantemente atrás dos seus perfis para interagir mais e mais, e aos poucos você adquire a capacidade de conduzir e influenciar esta massa, oferecendo produtos (e conteúdo!) que lhes ajudem. 

Consequentemente, você converte mais leitores e seguidores em clientes.

E-mail

Quanto ao e-mail, você deve compreender o conceito de e-mail marketing e dar suporte ao seu conteúdo com esta estratégia. 

Assim como toda estratégia de marketing digital, a importância de se manter relevante é constante. 

Portanto, quando estiver com uma audiência fixa, automatize suas campanhas e atinja um público ainda maior.

Com estas estratégias em prática, o sucesso da sua empresa é garantido, e você passa a reconhecer e acreditar na importância do marketing digital com unhas e dentes. 

Quais os principais benefícios do marketing digital?

Como mencionamos anteriormente, o marketing digital é uma evolução que trouxe inúmeros benefícios e praticidade tanto para o consumidor quanto para o empreendedor.

Nesse sentido, vamos listar algumas dessas vantagens a seguir:

  • Maior atingibilidade: você pode vender para o mundo todo sem depender da sua localização.
  • Maior possibilidade de crescimento: menor custo para começar e uma oportunidade de fortalecer a sua marca em conjunto com um local físico;
  • Possibilidade de crescimento acelerado: com maior número de clientes podendo acessar seu negócio, você não passa por um momento onde poucos te notam;
  • Maior direcionamento de clientes (você pode se dar o luxo de dispensar clientes que não tem interesse em seu negócio sem mover um dedo para tal. Diminua as taxas de “não” que você recebe.

O marketing digital é ideal para um negócio online e pode ser aplicado até mesmo em negócios físicos e locais, sendo que seu funcionamento é 100% compatível ao modelo de e-commerce. 

Isto significa que você também irá se beneficiar de tudo que as lojas virtuais podem oferecer, como praticidade, segurança, maior gama de produtos, etc. 

Devo investir em marketing digital para meu negócio?

Não há dúvidas! Se mesmo aquelas empresas que se tornaram milionárias com o marketing tradicional estão reconhecendo a importância do marketing digital, porque você irá ficar para trás?

Portanto, comece logo a idealização da sua marca e desenvolva o seu site, blog, canal no YouTube, etc. O caminho nunca é fácil, é verdade, mas com o marketing digital ele é mais rápido, caso você tome os rumos certos.

Além disso, caso você queira saber mais sobre marketing, vendas e negócios, continue acompanhando nosso blog. Assim, você saberá tudo de mais importante a respeito do potencial da internet para empresas!

E para finalizar, convidamos você a conhecer algumas das principais frases de empreendedorismo para conseguir motivação e inspiração no seu negócio. Até a próxima!